Email  

Saúde

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 08 09 at 16.57.58
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta quarta-feira, 10, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Planalto, Paulistano, São Sebastião, Ângela Rosa, Guanabara, Progresso, Luíza e Santa Terezinha, das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Palma, Paineiras e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 3, Brasilândia e Estação, das 8 às 16h.
   Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Planalto, Paulistano, São Sebastião, Ângela Rosa, Guanabara, Progresso, Luíza e Santa Terezinha, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Saúde mobilizada na Campanha contra Poliomielite

 IMG 7421
     A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que lançou a Campanha de Vacinação contra Poliomielite, está com suas equipes oferecendo esse atendimento, através da rede de UBS, ESFs e a partir desta terça-feira, visitando as Creches-Escolas. De alguma forma, a secretaria já vinha realizando a imunização desde as últimas semanas, em sua programação de rotina mantida pelas Unidades Básicas, oferecendo a vacina contra a Poliomielite e outras doenças. 
     A partir desta terça-feira, 9, uma programação complementar foi elaborada para atender também as crianças nas Creches-Escolas,  localizadas nas abrangências das Unidades Básicas de Saúde. A vacina é destinada para crianças com menos de 5 anos de idade. Entre esta terça-feira e o dia 12, sexta-feira, haverá equipes atendendo nas creches das regiões de UBS dos Jardins Paulista, Aeroporto I, Leporace e Santa Clara.
     Nestas repartições, a vacinação também está disponível, das 8h às 16h. Na cidade, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, existem em torno de 20,8 mil crianças nessa faixa etária de idade e muitas delas precisam atualizar a carteira de vacinação. 
     O Ministério da Saúde, com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, objetiva alcançar a cobertura igual ou maior que 95% para a vacina Poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
 
 
Vacinas do calendário de rotina
     Dentro do rol da vacinação de rotina, estão previstas conforme o Calendário Nacional, as vacinas: BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV),  Hepatite A, Varicela,  Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, , Influenza, Tetraviral, Tríplice Viral,  VOPb e VIP .
     Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19, em andamento nas UBS. 
     As vacinas contra a  Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.  No caso de Franca, a Secretaria aguarda orientação e envio das doses pelo Governo do Estado para dar início a vacinação contra a Covid, em crianças menores de 5 anos.
     A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.
 
 
Poliomielite
     Para a campanha contra a Poliomielite o grupo alvo são as crianças menores de 5 anos de idade, totalizando no país, mais de 14,3 milhões, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas, conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a quatro anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
 
 
Onde se vacinar em Franca
     Para a vacina Poliomielite e as de rotina, os pais ou responsáveis devem comparecer das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, nas UBS Ângela Rosa, São Sebastião, Guanabara, Planalto, Paulista, e Luiza. Nos 4 ESFs (Estratégias Saúde da Família), nos Jardins Palma, Paineiras, Esmeralda e City Petrópolis, a vacinação está sendo feita em horários diferentes, das 10h às 12h e das 13h às 16h.
 

