Vigilância Ambiental promove ações na Semana de Mobilização contra a Dengue

denguee1 original

Está em andamento em Franca, desde segunda-feira, a mobilização marcando a Semana Estadual contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, com ações realizadas pelas equipes de agentes de vetores, programadas até o próximo dia 30.  Esse trabalho que, na cidade vem sendo realizado, como forma de orientar e prevenir as pessoas, sobre como evitar os focos com larvas e a contaminação está sendo intensificado durante esses dias.
     "O objetivo é reduzir os índices de infestação do mosquito", observa Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, destacando que nesta terça-feira, foram realizados bloqueios em regiões com bairros, que apresentam maior incidência de ambientes com larvas. Entre eles, o São José e adjacências.  Essas verificações foram apuradas no levantamento de densidade larvária realizado no começo do ano.
       Para esta quarta-feira, haverá um trabalho orientativo, junto aos moradores, com o envio de mensagens, utilizando aplicativos de telefonia, com informações sobre a eliminação das larvas do mosquito da dengue.
     No dia 25, será realizada a 4ª edição do Projeto 'Arrastão da Limpeza', atendendo a 40 bairros das Regiões Leste e Nordeste, abrangendo Brasilândia, Paulista, Ana Dorotheia, Parati e adjacências serão atendidos pelo Projeto 'Arrastão da Limpeza', com equipes da Secretaria de Meio Ambiente. Também estão sendo organizadas ações educativas, junto as Unidades Básicas de Saúde, contando com a participação dos alunos e da preceptora do ‘Projeto Saúde com Agente’.
      Já no dia 30, Dia Municipal de Combate à Dengue, fechando a programação, no horário das 9h às 16h, diversos eventos estão previstos para a Praça Nossa Senhora da Conceição, centro de Franca.
       A população terá acesso a orientações gerais sobre o assunto, podendo observar amostras do ciclo do mosquito, exemplos de criadouros e meios de eliminação, distribuição de informativos, aulas para crianças e adultos, distribuição de adesivos para crianças, sorteio de prêmios (camisetas), presença dos mascotes da Turminha da Vigilância e o lançamento da maquete ‘Casa da Dengue’.