UBS promove confraternização com as crianças sobre Saúde Bucal

A equipe de funcionários da Unidade Básica de Saúde, do Jardim Brasilândia, na região Leste, se organizou e coletivamente, com a colaboração de comerciantes e usuários promoveu nesta sexta-feira uma festiva e concorrida confraternização educativa com as crianças. A temática foi a Saúde Bucal, com direito a música e encenações teatrais, tudo sem que houvesse comprometimento do atendimento de rotina agendado na repartição localizada na rua Porto Velho.
      Com a utilização de uma área externa da UBS, informou a enfermeira responsável pela Unidade, Gisele Stefania Fagundes Acosta, foram conseguidos alguns apetrechos da creche vizinha, alguns funcionários se fantasiaram e encenaram uma peça explicando como escovar corretamente os dentes, entre outros cuidados. Também com doações foi conseguido um carrinho de pipoca e de algodão-doce, distribuído à vontade para a criançada.
      O resultado superou todas as expectativas, pois num local onde em média passam por dia de 150 a 200 pessoas, estima-se que só pela manhã estiveram entre crianças e famílias, em torno de 450 a 500 pessoas e todos saíram servidos e satisfeitos. Teve ainda audição de violão com uma das servidoras que tem essa habilidade criando uma música temática sobre Saúde Bucal e cantando junto com as crianças.
      A iniciativa marcou as comemorações da Semana da Criança e foi previamente comunicada com todos os usuários habituais da UBS e os recursos foram obtidos através da mobilização e colaboração voluntária de cada um. Além de estreitar as relações entre usuários e funcionários, serviu também para mostrar que o local não é só para tratar de pessoas doentes, mas também de oferecer afeto, atenção e para compartilhar calor humano.
     Fechando a programação cada criança levou para casa de brinde uma sacolinha surpresa. A Unidade do Brasilândia também conta com uma equipe do ESF (Saúde da Família), onde estão cadastradas e recebem acompanhamento preventivo e domiciliar, cerca de 1,5 mil famílias.