A Secretaria de Saúde está concluindo neste mês a programação de treinamentos com os servidores, com o objetivo de atualizar as novas técnicas e atuações, alinhando também as formas de conduta para melhor qualificação da assistência oferecida nas repartições. Este trabalho é conduzido por uma equipe treinada, que compõe o Núcleo de Educação em Urgências (NEU), que desde o início do ano, organizou uma série de atividades práticas e teóricas, envolvendo os colaboradores em seus ambientes de trabalho, divididos em grupos e em horários alternativos sem que houvesse prejuízo nas rotinas de atendimentos.
No começo deste mês, houve capacitação voltada aos médicos emergencialistas, ministrada pela veterinária Paola Russo, da Vigilância Sanitária, na UPA do Jardim Anita, focada na vacinação antirrábica. Para o próximo dia 19, um novo encontro está agendado.
Em meio aos treinamentos dos últimos meses, foram realizadas simulações para treinamento, como ocorreu no Pronto-Socorro Infantil, onde foi montada uma estrutura de primeiros socorros para o atendimento de parada cardiorespiratória.
Da mesma forma, foram realizadas palestras e encontros em grupos, sobre condutas com determinadas doenças, orientações, demonstrações práticas similares a casos reais, em ambientes idênticos vividos no cotidiano dos Prontos-Socorros e Unidades de Pronto Atendimento.
No SAMU, a incidência de treinamentos foi mais intensa, dada a peculiaridade dos atendimentos que presta, inclusive com uma simulação de atendimento com vítimas, durante colisão em rodovia da região.