Saúde prepara campanha de vacina contra pólio e sarampo

A secretaria municipal de Saúde está preparando a estrutura e suas equipes para iniciar a partir do dia 4 de agosto, a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que deve ser mantida em todo o País até o dia 31 do mesmo mês. Essa imunização será destinada especialmente para crianças de um ano até 5 anos de idade, com a definição de duas datas de dias ‘D’, em que haverá plantões de atendimento durante todo o dia. Em dois sábados, 4 e 18 de agosto, das 8 às 17 h, nas Unidades Básicas que serão definidas em reunião na próxima terça-feira.

A preocupação do Ministério da Saúde e secretaria Estadual de Saúde em organizarem essa Campanha é conter o avanço dos casos de sarampo, com vários registros em cidades da região Norte e também prevenir o surgimento da paralisia infantil. Nesta sexta-feira tem uma reunião na Vigilância Epidemiológica do Estado, buscando definir as principais ações e orientações que serão passadas aos municípios.

As equipes da Prefeitura estarão discutindo a estratégia de trabalho, a partir das coordenadas do Estado, na próxima terça-feira, dia 31. A Campanha ganhará as ruas no sábado seguinte, 4, considerado o primeiro dia ‘D’, que depois se repetirá no dia 18. A vacinação será direcionada para crianças de um até 5 anos e estará disponível na rede de UBS durante os dias da semana.

Números

Dados oficiais e recentes da Vigilância/CVE/CCD/SES-SP, confirmam surtos de sarampo (e de rubéola) estão sendo registrados em todos os continentes, sendo que neste ano no Brasil os principais registros ocorreram em Roraima, Mato Grosso, Pará e outros Estado do Norte do país. A vacina tríplice viral (SCR) que protege contra o sarampo, protege também contra a rubéola e a caxumba.

Gripe Influenza

A partir dessa semana, a vacinação contra a gripe H1N1, depois de dois meses de intensa campanha, passou a ser limitada nas UBS para crianças que precisam receber a segunda dose. Essa medida segundo a Vigilância Epidemiológica deve-se a falta do último lote da medicação estar no fim e não haver previsão de envio pela secretaria Estadual de Saúde. A cobertura na cidade, depois de muita mobilização e um esforço grande das equipes, superou a casa de 80%, em torno de 58 mil pessoas.