Oficina sobre prevenção de incêndios atraiu grande público

defesacivil04 Medium

Com a presença de autoridades, representantes de órgãos de segurança e de prefeituras da região, o auditório do Centro Universitário (Uni-FACEF) recebeu grande público, nesta terça-feira 25, para assistir a Oficina Preparatória sobre Estiagens, que tratou da prevenção de incêndios no período de seca.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Serviço e Meio Ambiente. O secretário da pasta Orivaldo Donzelli esteve presente   e, em nome do prefeito Gilson de Souza, impossibilitado de comparecer por compromisso inadiável no gabinete, agradeceu a presença de todos, se dizendo feliz pela expressiva presença do público.

Depois da abertura solene, realizada por Donzelli, os trabalhos teóricos foram iniciados, com várias palestras proferidas por representantes da CEDEC/SP (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo), por integrantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros de Franca.

Ao longo da manhã, foram expostas e discutidas situações de anormalidade – que normalmente são focos de incêndios –, mostradas ações da “Operação Corta-Fogo”; funcionalidade e uso das aeronaves de combate a incêndios; componentes do Kit Estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais; entre outras ações de prevenção e combate a incêndios.

Extrapolando o tema prinicipal, foram abordadas questões sobre proteção ao Meio Ambiente, combate e prevenção ao Aedes aegypti e esclarecimentos sobre o Programa Município Verde Azul.

O período da tarde foi reservado para as atividades práticas, que aconteceram no pátio do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial de Franca. Os organizadores da Oficina entregaram aos representantes das cidades participantes os Kits de Estiagem, compostos por equipamentos básicos para equipar uma brigada de incêndio.

A presença de Franca foi marcante, com a participação de dezenas de agentes públicos, especialmente da Guarda Civil, que com muita atenção aos conteúdos transmitidos, mostraram engajamento na imprescindível prevenção para evitar problemas sérios com as potenciais ocorrências de incêndio no período de estiagem.