A Secretaria de Saúde está reforçando a orientação para as pessoas que ainda não foram imunizadas contra a Influenza e a Dengue, que estão em andamento as campanhas de vacinação nas UBSs e postos de ESFs (Estratégias de Saúde da Família).
De acordo com um levantamento divulgado pela secretaria, até esta segunda-feira, foram aplicadas 36.960 doses da vacina contra a Influenza. Já da Dengue, foram contabilizadas 1147 pessoas imunizadas.
A vacina contra a Gripe é destinada para a população em geral, a partir de 6 meses de idade, enquanto que o imunizante contra a Dengue tem como público-alvo, crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, atendendo as deliberações do Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo.
Para receber a dose, basta que o interessado compareça a uma unidade de saúde, no horário das 8 às 19 horas, sendo as UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty, além dos postos das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão de vacinação para conferência.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta a população que procure uma unidade para receber as vacinas, tendo em vista, que são importantes para a prevenção de sintomas graves das doenças.
O esquema vacinal da Dengue é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas e, caso a pessoa tenha contraído a doença, é recomendado aguardar seis meses para receber a vacina. Se a infecção ocorrer após o início da imunização, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda doses. A vacina da dengue (atenuada) não poderá ser aplicada, simultaneamente, com outros imunizantes do Calendário de Vacinação.