Email  

Ação Social

Ação Social promove capacitação com instituições parceiras

reuniao original 

       A Secretaria de Ação Social promoveu na manhã desta quinta-feira, 30, um treinamento para os colaboradores e gestores das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e entidades parceiras do munícipio, nos programas e serviços de assistência social. O encontro foi realizado em um dos auditórios do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), com iniciativa da equipe de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial, objetivando alinhar procedimentos e adequações gerais dos Planos de Trabalho, face ao sistema informatização, recém implantado pela Prefeitura. 
      Mais de 50 representantes dessas entidades parceiras, estiveram presentes na capacitação, que teve a coordenação do professor Roberto Galassi Amaral, especialista no assunto e consultor nas áreas de Responsabilidade Social Corporativa, Projetos Sociais e Gestão para Sustentabilidade. Também como forma de compartilhar os conteúdos expostos aos profissionais, que não tiveram condições de participar, todo o treinamento foi gravado, será editado e compartilhado, junto às instituições. 
    Para Gislaine Liporoni Peres, secretária de Ação Social, esse tipo de encontro serve para agregar novos conhecimentos aos recursos tecnológicos disponíveis, para o aperfeiçoamento e clareza nas práticas adotadas, ajustes e observância do cumprimento dos Planos de Trabalho, atendendo as normas legais e exigências do Tribunal de Contas.
      A meta é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados, de modo à  garantir o  amparo das milhares de pessoas, que são atendidas pelas entidades parcerias. 

Franca anuncia inscrições para Conselheiros Tutelares

 conselho crianca original

    O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca (CMDCAF) publicou no Diário Oficial da última terça-feira, 28, a Resolução dispondo sobre as inscrições para a renovação do primeiro e segundo Conselhos Tutelares da cidade. As inscrições serão recebidas entre os dias 10 e 20 de abril, na sede do conselho, na Av. Champagnat, cujo processo de escolha será pelo voto direto, com mandato a ser cumprido a partir de janeiro de 2.024. Ao todo, são 10 vagas para a função.
    A publicação segue as diretrizes da legislação em vigor, em especial do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que estabelece  que esse processo de escolha, ocorra em data unificada em todo o território nacional. Na condição de órgãos autônomos e permanentes, essenciais para o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, os dois Conselhos existentes na cidade serão compostos cada um por 5 membros titulares e respectivos suplentes, para o quadriênio 2024-2028, cuja escolha se dará mediante o voto popular pela comunidade. 
    Após o  processo de inscrição e registro de candidaturas ao cargo, está prevista uma capacitação e aplicação de prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório, contemplando os conteúdos programáticos desde o Estatuto da Criança, redação e legislações pertinentes.
    Depois que forem homologadas e publicadas as candidaturas deferidas, da correspondente aprovação na avaliação específica, serão divulgadas as regras  da eleição. Os 10 primeiros candidatos mais votados serão considerados eleitos, ficando os seguintes, de acordo com a ordem de votação, como suplentes.
     A candidatura é individual e sem vinculação a partidos políticos, somente podendo concorrer os candidatos que preencherem os requisitos como: 
 
- Reconhecida idoneidade moral;
- Idade superior a 21 anos; 
- Possuir, no mínimo, o ensino médio completo;
- Residir no município de Franca há mais de 2 anos ininterruptos; 
- Reconhecida experiência, de no mínimo 2 anos, na área da defesa e/ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
- Estar em gozo dos direitos políticos; 
- Disponibilidade de horário para cumprimento da jornada de trabalho, inclusive plantões; 
Ter aproveitamento mínimo de 60% na prova objetiva e 60% na prova de redação. 
 
Das Inscrições 
     As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas pelo próprio candidato ou procurador, no período de 10 a 20 abril, das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Av. Champagnat, 1750, Centro, mediante  a entrega do requerimento de inscrição, acompanhado se for o caso, do original da procuração, com firma reconhecida e cópia de documento com foto do procurador, acompanhada do original, RG ou CNH ou Carteira Expedida por Órgão de Classe ou Carteira de Trabalho); cópia do CPF e do Título de Eleitor; comprovantes de estar em dia com obrigações eleitorais e militares (quando for o caso), declaração de residência no município de Franca, de no mínimo 2 anos ininterruptos, contados até a data da inscrição; atestado de antecedentes criminais; Histórico escolar; 1 foto 3x4 recente, de frente e com fundo branco; comprovação de experiência na defesa e/ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente por um período mínimo de dois anos.
     A eleição está prevista para o dia 1º de outubro deste ano, quando poderá votar todo cidadão em dia com seus direitos, com 16 anos ou mais, que tenha domicílio eleitoral na cidade, inscrito nas duas Zonas Eleitorais (46ª e 291ª). 
    O edital poderá ser consultado no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2251-28032023.pdf, página 2.

