Franca evolui em 40% nos indicadores de Atenção Primária à Saúde

ubs atendimento original

Os indicadores do Previne Brasil, que avalia o desempenho de municípios, quanto à Atenção Primária à Saúde (APS), são positivos para Franca. A cidade teve uma evolução de 40% nos índices de 2.023, em comparação ao ano passado.
     O desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado a cada quatro meses e tem impacto financeiro nas verbas federais. Com classificações positivas, é possível obter mais notoriedade e recursos. Hoje, Franca comparada com municípios com mais de 300 mil habitantes do Estado de São Paulo, ocupa o 7º lugar.
    O Previne Brasil avalia sete indicadores para notas: proporção de gestantes com, pelo menos, 6 consultas Pré-Natal; proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
    Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, atribuiu o número positivo ao trabalho feito pela gestão e pelos servidores. “Tivemos a contratações de novos profissionais, formação de novas equipes dentro das unidades existentes, ampliação do horário das UBSs, o que além de aumentar a cobertura populacional, refletiu na assistência ofertada e, por fim, nos resultados dos indicadores”, explicou.