Unidades de CAPS oferecem atendimento especializado e ações de cuidado com saúde mental

caps original

Proporcionar saúde mental, qualidade de vida, tratamento e acolhimento a quem precisa, com uma equipe multiprofissional. Esse é o objetivo das duas unidades de CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Franca, que funcionam no bairro da Estação e no Parque dos Pinhais, em diferentes modalidades, com aporte da Prefeitura e gestão da Fundação Allan Kardec.
   O CAPS III Florescer, que fica na rua das Concórdias, 4881, no Parque dos Pinhais, oferece atendimento interdisciplinar a pacientes, com mais de 18 anos, que possuem transtornos mentais, tais como depressão, ansiedade, bipolaridade e outros. O local, que tem uma média de 565 pacientes por mês, conta com médicos, psicólogos, assistente social, terapeutas ocupacionais, educador físico, farmacêutico e outros trabalhadores que ajudam os pacientes.
    A sapateira Letícia Avelar, 27 anos, é paciente do CAPS Florescer há dois anos e falou sobre a importância do serviço oferecido. “Fui encaminhada ao CAPS, após ser diagnosticada com depressão grave e transtorno de ansiedade generalizada, com tentativa de suicídio e desde que comecei a ir a unidade, minha vida mudou para melhor. Considero ali minha segunda casa, pois tenho apoio e todo o suporte necessário, com psiquiatras, oficinas e psicólogos que nos ajudam”, disse.
   Já o CAPS AD III Renascer, localizado ao lado da UBS da Estação, proporciona a atenção integral e contínuo aos indivíduos com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. No local, também há atendimento multiprofissional, oficinas para os pacientes e trabalhos que desenvolvem habilidades, promovendo a reinserção social.
    O equipamento de saúde está na Rua Cavalheiro Petráglia, 80, na Estação. Os atendimentos, considerando medicamentos, consultas, refeições, oficinas, banhos e reuniões de família, superam os 5.000 mensais.
    As duas unidades de CAPS funcionam 24 horas.