Ciclofaixa será suspensa domingo na Presidente Vargas

Está suspensa a ciclofaixa, neste domingo (24), na Avenida Presidente Vargas. Esse é um projeto  aberto à população, que aos domingos das 7 horas ao meio-dia, pode realizar numa faixa protegida suas caminhadas e passeios de bicicleta.

O motivo da suspensão é  a falta de cones, pois ele foram destinados para sinalização dos diversos pontos da cidade onde as chuvas causaram estragos. A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, em conjunto com a Segurança e Cidadania, mais a Guarda Civil Municipal que oferece suporte nos dias da Ciclo Faixa.

Assim, a orientação aos frequentadores desse espaço aos domingos é que não façam uso da área que estará sem demarcação. Ao instalar os cones o objetivo dos organizadores é preservar a integridade e segurança dos participantes. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9501.

Projeto Bem-Te-Vi começa pela Escola Doroteia Paulino

A Prefeitura de Franca começa nessa quarta-feira, 20, em conjunto com a secretaria de Segurança e Cidadania e o Detran, um trabalho educativo de trânsito com o projeto Clube do Bem-Te-Vi, com palestras e atividades na Escola Municipal ‘Doroteia Paulino Ferro’, no bairro Paulo Archetti, região Oeste da cidade. O propósito do trabalho é orientar e conscientizar os estudantes sobre o respeito às leis do trânsito e atraí-las como agentes multiplicadores, levando essas informações aos seus pais e familiares.

Inicialmente essa mobilização seria realizada em duas escolas, a outra na ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto III, que foi transferida para uma outra data, informou o secretário de Segurança e Cidadania, Márcio Antônio dos Santos. Por uma questão de logística da equipe do Detran, não seria possível conduzir as ações simultaneamente nos dois locais e ficou definido que o trabalho nesse primeiro momento, será feito apenas na Escola ‘Doroteia Paulino’, localizada na rua Joaquim Machado, 180, Jardim Paulo Archetti.

Dentre as ações previstas constam palestras e demonstrações das mais diversas situações, com ambientes parecidos com as vias públicas, com faixas de pedestres, equipamentos semafóricos e outros. O oficial da PM, sargento Centamori coordena a equipe do Detran que está na cidade e permanece pelos próximos dias. Mais informações, tel. 3711-9501.

Prefeitura levará projeto Bem-Te-Vi às escolas

A Prefeitura prepara e inicia na próxima semana, em duas escolas municipais da cidade um trabalho de educação no trânsito para as crianças através do projeto Clube do Bem-Te-Vi, uma parceria do município, através da Secretaria de Segurança e Cidadania com o Detran.  O lançamento será feito em suas escolas da cidade, uma a “José Mário Faleiros”, no Jardim Aeroporto III e a outra “Dorotheia Paulino Ferro”, entre a Vila Rezende e o Jardim Dermínio, na região Oeste. O objetivo da proposta com os estudantes é levar orientação sobre segurança no trânsito e motivá-los a serem agentes multiplicadores junto aos seus familiares.

De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania, Márcio Antônio dos Santos, com o aval do prefeito Gilson de Souza, com essa ação educativa é investir nas crianças e chegar nos adultos, de modo a conscientizá-los a serem mais prudentes e cautelosos no trânsito, respeitando a sinalização e com isso, diminuir os acidentes no trânsito. Os estudantes participarão de palestras que serão ministradas por policiais militares especializados, os quais se utilizam de uma didática  própria, tratando a criança como participante de trânsito, sendo pedestre, ciclistas, orientação aos pais e na utilização adequada de faixas para pedestres e cinto de segurança.

Os detalhes da programação serão divulgados a partir de segunda-feira, 18, com horário de lançamento e a sequência das atividades em cada uma das unidades.  O secretário de Segurança e Cidadania lembra que esse é um projeto de grande importância e que desde o ano passado vinha tentando trazê-lo novamente a Franca, dado ao seu alcance e papel que exerce nas crianças, de uma maneira lúdica e descontraída, já que no trabalho os policiais promovem uma interação ativa no ambiente escolar, passando de forma simplificada as normas contidas no Código de Trânsito Brasileiro.

Mais de 180 motoristas de van escolar ainda não se regularizaram situação

Os motoristas de van escolar que estão cadastrados na Prefeitura para prestar o serviço têm até o dia 28 de fevereiro para renovar o alvará. Os profissionais devem ficar atentos ao prazo. Do contrário ficarão incapacitados de exercerem suas atividades.
       Dos 294 motoristas habilitados a prestar o serviço atualmente, 111 renovaram o alvará. A renovação é feita duas vezes ao ano, sendo a primeira até fevereiro e a segunda em julho. Deve-se protocolar o pedido na Secretaria de Segurança e Cidadania, órgão responsável pela expedição e renovação dos alvarás do transporte escolar na cidade.

Documentos necessários

O motorista deve apresentar cópias do alvará, do RG, CPF e CNH, comprovante de endereço, documento do veículo, atestado de antecedentes criminais, laudo do tacógrafo, documento de quitação eleitoral, atestado de médico do trabalho e vistoria do Detran.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9509.