Meio Ambiente

Jardim Zoobotânico recebe visita de alunos da Esac

 Jardim Zoobotanico original

        A Secretaria de Meio Ambiente segue com ações em comemoração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado na semana passada. Nesta segunda-feira, 29, alunos da Esac (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca) fizeram uma visita monitorada no Jardim Zoobotânico.

     De acordo com Taís Zimak Figueiredo, diretora do Departamento de Gestão Ambiental e responsável pelo Zoobotânico, os alunos tiveram uma breve palestra sobre todos os trabalhos desenvolvidos dentro do espaço, como o viveiro transitório de aves e a produção de mudas.

     Taís reforçou que este tipo de trabalho é realizado ao longo do ano com escolas e pessoas interessadas em conhecer o espaço. “Outras visitas estão programadas para esta semana, além do plantio de mudas em áreas públicas”, disse.

      Vitor Machado, educador social da Esac, acompanhou a visita. Ele enfatizou a importância do trabalho e disse que a transformação dos jovens começa conhecendo os espaços públicos e a importância de cada um.

 

Zoobotânico

     O Jardim Zoobotânico de Franca está aberto para visitação todos os dias, das 7h30 às 17 horas. O atendimento ao público, com doação de mudas, ocorre de segunda a sexta-feira.

         Endereço: avenida São Francisco de Assis, 1000, City Petrópolis.

         Telefone: (16) 3727-0560

         Solicitações de visitas guiadas ao Jardim Zoobotânico de Franca podem ser feitas pelo e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Arrastão recolhe mais de 20 toneladas de inservíveis

 Arrstao Balanco original

       Os 36 bairros da região da Estação, compreendendo do residencial Amazonas aos Jardins Milena/São Tomaz e Vila Imperador, receberam, no último sábado, mais um Arrastão da Limpeza. Mais de 20 toneladas de inservíveis foram recolhidas.

     Os números são da Secretaria de Meio Ambiente, que coordenou as ações iniciadas nas primeiras horas e se prolongaram até por volta das 16 horas, com oito caminhões percorrendo as vias, recolhendo móveis e utensílios domésticos deixados sobre as calçadas que os moradores descartaram.

     Ao todo, somando com as 27.710 toneladas de resíduos inservíveis recolhidos no primeiro Arrastão do ano, no começo do mês, com os 20.120 toneladas do último sábado, a Prefeitura contabiliza a recolha de mais de 47,8 toneladas recolhidas.

     O próximo Arrastão acontece no dia 24 de fevereiro, abrangendo os 61 bairros da região Oeste I, do São Joaquim/São Sebastião até os Jardins Pulicano, Bonsucesso, Adelinha e adjacentes.

Combate à dengue

     Ainda no sábado, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, realizou o Arrastão da Dengue, para recolher objetos acabam servindo de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti.

     Os bairros visitados pelos agentes foram o Jardim Ângela Rosa e a Vila Scarabucci, locais com maior incidência de casos. Os agentes passaram recolhendo todos os materiais, para o descarte adequado no aterro.

     Também segue sendo realizada pela Vigilância a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), cujo resultado será divulgado nos próximos dias.

Secretaria de Meio Ambiente realiza ações no Dia Mundial da Educação Ambiental

 Dia Mundial MA Folhetos original

       Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, em comemoração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente realizou a distribuição de folhetos educativos no Terminal de Ônibus “Ayrton Senna”.

Informações como descarte regular de orgânicos e materiais recicláveis, Ecopontos, descarte irregular de lixo e resíduos da construção civil, entre outros, foram colocados no panfleto como forma de orientar e educar as pessoas.

     Na próxima semana, a Secretaria de Meio Ambiente já prepara outras ações, como visita monitorada ao Jardim Zoobotânico, localizado no bairro City Petrópolis, e o plantio comunitário de mudas.

     A educação ambiental é importante para a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. Sendo assim, ela busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs. Saber descartar corretamente o lixo, por exemplo, é uma atitude que faz a diferença na conservação do meio ambiente.

Zoobotânico

       O Jardim Zoobotânico de Franca está aberto para visitação todos os dias, das 7h30 às 17h. O atendimento ao público, com doação de mudas, ocorre de segunda a sexta-feira.

       Endereço: avenida São Francisco de Assis, 1000, City Petrópolis.

       Telefone: (16) 3727-0560

       Solicitações de visitas guiadas ao Jardim Zoobotânico de Franca podem ser feitas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Bairros da Região Oeste recebem ‘Arrastão da Limpeza’ neste sábado

 Arrastao Limpeza 24 original

           Acontece neste sábado, 27, o segundo ‘Arrastão da Limpeza’, abrangendo os 36 bairros da região Oeste II, que compreende toda parte da Estação, entre a rodovia Cândido Portinari e o Córrego dos Bagres.

       A ação tem início às 7 horas. Caminhões percorrerão ruas de bairros como Jardim Roselândia, próximo do Ceagesp, até o Jardim Milena e Vila Imperador, respectivamente nas imediações do pontilhão do Leporace e do Pronto-socorro Infantil, passando também pela Vila Raycos, Santa Luzia, Imperador e demais locais.

       A Secretaria de Meio Ambiente orienta que a população separe os inservíveis (móveis e utensílios em geral) que desejam descartar e coloque nas calçadas, facilitando a recolha.

       Os arrastões são feitos pela Prefeitura sempre no último sábado de cada mês, com o objetivo de recolher materiais que podem ser descartados de forma irregular e que também podem se transformar em criadouros do mosquito da dengue.

     Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente mantém o serviço gratuito de recolha agendada de materiais inservíveis. Basta ligar para o (16) 3711-9440, informando o nome completo, tipo de material a ser recolhido e o endereço.

Confira a relação dos 36 bairros que terão o ‘Arrastão da Limpeza’:

BAIRROS:

01) Residencial Amazonas

02) Jardim Pedreiras

03) Jardim Roselândia

04) Jardim Francano e Prolongamento

05) Bairro Higienópolis

06) Jardim Regina Helena

07) Bairro da Estação

08) Vila Antonio dos Santos

09) Vila Nicácio

10) Jardim Miron

11) Jardim Samelo III

12) Jardim Samelo

13) Parque da Rua Boa Vista

14) Vila Guilherme

15) Vila Formosa

16) Parque São Jorge

17) Vila Chico Júlio e Prolongamento

18) Vila Imperador

19) Residencial São Vicente

20) Parque dos Pinhais

21) Residencial Nosso Lar

22) Jardim Milena

23) Residencial São Tomaz

24) Vila Exposição

25) Jardim Guanabara

26) Jardim Maria Rosa

27) Jardim Integração

28) Parque João Leite

29) Residencial Ana Terra

30) Vila Santa Luzia

31) Jardim Conceição Leite

32) Vila Nossa Senhora de Fátima

33) Vila Santos Dumont e Prolongamento

34) Jardim Independência

35) Vila Raycos

36) Jardim Califórnia

 

Ecopontos já receberam mais de 143 toneladas de materiais

 Ecopontos original

         Com o objetivo de evitar descartes irregulares de resíduos em  terrenos baldios, áreas públicas e de preservação permanente, além de canteiros centrais de avenidas, a Prefeitura de Franca investiu na construção de Ecopontos. Três estão operando desde o ano passado e já receberam mais de 143 toneladas de materiais recicláveis e inservíveis, além de resíduos de construção civil.
      Os Ecopontos estão localizados no City Petrópolis, Jardim Portinari e Parque das Esmeraldas. O primeiro foi inaugurado no final de abril de 2023 e, até dezembro do ano passado, recebeu 416 m³ de resíduos de construção, 9,08 toneladas de recicláveis e 86,13 toneladas de inservíveis.
      No mês de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente inaugurou os outros dois Ecopontos, a começar pelo Jardim Portinari. Em apenas um mês de funcionamento, foram recebidos 30 m³ de materiais de construção, 1,33 tonelada de recicláveis e 26,29 toneladas de inservíveis.
      Pouco depois, o Parque das Esmeraldas também ganhou um Ecoponto, que recebeu da população 1,105 tonelada de materiais recicláveis, 19,98 toneladas de inservíveis e 2 m³ de resíduos de construção.
      Os locais são administrados pela Cooperfran (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Franca e Região), mediante assinatura de termo de colaboração, que tem o papel de recepcionar os munícipes no momento do descarte, de forma a orientá-los sobre qual material pode ser recebido e em qual recipiente o resíduo deverá ser descartado.
O que o Ecoponto recebe
      A população pode fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção (até 1 m³) e recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos e vidros. Os munícipes também podem descartar resíduos inservíveis, como móveis e eletrodomésticos, tais como sofá, guarda-roupa, colchão e outros. Os Ecopontos não recebem resíduos orgânicos; itens de serviços de saúde; industriais; eletrônicos, resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.
Serviço
      Os Ecopontos do City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200), Jardim Portinari (Avenida Hotto Paiva, 1341) e Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411) funcionam de segunda a sábado das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 8 às 14 horas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais