Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde disponibiliza Cursos de Gestantes nas UBS

Tamanho da letra:
pexels jonas kakaroto 2220699 
     A Secretaria Municipal de Saúde, através da rede de Unidades Básicas, disponibiliza, gratuitamente, às futuras mamães e familiares do convívio diário, cursos periódicos de gestantes. O objetivo principal, além de estreitar a relação desse público com os profissionais, é preparar a mulher para a maternidade. 
    Encontros são organizados e compartilhadas informações educativas sobre o parto e os cuidados com a criança (puericultura); com fornecimento de informações relacionadas aos hábitos de vida e higiene Pré-Natal; cuidados nutricionais, medicações que possam ou não afetar o feto ou parto e outras manifestações próprias, que surgem na gravidez.
     A UBS Estação ‘Dr. Jarbas Spinelli’ acaba de concluir o trabalho com uma primeira turma, cujas mães participantes, auxiliadas pelas equipes de assistente social e enfermeiras, organizaram uma confraternização de encerramento do primeiro curso do ano. A iniciativa contou com a parceria da instituição espírita ‘Sebastiana Barbosa Ferreira’, sediada no bairro, com a oferta de bolo personalizado e um enxovalzinho para cada criança. Em razão dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, esse trabalho está sendo retomado por etapas e pode ser encontrado nas 16 UBS, onde basta procurar o serviço social ou a equipe de enfermagem e se inscrever.
     "Quanto mais cedo a gestante começar a participar dos cursos, melhor", revela Cacilda Balsanulfo, da UBS Ângela Rosa, onde uma turma está em formação, com previsão de início das atividades entre setembro e outubro. Outras unidades com cursos já disponíveis são as dos Jardins Aeroporto 3 e Planalto.
 
Vantagens do Pré-Natal
     A realização do Pré-Natal tem papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias, tanto maternas, como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Serve também para o estreitamento das relações, entre as equipes das UBS e as pacientes. Elas recebem durante as reuniões, informações sobre as diferentes vivências, com trocas de saberes entre as mulheres e os profissionais de saúde e muitas dúvidas são esclarecidas. 
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, sugere que todas as futuras mães realizem o  Pré-Natal, bastando que procurem a UBS mais perto de casa, que receberão as orientações e terão vaga para participar dos cursos. Essa prevenção reduz complicações durante a gestação, facilita a atuação dos especialistas nos seus atendimentos e mesmo eventuais cirurgias, diminuindo  os riscos das infecções do parto e outras situações.
 
 
UBS Estação
     O Curso de Gestantes na UBS Estação tem duração média de 3 meses, com encontros semanais e a participação dos diversos profissionais nas abordagens, enfermeiras, assistentes sociais, dentistas, médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, uma equipe multidisciplinar que oferece suporte e acompanhamento.
      O próximo curso na Estação está previsto para começar no dia 5 de setembro. As inscrições estão abertas e as mães podem procurar a Unidade de segunda a quinta-feira, no período de manhã, levando o cartão de Pré-Natal.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais