Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Ação Social investiga denúncias de trabalho infantil

Tamanho da letra:
913277 natal 9
                                                                                                                                                Foto: Valter Campanato / Agência Brasil 
 
     O Prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni, Ana Paula Marafiga, diretora de Proteção Social Básica e representantes dos dois Conselhos Tutelares da cidade, esteve no último sábado, 26, no cruzamento das avenidas Major Nicácio e Presidente Vargas, onde constatou uma situação perigosa e preocupante. A presença de um grupo de 12 crianças e adolescentes, com idades entre 11 e 16 anos, em situação de trabalho infantil, vendendo balas e limpando os vidros de veículos, durante o fechamento dos semáforos no local. 
     Durante a abordagem feita a esses meninos, as equipes buscaram informações sobre os motivos que os levaram até àquela situação, dificuldades vivenciadas e o que pretendiam. 
     Gislaine Liporoni, secretária da pasta, explicou que algumas crianças e adolescentes disseram que, devido ao fato de não estarem frequentando às aulas, em escolas, devido à pandemia, mesmo estando matriculados, suas famílias estavam enfrentando dificuldades financeiras e, por isso, estavam desenvolvendo aquele trabalho. Segundo a secretária, um menino de 11 anos, em poucas horas, arrecadou a quantia de R$ 80, com a venda de balas. 
     Na manhã desta segunda-feira, 28, no mesmo local, ocorreu um encontro agendado com eles e a equipe do Serviço de Abordagem Social, composta por assistente social, psicólogos e orientadores sociais, responsável pelo atendimento a moradores em situação de rua, incluindo crianças e adolescentes. 
     Durante a conversa com esse grupo foi possível identificar, que a maioria deles é residente na Região Oeste, as principais necessidades e demandas deles são de origem material e a ausência de alguns serviços próximos a suas residências.  Foram colhidas informações sobre os responsáveis, endereços e contatos. 
     A partir desta abordagem, a Secretaria de Ação Social continuará fazendo o acompanhamento diário dessas crianças e adolescentes e está organizando uma reunião para os próximos dias, com representantes do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) Centro e Moema, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e de Assistência Social, visando  discutir e debater ações mais efetivas para a retirada desses meninos em situação de rua, buscando atraí-los para ações mais socioeducativas, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos já existentes nos bairros, dentre outros projetos. 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais