Saúde promove ações na Semana de Mobilização contra a Dengue

Arrastao
     A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, promove a partir desta terça-feira, 22, ações de intensificação de combate a Dengue na cidade, dentro da Semana Estadual de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti, transmissor da doença, seguindo uma recomendação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
     Para esta terça-feira, 22, será lançada a Campanha "Pneu no Caminho Certo", às 10h, durante visita dos agentes de controle de vetores, ao Aterro Sanitário e à Cooperfran (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Franca e Região).
     A campanha é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar à população, sobretudo, os estabelecimentos relacionados ao comércio e à manutenção de pneus, sobre o descarte, ambientalmente, correto dos mesmos, colaborando com o meio ambiente e prevenindo o potencial criadouro de Aedes aegypti, que o pneu se torna quando armazenado em local inadequado. Também serão distribuídos cartazes e materiais informativos nos estabelecimentos relacionados aos pneus, juntamente com a orientação de Educação Ambiental, que regulamenta o descarte.
     A programação contempla ainda para a próxima quarta-feira, 23, a realização do 'Arrastão da Dengue', a partir das 8h, em ruas dos bairros Jardins Dermínio, Santa Efigênia, Vilas Rezende, Pedigoni e Parque  Piratininga, que foram selecionados por terem apresentado índice elevado de recipientes, com larvas de Aedes aegypti, de acordo com a ADL (Avaliação de Densidade Larvária), realizada no último mês de outubro.
     Durante o Arrastão da Dengue, auxiliados por um carro de som, com orientações aos moradores, os agentes de controle de vetores passarão recolhendo latas, garrafas, baldes, potes de vidro ou plástico, pneus velhos e outros objetos, que possam servir de criadouros para o mosquito. Serão retirados apenas os materiais que estiverem sobre as calçadas, tendo em vista que as equipes não entrarão nas residências. Portanto, a orientação é para que os moradores desses bairros, separem esses materiais e deixem sobre as calçadas para a recolha.
     A Secretaria de Saúde alerta que este Arrastão realizado pela equipe da Vigilância Ambiental será somente para a eliminação de criadouros da dengue, diferente do Arrastão da Limpeza, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que recolhe até móveis usados. Durante a ação, que também terá o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, também não serão recolhidos pneus dentro de estabelecimentos comerciais.
     Já na sexta-feira, 25, está prevista a Cerimônia de Premiação dos Vencedores do X Concurso Cultural "Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes aegypti", às 14h, no Teatro Municipal. O objetivo do concurso, que esse ano completa 10 anos, realizado com as participações das Secretarias de Educação e Diretoria Regional de Ensino do Estado, é conscientizar a população sobre a adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao Aedes aegypti, eliminando todos os possíveis criadouros e recipientes que possam acumular água, pois essa ação tem impacto significativo na população do vetor.
     Neste ano, o concurso contou com a participação de 8,8 mil estudantes e 355 inscrições de 65 escolas, que concorreram nas categorias  Artes Gráfica e Visual, Produção Textual, Slogan e Conteúdo Digital.
     Segundo a Vigilância Ambiental, até a última sexta-feira, foram confirmados 7.034 casos e 15 óbitos da doença na cidade.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3711-9408.