Prefeitura incrementa Projeto de Hortas Comunitárias

hortas original 

      O projeto piloto de implantação de 'Hortas Comunitárias Urbanas de Franca' funciona em uma área da Prefeitura, na Vila Gosuen, na Região Norte da cidade. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Ação Social, associada ao Programa ‘Cozinhalimento’ e Banco de Alimentos, projeto recém instalado e já em funcionamento, no Parque dos Pinhais.
     Com esse trabalho, o objetivo é expandí-lo para outras regiões da cidade, ocupando áreas e integrando a comunidade, de modo a participar com orientação técnica e acompanhamento, de todo o processo de produção, desde a sondagem das condições do solo, preparo, plantio, cultivo, colheita e distribuição.
     "Na Vila Gosuen, esse sistema já apresenta os primeiros resultados", relata a assistente social, Irene da Conceição Silva, observando que chegou a contar com 15 pessoas, definidas a partir do interesse e grau de vulnerabilidade da comunidade, aliado a logística que facilita o acesso de todos.
     O local conta com diversos canteiros de hortaliças, onde se cultiva desde verduras, como alface, rúcula, almeirão, couve, repolho, brócolis e outros vegetais, sendo cebola, cenoura, beterraba, entre outros.  As beneficiárias são as próprias pessoas envolvidas e, em caso de amior colheita, é feita a distribuição para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
      A iniciativa vem ao encontro com a articulação, que envolve o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o SISAN (Segurança Alimentar e Nutricional).
    Segundo a secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni Peres, o projeto está sendo muito bem aceito e conta com apoios importantes, da Secretaria de Agricultura, fornecendo um agrônomo com as orientações técnicas e de uma Cooperativa de Crédito, que tem auxiliado com insumos em geral, algumas ferramentas e equipamentos de proteção.
    O prefeito Alexandre Ferreira tem estimulado esse trabalho e quer levá-lo para outros bairros, pois além de aproximar as pessoas, propicia ocupação do tempo disponível numa atividade, que resulta em uma alimentação saudável para uso próprio e outras pessoas em situação de necessidade.

Práticas solidárias
    As ações do Projeto 'Horta Comunitárias Urbanas' buscam também o desenvolvimento de atividades educativas, além da produção de alimentos, estimulando o trabalho voluntário e solidário da comunidade. Para que haja um engajamento e melhores resultados, existe o monitoramento feito por equipes técnicas especializadas, que utilizam o sistema de produção agroecológico e acompanhamento da política de assistência social.
    Com as Hortas Comunitárias, a meta é fortalecer as ações do Banco de Alimentos, montado no Parque dos Trabalhadores, que tem a finalidade de adquirir, receber doações e fornecer alimentos de toda a cadeia alimentar,  incluindo frutas, verduras, legumes, tubérculos entre outros, para a população em situação de insegurança alimentar. Junto com a Secretaria de Ação Social, estão integrados nesse trabalho o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento.

Ação Social faz levantamento em 12 bairros de Franca

 

    Com o objetivo de elaborar um levantamento das demandas e necessidades de moradores, a Secretaria de Ação Social realiza nesta semana, visitas a 12 bairros de Franca. A ação vai até sexta-feira.
    No período das 8 às 12 horas, funcionários da Secretaria de Ação Social e de entidades, que atuam nos bairros irão até as casas, devidamente identificados, com crachás para averiguarem com os moradores as reais necessidades. Os bairros que serão atendidos serão Bernardino Pucci e Copacabana (Norte); Aeroporto 3 e 4, Santa Bárbara e Vila Europa (Sul); Jardins Palma e Parati (Leste); Vila São Sebastião e Chácaras São Paulo (Oeste); Ângela Rosa e Vila Chico Júlio (Centro). 
    Gislaine Liporoni Peres, secretária de Ação Social, destacou a importância da ação. “Precisamos da colaboração da população, porque a partir deste levantamento será elaborado o Plano Municipal de Assistência Social de 2023 a 2030. É muito importante que as pessoas atendam os nossos funcionários, garantindo que possamos chegar mais próximo da necessidade da população”, disse.

Ação Social inaugura Cozinhalimento e Banco de Alimentos

IMG 0846 original 

      Foram inauguradas na tarde desta sexta-feira, 17, a Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, projetos da Secretaria de Ação Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, no Parque dos Trabalhadores, que visam garantir a segurança alimentar da população.

      O evento contou com a participação da secretária da pasta, Gislaine Liporoni Peres, Sizele Rodrigues, nutricionista representante do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, membros do Conselho de Segurança Alimentar municipal e estadual, secretários municipais e vereador.

     A Cozinhalimento é um espaço equipado com orientações e cursos para o preparo de alimentos, com foco na alimentação saudável e nutritiva. Com isso, a Prefeitura de Franca poderá incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutrição sustentáveis.

      Já o Banco de Alimentos tem a finalidade de adquirir e fornecer alimentos para a população, em situação de insegurança alimentar, incluindo verduras, frutas e legumes.

      Gislaine Liporoni destacou o trabalho feito para viabilizar os projetos e a parceria com o Governo do Estado, desde a criação do Conselho de Segurança Alimentar até a montagem dos equipamentos e espaço. “Quando assumimos a pasta, tínhamos 12 mil famílias aguardando alimentos e em insegurança alimentar. A ideia foi trabalharmos nisso para resolver a questão da fome e insuficiência de alimentos saudáveis. Agora, temos uma política de segurança alimentar, saltando do emergencial para a política continuada”, disse.

      Sizele Rodrigues elogiou a iniciativa do município em se consolidar para realizar os projetos.  “Temos 306 cozinhas pelo estado e a gente considera um importante equipamento de segurança alimentar para a população.”

      Além da Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, a Ação Social também está com uma horta comunitária na Vila Gosuen, que já está garantindo alimentos à comunidade. Gislaine também anunciou e agradeceu ao FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade) pela doação de 900 cestas básicas e as 11 toneladas de alimentos doadas por uma rede de supermercados. Tudo será destinado ao Banco de Alimentos.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais