População deve intensificar ações de combate à dengue

A Prefeitura de Franca, apesar de grande parte das atenções estarem voltadas para atividades de orientação e prevenção ao Coronavírus, uma pandemia que avança e ameaça comprometer a vida no planeta e no País, quer que a população aproveite da melhor forma o seu tempo de repouso em casa. E uma delas é se atentar as orientações da Vigilância Ambiental, para não se esquecer dos riscos que representa a dengue, que segue ativa e proliferando por muitas cidades do País, representando também uma grande ameaça à saúde pública.

Por isso um dos recados é para que cada morador coloque em prática o slogan de uma campanha institucional sobre assunto, dedicado de 10 a 15 minutos por semana ou durante o dia, para uma faxina geral na residência, nos quintais, caixas de água, casalhas, garagens, barracões, enfim, onde pode haver água parada. As ações preventivas para a conscientização e combate ao mosquito transmissor da dengue, mesmo com as limitações por conta das orientações para se evitar a disseminação do Coronavírus continuam pelos meios disponíveis.

É preciso que a população esteja em alerta e não deixe apenas para que os agentes atuem, procurem fazer a sua parte conversando com o familiar e o vizinho, enquanto vive essa fase de ‘quarentena’. Somando-se a esse estado de atenção, a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente continua promovendo os Arrastões da Limpeza para retirar das casas materiais inservíveis, como móveis velhos, para evitar que se tornem criadouros, dando a destinação correta a eles.

Números

Embora a cidade esteja numa situação confortável em relação a outras do mesmo porte ou até menores, com 154 registros nestes 3 primeiros meses do ano, a Vigilância Ambiental reitera os apelos feitos anteriormente, para que cuidem dos seus ambientes e eliminem água parada. Desses 154 casos contabilizados 11 são autóctones, 24 negativos, e um importado.