Email  

Saúde

Saúde inicia ações de prevenção de casos de Tuberculose

 pexels cottonbro 4114713
     A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada desde o dia 12, deste mês, numa Campanha de Intensificação Ativa de Casos de Tuberculose, que vai seguir até o próximo dia 26. A ação está sendo realizada, por meio do Ambulatório de Tuberculose, que o município mantém no antigo Centro de Saúde, na rua Ouvidor Freire e as informações estão sendo difundidas, por intermédio da rede pública de saúde, UBS e demais repartições.
     A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e o intuito é prevenir, identificar os sintomas desde o surgimento e oferecer ao paciente, opções de tratamento em tempo que permita ser curado com maiores chances. As pessoas, ao apresentarem situação de suspeita, ou seja, que estiverem com tosse contínua e com secreção por até três semanas, podem estar com a doença. Para essas situações, a orientação é para que a pessoa procure o Centro de Saúde, onde está instalado o Ambulatório, que será submetida ao exame de tuberculose e demais encaminhamentos.
     Essa intensificação para identificação de pessoas infectadas é realizada, sistematicamente, onde o foco é identificar, precocemente, a doença e iniciar o tratamento, de tal modo que seja também interrompido o ciclo de transmissão. No Brasil, informes do mais recente relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde), apontam que a tuberculose é a doença infecciosa, que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS.
     Os dados de 2.020 apontam que foram notificados, aproximadamente, 69 mil novos casos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença.
     O Ambulatório de Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 15h.

Setembro Amarelo tem como tema ‘Cuidar Salva Vidas’

 WhatsApp Image 2022 09 15 at 09.13.24
     A Secretaria de Saúde prepara para este sábado, 17, com as participações das equipes dos Ambulatórios de Saúde Mental, adulto e infantil, dos dois CAPS III e AD III (Florescer e Renascer), que oferecem atendimentos gratuitos 24h, uma grande mobilização na praça central, marcando a Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. O tema escolhido é ‘Cuidar Salva Vidas’, uma mensagem simples mais objetiva.
     Na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 9h às 12h, profissionais de saúde e voluntários estarão com tendas, oferecendo serviços e entretenimento, com oficinas culturais, shows de música com convidados (entre eles pacientes e funcionários) e dança circular. A escolha desse local também não foi por acaso, pontuou a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, pois reúne e circulam pessoas de todas as regiões da cidade, que aproveitam a folga para fazer suas compras, pagar contas, enfim, resolver pendências, que durante os dias de trabalho não conseguem.
     Além dessa movimentação no sábado, ao longo do mês, as equipes da UBS, Ambulatório e Centros de Atendimento Psicossoocial estarão compartilhando informações sobre o Setembro Amarelo,  tratando sobre os cuidados, sintomas que as pessoas propensas a atitudes mais extremas podem apresentar e as opções de acolhimento disponíveis na rede pública.  A UBS Estação já realizou uma ação para seus usuários e a do Aeroporto 3, tem agendado para a segunda quinzena.
     Através dos Caps III Florescer (Rua da Concórdia, 4881, no Jardim Milena), na Região Norte e CAPS AD III Renascer, ao lado da UBS Estação (Rua Cavalheiro Petráglia, 80), na Região Oeste, as pessoas podem encontrar apoio a qualquer hora do dia ou da noite. 
     Para a psicóloga Roberta Vilela Maía, da Secretaria de Saúde, a iniciativa é muito importante, pois ajuda na conscientização das pessoas sobre o assunto, trabalha a valorização da vida e auxilia a população a participar dos acessos e tipos de serviços para a prevenção para quem está enfrentando dificuldades. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 15, que contará com 9 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h.
 
 
1ª DOSE (3 E 4 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC 
     A primeira dose da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderá ser aplicada nas UBS's Aeroporto 3, Brasilândia e Leporace, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.
 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Nas UBS's Aeroporto 1 e São Sebastião, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Horto, no horário das 8 às 19h.
 
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, além da quarta dose para 40 anos ou mais, profissionais de saúde e quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, nas UBS's Paulistano e Santa Terezinha, no horário das 8 às 19h. 
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS)  / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE  / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
     A primeira, segunda e terceira doses para 18 anos ou mais, a 4ª dose para pessoas, com 40 anos ou mais, profissionais de saúde e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Astrazeneca, poderão ser recebidas na UBS Guanabara, no horário das 8 às 19h.
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 09 14 at 16.25.24
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta quinta-feira, 15, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Planalto, Paulista, Santa Clara, Ângela Rosa, Progresso e Estação, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Horto, Aeroporto 1, Brasilândia, Paulistano, Leporace, Santa Terezinha, Guanabara e São Sebastião, das 8 às 19h.
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Planalto, Paulista, Santa Clara, Ângela Rosa, Progresso, Aeroporto 3 e Estação, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.

Saúde discute ações para reduzir doenças congênitas

 IMG 6892
     Uma equipe do Projeto ‘Sífilis Não’, da Secretaria Estadual de Saúde, em conjunto com o Ministério da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esteve em Franca, nesta terça-feira, participando de encontros com profissionais da rede municipal, buscando aprimorar a assistência nos casos de doenças congênitas e reduzir os indicadores. 
     Neide Gravato, apoiadora e pesquisadora do projeto, esteve com equipes da Divisão Regional e Secretaria Municipal de Saúde, levantando informações sobre as opções de atendimento, que são disponibilizadas as mães gestantes.
     O intuito, com base na realidade local,  ouvindo os técnicos que atuam nessa área, é aprimorar os protocolos de modo que permitam identificar e tratar com maiores chances de sucesso as doenças congênitas, em especial a Sífilis, que é evitável e é transmitida de mãe para filho. Esse trabalho, de acordo com Gravato, é uma iniciativa que tem caráter preventivo e está sendo implementado desde 2.019, no Estado de São Paulo.
     O projeto busca identificar problemas pontuais, ajustar e subsidiar os municípios para que melhorem seus indicadores. Com o acompanhamento previsto, havendo evolução e melhoria nos índices, os municípios serão contemplados com o ‘Selo de Boas Práticas’, no combate a Sífilis e outras patologias congênitas.
     Na rodada de conversa mantida com os profissionais locais, houve troca de informações, com dados sobre todo o percurso percorrido pela gestante, quais os primeiros atendimentos que ela recebe, onde isso ocorre, as orientações que recebe até o momento, em que chega na maternidade.   A partir das conclusões feitas serão fixadas as estratégias no âmbito local para reduzir as vulnerabilidades, muitas vezes, em razão dos sistemas de informação, organização dos serviços e outras situações já identificadas e que estão sendo trabalhadas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais