Começa vacinação contra sarampo em Franca

Teve início nesta segunda-feira a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que vai prosseguir até o dia 13 de março. A Secretaria de Saúde do município, através de sua Vigilância Epidemiológica, está com toda a estrutura de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) disponível para oferecer a vacina, prioritariamente para as crianças a partir dos 5 anos e adolescentes até 19 anos e 11 meses. Lembrando, sempre, que se trata de um Campanha Seletiva, que objetiva complementar o esquema vacinal daqueles que estão com a carteirinha incompleta.

Neste primeiro dia, talvez em razão das condições instáveis do tempo, na maioria das UBS foi pequena a procura. No próximo sábado, dia 15, acontece o Dia de Mobilização Nacional (Dia D), em que as equipes trabalharão o dia todo, com atendimento na rede de UBSs.

Uma outra orientação é que toda a população, a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960 (com 60 anos ou mais), também deverão comparecer nas UBS para atualização da situação vacinal.

Neste período da campanha, também é disponibilizada na rede pública a vacina contra febre amarela (atenuada) para toda a população, a partir de 9 meses de idade, para fins de atualização da situação vacinal. Os pais ou responsáveis devem estar atentos, pois precisam ser vacinadas todas as crianças na faixa etária de 4 a 7 anos, nascidas a partir de 2013 e que não receberam a dose de reforço.

Mais informações no tel. 3711-9435, com Marina Guedes de Freitas, da Vigilância Epidemiológica.