Os números de registros de gripe e outras doenças respiratórias crescem assustadoramente na rede pública, chegando a casa de 300% segundo dados da secretaria de Saúde e por isso, mas que nunca é necessário buscar a prevenção. A maneira mais adequada é recebendo a vacina que está sendo oferecida desde o final do mês passado na rede pública, gratuitamente e segue até o dia 1º de junho em 19 locais diferentes.
No último sábado houve a mobilização nacional do dia ‘D’, mas mesmo com a Prefeitura colocando uma ampla estrutura de atendimento nas UBS e em dois núcleos de Saúde da Família, o movimento foi abaixo do esperado. A secretaria de Saúde lembra que a partir dessa segunda-feira a imunização voltou a ser de rotina, das 10 h às 16 h, em todas as 14 Unidades Básica e mais os núcleos de Saúde da Família.
No sábado, na UBS do Jardim Brasilândia, na região Leste, as equipes buscando animar mais o ambiente, decoraram a unidade com flores e outros mimos em homenagem ao Dia das Mães, o que fez com que a rotina de trabalho fluísse de maneira de mais leve e todas as mães que lá estiveram saíram com um sorriso no rosto, agradecidas pela lembrança. Nesta segunda-feira as equipes da Vigilância Epidemiológica contabilizavam os números da cobertura, que até o final de semana havia alcançado em torno de 31% da população alvo.
A meta é triplicar esse percentual, ou seja, chegar a 90%, daí importância de cada cidadão fazer a sua parte. A vacinação está sendo oferecida a todas as pessoas, idosas acima de 60 anos, crianças com menos de 5 anos, além de profissionais de saúde, da educação, doentes crônicos, mães gestantes e puérperas, além daqueles que cumprem regime privado de liberdade.