Prefeitura reuniu os representantes de instituições de saúde municipais e particulares para oficializar a montagem do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus
Prefeitura reuniu os representantes de instituições de saúde municipais e particulares para oficializar a montagem do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus
Em comunicados que estão sendo publicados nesta quarta-feira, 18, pelo menos 3 Conselhos Municipais estão informando que atendendo as recomendações dos órgãos nacional, estadual e municipal de Saúde, estão suspendendo temporariamente suas reuniões de trabalho. Um deles é o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, cuja presidente Sandra Cristina Calandria Pedigone, enumera das razões de prevenção e proteção da saúde pública e que as deliberações que dependerem de reuniões, serão feitas nesse período mediante contatos por meio eletrônico.
Os outros dois Conselhos que seguiram na mesma linha e adotaram a mesma medida preventiva, são o Comdecon (participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra), através de comunicado assinado por seu presidente, Carlos Eduardo da Silva e o Comupi (Conselho Municipal de Pessoa Idoso), através da sua presidente Ligia Leal Adrian. As reuniões e decisões deliberativas durante esse período emergencial serão feitas através de e-mails e outras formas eletrônicas.
Coletiva reuniu prefeito e boa parte do seu secretariado e reafirmou que a Prefeitura está em alerta a adotando todas as medidas preventivas para o controle do Coronavírus
Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica iniciará a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará a campanha de prevenção à tuberculose na próxima segunda-feira, 16, no Centro de Saúde I, na rua Ouvidor Freire, centro. O atendimento será das 7 às 16 horas, nos quais serão realizados testes para identificar se o paciente está infectado.
A tuberculose é uma doença infeciosa geralmente causada pela bactéria MTB, que afeta os pulmões, embora possa também afetar outras partes do corpo. Ela se manifesta em pessoas com seus sistemas de defesa mais comprometidos e a sua transmissão pode ocorrer através do ar, onde uma pessoa infectada pode transmitir a doença para outra por meio da tosse e do espirro.
Os sintomas principais são febre falta, tosse com ou sem escarro, fraqueza, suor noturno, emagrecimento e falta de apetite. A orientação é que aqueles que perceberem uma tosse persistente por mais de 2 semanas dirijam-se até o Centro de Saúde para realizar os testes.
Se diagnosticado, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, podendo durar até seis meses e só termina quando o profissional de saúde confirmar a cura por meio de exames. Além dos atendimentos para testes, serão realizadas em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) orientações sobre a doença, distribuição de folhetos e cartazes informativos.
A campanha seguirá até o dia 30 de março, no Centro de Saúde I, que fica localizada na rua Ouvidor Freire nº 2109, no Centro, em frente ao terminal de ônibus da rua General Osório. Mais informações pelo telefone: 3724-1843.