Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde lança Campanha ‘Pneu no Caminho Certo’ e promove Arrastão da Dengue nesta quarta-feira

Tamanho da letra:
 DSC 9018
     A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), lançaram na manhã desta terça-feira, 22, o Campanha 'Pneu no Caminho Certo’, durante evento ocorrido no Ecoponto, instalado no Aterro Sanitário. O intuito é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto e os ganhos ambientais que representa, pois são materiais que deixam de poluir e armazenar água, o que contribui para o surgimento de focos do mosquito da dengue e prejudica a saúde pública.
     Um trabalho integrado das secretarias mencionadas e a Emdef, as borracharias, empresas e comércios que trabalham com a venda de pneus, estão sendo orientados sobre a forma que podem ajudar nesse processo, gratuitamente, bastando que levem de segunda a sexta-feira, os pneus até o Aterro Sanitário. Neste local, duas carretas fechadas estão posicionadas e prontas para receber o material. Na medida em que atingem o carregamento limite, uma empresa credenciada de São Paulo é avisada e faz a substituição. O material é 100% reciclado, sem custos para a Prefeitura ou Emdef.
     Em média, são recolhidas 20 toneladas de pneus por semana, o que segundo Caio Carvalho, da Vigilância Ambiental, tem um significado enorme em termos de saúde pública e preservação ambiental, pois é pneu que deixa de ser destinado em terrenos desocupados.
     A presidente da Emdef, Milena Bernardino, que acompanhou o lançamento da campanha, também pontuou que o descarte incorreto de qualquer resíduo, produz impacto no meio ambiente. No caso dos pneus, isso se amplifica.  Milhões de unidades são produzidas, diariamente e, como todos sabem, a decomposição do material é estimada em séculos. Diante desse contexto, o ciclo correto para o pneu é extremamente importante para o ecossistema.
     O descarte de forma errônea pode provocar entupimento da rede de esgotos, poluição de rios. Caso incinerado é um agente de poluição atmosférica, liberando poluentes como carbono e enxofre. E, caso fossem descartados em definitivo nos aterros, ocupariam um considerável espaço. A reciclagem é o melhor caminho, é o caminho certo! A metodologia da reciclagem conduz ao reaproveitamento.
     Neste sentido, as ações da Prefeitura estão em sintonia com as melhores práticas e a conscientização da população, principalmente, de empresários do setor, é peça chave nesta solução. Em processo de cooperação, o Aterro de Franca conta com área específica para a recepção desse tipo de material, um Ecoponto com toda a estrutura, criando condições para a logística reversa.  Assim, município/empresas/sociedade atuam acertadamente, garantindo sustentabilidade e uma gestão ambiental responsável.
     O Aterro Sanitário, onde estão as duas carretas que integram o Ecoponto fica localizado nas margens da rodovia Prefeito Fábio Talarico, no Distrito Industrial. Para reforçar sobre a importância desse descarte ambientalmente correto, equipes da Vigilância seguem visitando e distribuindo cartazes e materiais informativos nos estabelecimentos relacionados aos pneus, juntamente com a orientação de Educação Ambiental e seus impactos no bem-estar geral da população.
     O material pode ser destinado no local de segunda a sexta-feira durante o expediente comercial, ou seja, das 8h às 16h30, onde a Emdef mantém um profissional permanente para esse recebimento e controle.

 

Mobilização no combate ao ‘Aedes aegpyti’
     Essa semana está sendo de mobilização, de conscientização e ações voltadas a identificação de focos e combate aos focos do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti). A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, está com os agentes de vetores nas ruas, marcando a Semana Estadual de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti. Essa é uma campanha idealizada a nível estadual pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
     Depois do lançamento da Campanha "Pneu no Caminho Certo", no Aterro Sanitário nesta quarta-feira, está previsto para esta quarta-feira, o 'Arrastão da Dengue', nos bairros com maior incidência de larvas, de acordo com os dados da recente ADL (Avaliação de Densidade Larvária), realizada no último mês de outubro.  Começando às 8h, o Arrastão será realizado em, pelo menos, 77 ruas dos bairros Jardins Dermínio, Santa Efigênia, Vilas Rezende, Pedigoni e Parque  Piratininga, na Região Oeste.
      Auxiliados por um carro de som, divulgando a ação, os agentes de controle de vetores levarão orientações aos moradores, recolhendo também latas, garrafas, baldes, potes de vidro ou plástico, pneus velhos e outros objetos que possam servir de criadouros para o mosquito. Serão retirados apenas os materiais que estiverem sobre as calçadas, tendo em vista que as equipes não entrarão nas residências. Portanto, a orientação é para que os moradores desses bairros, separem esses materiais e deixem sobre as calçadas para a recolha.
      A Secretaria de Saúde alerta que este Arrastão realizado pela equipe da Vigilância Ambiental será somente para a eliminação de criadouros da dengue, diferente do Arrastão da Limpeza, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que recolhe até móveis usados. Este estará ocorrendo no sábado,  26. Durante esse trabalho não serão recolhidos pneus dentro de estabelecimentos comerciais.

 

Parceiros da Saúde
     Para  sexta-feira, 25, fechando a programação da Semana, haverá a Cerimônia de Premiação dos Vencedores do X Concurso Cultural "Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes aegypti", às 14h, no Teatro Municipal. O objetivo do concurso, que esse ano completa 10 anos, realizado com as participações das Secretarias de Educação e Diretoria Regional de Ensino do Estado, é conscientizar a população sobre a adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao Aedes aegypti, eliminando todos os possíveis criadouros e recipientes que possam acumular água, pois essa ação tem impacto significativo na população do vetor.
     Neste ano, o concurso contou com a participação de 8,8 mil estudantes e 355 inscrições de 65 escolas, que concorreram nas categorias Artes Gráfica e Visual, Produção Textual, Slogan e Conteúdo Digital. Os desenhos produzidos pelos estudantes, classificados no concurso ilustram o Calendário 2023 da Vigilância e também serão distribuídos durante o evento.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3711-9408.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais