Email  

Saúde

Saúde divulga resultado da Avaliação de Densidade Larvária

 Densidade Larvarea original

          A Vigilância Ambiental divulgou nesta quinta-feira, 15, o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em diferentes bairros e regiões da cidade. O objetivo do trabalho é identificar locais de infestação do mosquito transmissor da dengue, com base no encontro e análise de larvas nos imóveis pesquisados.
      Ao todo, 4.192 imóveis foram visitados, sendo que, em 57, foram encontradas larvas do mosquito, o que representa o índice de 1,36%. A maior incidência está na Região Leste do município.
      Até o momento, a cidade contabiliza 472 casos da doença.
      De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, com base nesses dados, a Vigilância irá intensificar as ações de combate ao mosquito. “Na semana passada já tivemos o “Fumacê” nos bairros Ângela Rosa e Noêmia. Novas ações serão realizadas na Região Leste nos próximos dias, atendendo aos Jardins Brasilândia e Paulistano, além de Arrastões para recolher objetos que possam se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença”, disse.
      Além deste trabalho, a equipe da Vigilância Ambiental realizará em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o "Arrastão da Dengue", na microrregião em que foi encontrado o maior número de larvas do mosquito e que apresenta mais notificações de casos de dengue. No dia 24, deste mês, o Arrastão acontecerá em bairros da Região Leste, compreendendo os Jardins Brasilândia, Paulistano e adjacências para recolher garrafas, pneus, vasilhas. O trabalho começa às 7h.
      Caio ressaltou a importância da colaboração das pessoas no combate ao mosquito. "Peço o apoio da população no combate a essa doença, recebendo os agentes em suas casas, fazendo autovistoria em seus imóveis e mantendo seus terrenos limpos para que juntos, possamos vencer a batalha contra o mosquito", orientou.

Prefeitura faz “fumacê” para combater a dengue

 Fumace Dengue original

        A Secretaria de Saúde começa nesta sexta, 9, o trabalho de "fumacê" para ajudar no controle e combate ao mosquito transmissor da dengue.

     Os bairros selecionados para o primeiro “fumacê” foram o Jardim Ângela Rosa e parte do Jardim Noêmia, por apresentarem mais casos da doença.

     A orientação é que a população deixe portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas e fique lá por um tempo, eliminando o mosquito. De acordo com o Diretor de Departamento da Vigilância Sanitária, Caio Carvalho, o produto não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertos.

     Outros bairros também receberão a nebulização nos próximos dias. As datas serão divulgadas previamente. Além do “fumacê”, a Prefeitura intensificou o trabalho dos agentes de controle de vetores, que terão a jornada de trabalho estendida, após às 17 horas, para visitarem mais residências e estabelecimentos comerciais. Profissionais dos prontos-socorros e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) receberam capacitação para identificar os pacientes com sintomas da doença e prestar os primeiros atendimentos.

     Também será realizada, no dia 24, a partir das 8 horas, outra edição do “Arrastão da Dengue” em parte dos jardins Paulistano e Brasilândia para recolher das casas qualquer objeto que possa se tornar um criadouro do mosquito.

     Até a última quinta-feira, 9, Franca registrou 420 casos positivos de dengue. O prefeito Alexandre Ferreira orientou a comunidade. “Precisamos que a população ajude a Prefeitura no combate à dengue, retirando os recipientes que possam acumular água”, disse.

Prefeitura realiza “fumacê” no Jardim Ângela Rosa e parte do Noêmia

 Fumace original

         A Secretaria de Saúde começa nesta sexta, 9, o trabalho de "fumacê" para ajudar no controle e combate ao mosquito transmissor da dengue.

     Os bairros que recebem o “fumacê” nesta sexta, a partir das 18 horas, são o Jardim Ângela Rosa e parte do Jardim Noêmia. Os locais foram selecionados por apresentarem mais casos da doença.

     Além do “fumacê”, a Prefeitura intensificou o trabalho dos agentes de controle de vetores, que terão a jornada de trabalho estendida, após às 17 horas, para visitarem mais residências e estabelecimentos comerciais. Também será realizada, no dia 24, outra edição do “Arrastão da Dengue” em parte dos jardins Paulistano e Brasilândia para recolher das casas qualquer objeto que possa se tornar um criadouro do mosquito.

     Até a última quinta-feira, 9, Franca registrou 420 casos positivos de dengue. O prefeito Alexandre Ferreira orientou a comunidade. “Precisamos que a população ajude a Prefeitura no combate à dengue, retirando os recipientes que possam acumular água”, disse.

 

Prefeitura segue com revitalização das UBSs do Brasilândia e Aeroporto 1

 UBS Brasilandia original

          A Prefeitura está prestes a concluir a revitalização das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), do Jardim Brasilândia, Região Leste, e do Jardim Aeroporto I, anexa à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na Região Sul.

     Esta medida faz parte de uma programação prévia planejada pela Secretaria de Saúde, que atende às orientações do prefeito Alexandre Ferreira.      As reformas têm o objetivo de propiciar um ambiente mais humanizado aos usuários. Localizada na rua Porto Velho, a UBS do Jardim Brasilândia já recebeu pintura nova em todas as dependências, passando pelos reparos na cobertura, sistemas elétrico e hidráulico, restando agora o acabamento e entrega de materiais já adquiridos.

     Já na UBS do Aeroporto 1, os trabalhos estão em uma fase diferente em relação ao Brasilândia. Estão sendo feitos reparos gerais nas instalações, desde o telhado, aliados à pintura completa por etapas de cada ambiente.      Com a reforma das duas UBSs do Brasilândia e Aeroporto, a Prefeitura está chegando a 11 revitalizações de repartições de Atenção Básica. O SAMU, Casa do Diabético, Centro Oftalmológico, Ambulatórios de Saúde Auditiva e de Saúde Mental, além do Pronto Socorro Infantil, já receberam melhorias.

Atendimento    As Unidades Básicas de Saúde de Franca têm atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e equipe administrativa.

Saúde segue com ações de combate ao mosquito da dengue

 Saude Dnegue original

      A Secretaria de Saúde está intensificado os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue. Além do trabalho de orientação dos agentes nas residências, a secretaria tem capacitado os profissionais da área para atender, identificar os sintomas e acolher esses pacientes nas unidades de urgência.

      Além destas ações, a Vigilância está terminando a ADL (Avaliação de Densidade Larvária), feita com base na constatação e análise de larvas do mosquito nos imóveis pesquisados. O resultado revela a proporção de locais infestados e, até o momento, o Jardim Ângela Rosa e a Vila Scarabucci tiveram mais casos positivos da doença. Já bairros como Panorama, Paulistano e São Francisco a Vigilância tem identificado mais larvas do mosquito.

Todos os bairros já foram percorridos e através dos dados, a secretaria programará o chamado “Fumacê”, como forma de combate ao aedes aegypti.

     Do dia 1º de janeiro ao dia 6 de fevereiro, a cidade já registrou 289 casos positivos da doença (casos autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade) e 51 importados. No mesmo período do ano passado, foram registrados 90 casos. Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta a população. “O clima atípico deste começo de ano, com altas temperaturas e muita chuva tem contribuído para proliferação do mosquito. Se cada um fizer sua parte, em olhar dentro da sua casa ou estabelecimento comercial e eliminar os focos, conseguimos diminuir esses números.”

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais