No último sábado, dia 9, o CRAS Sul contou com uma manhã repleta de arte, música, e poesia. O sarau com o tema “Nossas mulheres, nossa luta é todo dia”, aconteceu com o intuito de usar a arte à favor da melhoria das relações de gênero. A comunidade envolvida participou de atividades associadas às reflexões necessárias para a construção coletiva de relações mais justas e respeitosas.
Através de reuniões intersetoriais articuladas pelo CRAS Sul, que envolve não só os serviços da Assistência Social, como também serviços de Saúde, Educação e representantes da população local, surgiu a ideia do evento. Na oportunidade também aproveitou-se para realizar a entrega de medalhas para os participantes da 1ª Gincana Social que ocorreu no dia 27 de abril e reuniu todos os serviços estatais (Centro POP, CRAS Sul, CRAS Norte, CRAS Leste, CRAS Centro e CRAS Oeste, CREAS Centro e CREAS Moema).
Devido aos altos índices de violência doméstica ocorridos e notificados na Região Sul e tendo em vista a atribuição do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF (serviço exclusivo do CRAS) de combater todo tipo de violência, foram utilizados recursos culturais para fortalecer vínculos familiares e comunitários e estimular a convivência iniciaram-se os primeiros passos da proposta do evento.