Saúde promove reunião com agentes comunitários e de endemias

 WhatsApp Image 2022 08 08 at 14.33.52
     A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde desta segunda-feira, uma reunião de trabalho com os agentes comunitários e de combate às endemias, relacionados para participar de um curso oferecido pelo Ministério da Saúde. O objetivo é atualizar uma série de informações sobre os protocolos, que devem ser observados, buscando melhorar a eficiência das ações de campo que são realizadas.
    Iniciada por volta das 13h30, teve a coordenação do setor que cuida da Atenção Básica, com a participação de 11 agentes comunitários de saúde e 14 de combate às endemias. Junto com as informações sobre procedimentos que devem ser adotados, questões pontuais relacionadas a legislação, cuidados a serem observados na segurança da saúde, tanto do profissional de campo, como da população, ao final foram distribuídos Kits pedagógicos, complementando os informes teóricos que foram compartilhados. 
     Eles vão seguir participando de um curso técnico, que faz parte do Programa Saúde com Agentes  Técnicos Comunitários de Saúde (ACS) e em Vigilância em Saúde, cuja ênfase é no Combate às Endemias (ACE), direcionado aos agentes de controle de endemias. São oferecidos, através do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A proposta é melhorar os indicadores de saúde, bem como a qualidade e a resolutividade dos serviços.
     A reunião desta segunda-feira foi coordenada por uma equipe local da Secretaria de Saúde e, num segundo momento, os participantes, além do Kit pedagógicos, receberão coletes, mochilas e bonés para suas atividades cotidianas. Ambos os cursos acontecerão no formato semipresencial, com aulas virtuais e também atividades presenciais, práticas, a serem realizadas no local de trabalho do Agente de Saúde, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 08 08 at 11.20.15
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta terça-feira, 9, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Planalto, Paulistano, São Sebastião, Ângela Rosa, Guanabara, Progresso, Luíza e Santa Terezinha, das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Palma, Paineiras e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 3, Brasilândia e Estação, das 8 às 16h.
   Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Planalto, Paulistano, São Sebastião, Ângela Rosa, Guanabara, Progresso, Luíza e Santa Terezinha, no horário das 8 às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher reúne centenas de profissionais no Centro Médico

 WhatsApp Image 2022 08 05 at 17.39.35
     O auditório do Centro Médico de Franca ficou repleto de profissionais, entre médicos, enfermeiros e gestores da Secretaria de Saúde para a realização do Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher, realizado na manhã de sexta-feira, 5, pelo Centro de Estudos e Pesquisa do Hospital Pérola Byington, em parceria com o Instituto Avon  e a Prefeitura de Franca. 
     Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Alexandre Ferreira, o médico e professor Luiz Henrique Gebrim, diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington e a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, recepcionaram os participantes, destacando a importância do evento para a troca de experiências bem sucedidas nos tratamentos de câncer ginecológico e mamário. 
     Na sequência, o diretor do hospital, Luiz Henrique Gebrim fez a entrega ao prefeito Alexandre Ferreira e a secretária Waléria Mascarenhas, de um equipamento, utilizado para fazer biópsias mamárias, com anestesia local, que pode ser feita no próprio dia da consulta, evitando que a paciente se desloque para um hospital ou centro cirúrgico para fazer o procedimento. 
     Durante o curso, os participantes acompanharam a apresentação dos temas, como a importância da adoção dos protocolos custo/efetivos no SUS na detecção do câncer ginecológico e mamário, a importância da biópsia ambulatorial de mama nos nódulos suspeitos, apresentação de casos clínicos de doenças benignas e malígnas de mama, de colo uterino, ovário e endométrio, anticoncepção prolongada às mulheres em situação de vulnerabilidade, ministrados pelos médicos Laurence Dias de Oliveira, diretor técnico dos Hospitais do Câncer e Coração de Franca, Luiz Henrique Gebrim, Roney Cesar Signorini e Luís Carlos Sakamoto, diretores e professores do Centro de Estudos e Pesquisa do Hospital Pérola Byington. Ao final, os participantes receberam o Manual de Condutas em Ginecologia, elaborado pela equipe do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington e o Instituto Avon.
     Luiz Henrique Gebrim, diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington, ressaltou que tudo o que é feito no Sistema Público de Saúde e traz resultados importantes devem ser compartilhados, para que possa ser aprimorada a qualidade do sistema de saúde, oferecendo um atendimento e resolutividade rápidos a queixa do paciente, evitando a solicitação de exames que não refletem na cura da pessoa, sendo os exames impróprios, sem impacto na redução de mortalidade. 
     Segundo ele, a experiência da equipe do Hospital Pérola Byington, em saúde da mulher, focada no câncer ginecológico e de mama, tem dado resultados significativos para a redução de mortes por câncer, por contar com um sistema integrado, desde o Centro de Saúde até os hospitais referenciados, para que somente os casos mais suspeitos sejam encaminhados e as situações simples possam ser resolvidas no próprio Centro de Saúde. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais