Centro de Triagem transforma lixo em novos produtos

Todos os dias acumulamos quilos de lixo, mas você já parou para pensar no que pode acontecer com este material? Não é só porque os descartamos que se tornam inservíveis. A partir desta atitude feita da maneira correta, acontece uma série de etapas de transformação. A Cooperfran (cooperativa responsável pelos recicláveis em Franca), recebe de 10 a 12 toneladas de lixo diariamente.
      O processo de reutilização dos materiais recicláveis se inicia nas próprias residências, quando os moradores os separam do lixo orgânico e depositam em suas lixeiras no dia da coleta. Os caminhões disponibilizados pela Prefeitura são encarregados do transporte até o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, localizado no Distrito Industrial da cidade.
     Assim começa um processo com quatro etapas: recepção, triagem, enfardamento e comercialização. A primeira se refere à chegada do caminhão (de quatro a cinco vezes ao dia) com o material recolhido, descarregado no pátio da cooperativa. Posteriormente é realizada a triagem, onde o lixo é transportado para a esteira e nela as equipes separam o material por categoria, como papel branco, papel colorido, caixa de leite, garrafa pet e etc. Depois tudo o que já foi triado é levado em “bags” até a prensa, onde são compactados e enfardados para serem comercializados junto às indústrias de transformação.
      A presidente da cooperativa, Diana Angélica de Bastos, é uma das 40 pessoas que encontrou nos materiais recicláveis uma forma de reinventar a vida. “A ajuda da população é essencial para o desenvolvimento do nosso trabalho, que é tão importante e digno como qualquer outro. Basicamente pedimos para separarem o seco do molhado”, explicou Diana. Além disso, a presidente frisou sobre os benefícios da reciclagem. “Tudo aqui se transforma e pode virar um outro produto, como o vidro por exemplo, que vira porcelana. Ainda tem uma parcela alta na contribuição com a preservação do meio ambiente e com a geração de renda para as 40 famílias que trabalham no Centro de Triagem”.
      A atuação dos catadores contribui para a preservação também dos aterros sanitários – questão estratégica para os municípios – e para a diminuição da demanda por recursos naturais, em função do aproveitamento dos materiais recicláveis na cadeia produtiva.
Apesar da grande quantidade de materiais recebidos por dia, ela se trata apenas do lixo doméstico. As fábricas e empresas, que aumentariam consideravelmente este número, aproveitam seu lixo para obterem um retorno financeiro. O Centro de Triagem que utiliza um espaço cedido pela Prefeitura, leva o nome de “Antoine de Laurent Lavoisier”.

Reciclagem

A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente pede a colaboração da população para que separem os recicláveis do lixo comum. A lista com a relação de bairros e dias que a Coleta Seletiva recolhe pode ser conferida no link https://www.franca.sp.gov.br/noticias/servicos-e-meio-ambiente/prefeitura-divulga-dia-de-coleta-seletiva-por-bairro