Posse do novo Conselho Municipal da Pessoa Idosa será na próxima sexta-feira

idoso 3 Medium

Está programado para sexta-feira 28, a posse da nova diretoria do Comupi (Conselho Municipal da Pessoa Idosa). O evento acontece na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, na Rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro – em frente à Praça Carlos Pacheco –, a partir das 8h.

De acordo com a Secretaria de Ação Social, organizadora da cerimônia e na qual o Comupi é ligado, as eleições acontecem a cada 2 anos, que é o período do mandato de cada diretoria, sendo que este novo conselho será formado para o biênio de 2017 a 2019.

O Comupi é uma instância Colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, composto por 7 representantes dos órgãos governamentais municipais e 7 representantes da sociedade civil, totalizando 14 titulares, sendo que cada membro titular do conselho tem seu respectivo suplente. As reuniões do colegiado são mensais, realizadas na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, localizada na Avenida Champagnat, 1750, sempre na última sexta feira de cada mês, das 8h às 10h.

•      De acordo com Lígia Andrian Leal, atual presidente, entre os objetivos do Comupi estão:
  •     - Aprovar a Política Municipal da Pessoa Idosa do Município de Franca de acordo com o Estatuto do Idoso, com a Política Nacional da Pessoa Idosa e em consonância com as deliberações das Conferências;
  •     - Articular campanhas, programas e ações que informem e esclareçam a população acerca dos direitos das Pessoas Idosas, bem como projetos educativos de valorização dos mesmos;

- Acompanhar as denúncias recebidas pelo Órgão Gestor da Política de Assistência Social, relativas a toda forma de violação dos direitos das Pessoas Idosas;

- Gerenciar o Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Franca - FMPIF;

- dos CCIs (Centros de Convivência de Idosos); dos CDIs (Centros Dia de Idosos); dos CRIs (Centros de Referência dos Idosos); Acolhimentos Institucionais para Pessoas Idosas;

- Estimular, propor e opinar sobre a criação e funcionamento dos SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e outros serviços similares, que atendam as Pessoas Idosas, garantindo o restabelecimento, a manutenção e ou o fortalecimento dos vínculos familiares e sócio comunitários;

- Convocar e realizar a Conferência Municipal em processo articulado com o Órgão Gestor da Política da Assistência Social;

- Articular anualmente a Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa de Franca, conforme a Lei Municipal, dentre outros.

A secretaria de Ação Social e o Comupi convidam a todos interessados nos assuntos referentes à pessoa idosa, para participarem da cerimônia.