A Vigilância Sanitária informou que, neste final de semana prolongado, intensificou o trabalho de fiscalização para coibir eventos com aglomerações de pessoas e outras questões referentes ao descumprimento do decreto municipal, que prevê medidas restritivas para a Fase Emergencial do Plano São Paulo.
De acordo com a Vigilância, foram realizadas 7 autuações, uma interdição, promovida em um depósito de bebidas, na Vila Formosa e outras 24 orientações à pessoas e comerciantes da cidade. Os casos mais comuns de infração foram em festas clandestinas em condomínios de chácaras, bares, jogos em campos de futebol e estabelecimentos, descumprindo a legislação.
Uma das razões para esse endurecimento das medidas é a preocupação das autoridades sanitárias em conter a transmissão do vírus da Covid-19. Está sendo levada em consideração também, a situação preocupante da pandemia na cidade, com leitos ocupados em sua totalidade e exigindo o máximo de cuidados das pessoas.
Caio Carvalho, diretor da Vigilância em Saúde, informou que a fiscalização está atenta e presente em diversos setores da cidade, orientando e identificando os responsáveis pelas infrações, com o envio de autos de infração, mediante as denúncias recebidas pelo Covizap, pelo número 99917-2802.
A fiscalização da Vigilância Sanitária, em suas ações, conta com o respaldo da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar. Uma vez identificadas, as pessoas responsáveis são autuadas e poderão responder por desobediência e risco a saúde pública.