Sábado tem Dia D de vacinação contra o sarampo

Neste sábado, tem Dia D da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, iniciada na última segunda-feira. Os pais ou responsáveis por crianças a partir dos 5 anos, se quiserem se antecipar, podem levá-las à unidade de saúde mais próxima de casa, porque o atendimento já está disponível das 10h às 16h.

Essa é a primeira etapa da vacinação, de caráter seletivo e que tem como objetivo completar o esquema vacinal, não se tratando de vacinação indiscriminada. A vacinação nesta fase segue até o dia 13 de março e, neste sábado, ocorre a Mobilização Nacional, das 8 h às 17 h. Além das crianças a partir dos 5 anos, fazem parte do público prioritário os adolescentes até 19 anos e 11 meses.

Deve ser vacinada também toda a população a partir de 6 meses de vida até os nascidos a partir de 1960 (para atualização da situação vacinal). Nesse mesmo período, também está sendo disponibilizada a vacina contra febre amarela (atenuada) para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal. Atenção especial para as crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço.

O atendimento diário nas UBSs, nas salas de vacina, está sendo prestado das 10h às 16h. É indispensável que as pessoas, ao comparecerem às UBS, levem sempre a carteira de vacinação para checagem.