Email  

Ação Social

Eleição para conselheiros tutelares será em 1º de outubro

 Conselho Tutelar Fachada original

          O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) divulgou mais informações sobre a eleição de conselheiros tutelares em Franca.
      Há 33 candidatos na disputa pelas 20 vagas disponíveis (sendo 10 titulares e 10 suplentes) nos dois conselhos de Franca, instalados na Vila Flores e Jardim Milena. A votação ocorrerá no dia 1° de outubro, das 9 às 17 horas, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Franca, na avenida Nazira Aidar,100, Jardim Redentor.
      Podem votar todos os cidadãos inscritos na 46ª e 291ª Zonas Eleitorais de Franca. O eleitor deve apresentar, no ato, documento oficial de identidade, com foto, título de eleitor ou comprovante de votação.
      A votação ocorrerá por meio de urnas eletrônicas. Os conselheiros tutelares eleitos serão empossados em 10 de janeiro de 2024 e terão mandato de quatro anos até 9 de janeiro de 2028.
      O edital completo está disponível no link  https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2352-23082023.pdf.
 

Campeonato Inclusivo mobiliza público atendido pelos Serviços Socioassistenciais

 Campeonato Inclusivo original

     A Secretaria de Ação Social ampliou o número de atendimentos oferecidos às pessoas com deficiência.
   Neste mês,  foi promovido um Campeonato Inclusivo, através de parceria com a Fundação Espírita Judas Iscariotes, prestadora de serviços na condição de gestora das Residências Inclusivas e Terapêuticas. O Campeonato envolveu jogo da memória,  damas, dominó,  cacheta e sinuca. Todos os jogos foram acompanhados pelas equipes, garantindo, convivência, momentos de lazer e recreação, despertando em cada participante o espírito coletivo e de desenvolvimento da mente.
      Para a secretária Gislaine Liporoni, de Ação Social, foi gratificante perceber a alegria destas pessoas, com os momentos de integração que foram proporcionados, o que representa valorização da pessoa, contribuindo com o seu bem-estar e melhor qualidade de vida. Foram realizados jogos nos períodos da manhã e a tarde, com as pessoas assistidas no Lar de Ofélia, Residências Terapêutica e Inclusiva na Vila Europa e Distrito Industrial.

Núcleo Reconhecer completa 1 ano de amparo às vítimas de violência e vulnerabilidade

 Nucleo Reconhecer original

      Desde a sua inauguração, há um ano, o Núcleo Reconhecer, vinculado à Secretaria de Ação Social, já realizou mais de 560 atendimentos e orientações às pessoas em situação de violência de gênero, orientação sexual e/ou de raça, encaminhadas através dos CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Franca.
     O espaço, que funciona no bairro da Estação, garante proteção social, apoio e prevenção, promovendo a defesa dos direitos de mulheres, população negra e LGBTQIAPN+ que estão em situação de risco, decorrente das violências causadoras de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral e abandono, de todas as faixas etárias.
     Para acabar com o ciclo de violência sofrido, o núcleo traz atendimento completo, com orientações e encaminhamentos diversos para o Sistema de Garantia de Direitos. Neste um ano de atividades, 98% das ocorrências envolveram casos de violência doméstica, sendo as mulheres as principais vítimas. 
    Marina Borges, coordenadora da unidade e assistente social, afirmou que também foram registrados casos de preconceito racial e de orientação sexual. “Aqui, nós temos escuta qualificada, orientações, encaminhamentos diversos, rodas de conversa, oficinas, visitas domiciliares e acompanhamentos em equipamentos de atendimento e segurança, objetivando a superação da demanda inicial e fortalecimento das vítimas de violência”, explicou.
    Atualmente, o Reconhecer é administrado pela Associação PRO-RE-A-VI (Projeto de Restauração de Vidas), a instituição que foi classificada por meio de chamamento público, com supervisão da Secretaria de Ação Social. “O núcleo veio para reforçar a rede protetiva e mostrar às vítimas que há mais um espaço de apoio e atendimento, sendo este local de fala, de escuta e atendimento humanizado”, ressaltou Marina.
    Durante este mês de agosto, os funcionários do Núcleo Reconhecer estão realizando um circuito de ações nas escolas e também no espaço, com oficinas e trabalhos com os usuários. 
   A unidade fica na rua General Teles, 642, Estação, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Interessados em saber mais sobre o serviço podem entrar em contato pelo telefone (16) 4101-5107, que também funciona como WhatsApp.

Ação Social promove Encontro Intersetorial da Região Norte

 IMG 8184 original

     A Secretaria de Ação Social promove nesta sexta-feira, 18, das 8 às 12h, o I Encontro Multidisciplinar Intersetorial da Região Norte, que abrange uma população estimada de 110 mil habitantes, algo em torno de um terço de Franca. O intuito é reunir todos os profissionais, que atuam na área de Assistência Social de, pelo menos, três secretarias, Ação Social, Educação e Saúde e a partir da troca de informações e experiências de cada setor, alinhar procedimentos e aprimorar a articulação dos serviços, que são oferecidos à população.
    A reunião, com a coordenação da equipe técnica do CRAS Norte (Centro de Referência em Assistência Social), instalado no Parque Vicente Leporace, terá como local o Auditório da Secretaria de Saúde (Avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador). Esse tipo de encontro vem sendo realizado, periodicamente, por toda a cidade, tendo como referência as respectivas regiões. 
    O último Encontro Intersetorial aconteceu na Região Oeste, sempre com o mesmo objetivo, de melhorar a sintonia  entre os profissionais da rede intersetorial, avaliando as realidades que podem ser diferentes em cada região e a partir daí oferecer os atendimentos demandados pela população com melhor qualidade.

Guarda Civil ajuda vítima a sair de casa e romper ciclo de violência

 Violencia Mulher original

      A parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil resultou em mais uma retirada de vítima de violência doméstica. Os guardas ajudaram uma mulher de 36 anos, que era agredida pelo próprio marido, no City Petrópolis. Agora, ela está na casa de parentes e com medida protetiva. 
     O caso ocorreu na segunda-feira, 7, no City Petrópolis. O fato foi registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e a Guarda Civil fez a escolta da vítima até sua casa, para que pudesse buscar seus itens na residência e sair do ciclo de violência, enquanto o caso é investigado pela Polícia Civil, que agora procura pelo autor.
     Essa parceria entre Guarda e Polícia Civil prevê que toda mulher que tenha sido vítima de violência de qualquer natureza tenha disponível uma rede de apoio legal e psicológico, desde o registro da ocorrência até o cumprimento das medidas protetivas. 
     A Guarda Civil faz a escolta das mulheres até suas residências, para que possam retirar seus pertences. Nesses 15 dias de trabalho, três mulheres já foram amparadas e saíram das residências para uma nova vida. 
     Além das forças de segurança, a Prefeitura está participando desta ação com o Núcleo Reconhecer, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), que são órgãos especializados no atendimento às pessoas em situação de violência e vulnerabilidade.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais