A presidente da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), Milena Goulart Bernardino, participa nesta quarta-feira, a partir das 10h, de uma cerimônia virtual em que estará recebendo o Selo de Acessibilidade Digital. É um reconhecimento a transparência, conforme recomendado pela Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/2011), a qual estabelece que é dever dos órgãos e entidades públicas a divulgação de informações de interesse coletivo ou geral, no âmbito de suas competências, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).
A clareza das informações mantidas no site da Emdef (www.emdef.com.br), serviu de base para que fosse contemplada com a certificação. Além disso, os sítios precisam garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência.
Foi sob este enfoque que a Emdef adotou as providências necessárias para o atendimento da demanda, bem como procurou a certificação abalizada, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo e dos membros da Comissão Permanente de Acessibilidade, que atestaram o site, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade.
A Emdef é a primeira, dentre as instituições públicas de Franca, a receber o Selo de Acessibilidade, em seu portal eletrônico. Neste cenário, deve ser destacado que foram elevados os índices alcançados pelo seu portal no processo de certificação. “Sabemos da importância de garantir em nosso sítio eletrônico, um acesso amplo e irrestrito a toda coletividade. Acreditamos no investimento, no uso adequado e coordenado da tecnologia, porque entendemos a inclusão digital como um dos caminhos para a inclusão social”, disse Milena.
A cerimônia de entrega do Selo terá transmissão ao vivo pelas redes sociais (facebook.com/smpedsp e /inclusaosaosp), organizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da capital do Estado, a partir das 10h.
Notícias
Saúde vacina idosos acima de 90 anos contra a Covid-19
Conforme estava previsto no cronograma do Plano Municipal de Imunização, que segue as deliberações do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 8, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, exclusivamente, para as pessoas, com idade de 90 anos ou mais.
Para a vacinação, a Prefeitura disponibiliza 10 postos, sendo dois em sistema Drive Thru, que foram montados no Complexo Poliesportivo e no Franca Shopping, além das 8 Unidades Básicas de Saúde, mediante a distribuição de senhas e a apresentação dos documentos para o cadastro e comprovação de idade.
A Secretaria de Saúde estima que, este público alvo, com idade a partir de 90 anos ou mais, seja formado por 1.535 pessoas.
A vacinação, exclusiva, para esse público continua nesta terça-feira, nos mesmos postos citados, mediante a distribuição de senhas e apresentação do CPF e um documento de identificação com foto.
Lucas Souza, secretário de Saúde, fez uma avaliação positiva do trabalho que está sendo desenvolvido pelas equipes da Prefeitura para a imunização das pessoas. "As equipes da Saúde estão empenhadas e muito motivadas para vacinar a população, que está ansiosa em receber as doses. Contamos com a colaboração de todos para que aguardem e atendam o cronograma definido para cada público", explicou o secretário, alertando que atende as recomendações do Governo do Estado para aplicação da vacina.
A Prefeitura aguarda o envio de novos lotes do medicamento, bem como as recomendações que serão fornecidas para prosseguir com o Plano de Imunização. A previsão é que novas doses devam ser recebidas neste início de semana.
Prefeitura e moradores se unem para o plantio de árvores
A Prefeitura se uniu aos moradores do Jardim Piratininga, no último sábado e promoveu uma ação de cidadania, com o plantio de cerca de 130 mudas de árvores nativas produzidas e fornecidas pelo Jardim Zoobotânico e a comunidade. Uma mobilização que contagiou boa parte dos moradores do Jardim Piratininga, especialmente, aquelas pessoas que moram nas proximidades da Área de Preservação Permanente, que teve à frente a educadora Sirlene Martins Tristão Alves e o policial militar Luís Fernando da Silva, que fazem uso frequente da pista de caminhada, ali existente.
Primeiramente, eles entraram em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, expondo o plano que tinham e receberam todo o suporte. O prefeito Alexandre Ferreira disse que a cidade precisa de contribuições como essa, do envolvimento efetivo das pessoas, pois mais árvores e parques bem arborizados e cuidados, são sinônimos de melhor qualidade de vida para todos.
A Secretaria de Meio Ambiente providenciou a ajuda, fornecendo parte das mudas e auxiliando na preparação do terreno para o plantio, que reuniu diversas pessoas da comunidade nesta área verde.
Para o secretário Éder Brazão, os moradores deram uma demonstração elogiável de partilhar com o Poder Público, o papel de cuidar desses espaços, citando que a secretaria está aberta para novas iniciativas dessa natureza.
Informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3711-9440.
Primeira Chance recebe cerca de 2.200 inscrições
A procura continua sendo grande por informações e mesmo pelas inscrições para o Programa Primeira Chance da Prefeitura de Franca, que até a tarde desta segunda-feira, 8, contabilizava 2.191 candidatos confirmados a participarem do processo seletivo. O prazo para os cadastros vai até o dia 20, deste mês, sem cobrança de taxa e a inscrição deve ser feita pela internet. Para àquelas pessoas, que não têm acesso à internet, as orientações e auxílio poderão ser obtidas através da Secretaria de Ação Social e pelos 5 CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), nos bairros.
A Secretaria de Administração e Recursos Humanos está à frente da organização, através da Comissão Especial do Processo Seletivo. O programa Primeira Chance tem como público alvo, jovens na faixa entre 14 e 22 anos de idade. É importante que, antes de se inscrever, o pretendente leia com atenção e observe se atende as exigências contidas no edital. As 80 vagas do programa, serão destinadas a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou cumprimento de medidas socioeducativas, cujas famílias sejam beneficiárias de programas de transferência de renda, que estejam em situação de acolhimento institucional atendidos e encaminhados pela Secretaria de Ação Social, via CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).
A Secretaria de Administração informa que o preenchimento das vagas no processo seletivo, visa oferecer aos convocados formação em Aprendizagem e Auxiliar Administrativo, por tempo determinado pelo prazo máximo de 2 anos. Observa também que a aprovação do candidato não implica, obrigatoriamente, em sua contratação, o que dependerá das necessidades da Administração Municipal e das disponibilidades orçamentárias.
Inscrições
Para fazer a inscrição e consultar o edital, a pessoa deve acessar o link: http://selecao.franca.sp.gov.br/login, efetuar o cadastro e preencher o formulário.
Outro canal de apoio pode ser a Secretaria de Ação Social (Av. Champagnat, 1750, Centro) pelo tel. 3711-9302.
Acolhimento marca volta às aulas de forma remota
As aulas da Rede Municipal de Ensino foram iniciadas nesta segunda-feira, 8, de forma remota. O dia foi marcado pelo primeiro contato de grande parte dos estudantes com os educadores, num processo de acolhimento e reorganização dos grupos de Whatsapp, que será um dos canais utilizados para o processo de aprendizagem remoto, durante esse período em que persiste a Fase Vermelha do Plano São Paulo. A secretária municipal de Educação, Márcia Gatti, informou que nesses dois primeiros dias, o momento será de acolher, orientar e organizar os grupos de trabalho, com grande adesão de alunos e suas famílias.
Esse processo deve ter continuidade nesta terça-feira e a partir do dia seguinte, os professores vão começar a realizar as avaliações diagnósticas, que permitirão saber o nível de aprendizado e conhecimento dos estudantes. A partir desse levantamento, será montado um cronograma de trabalho, buscando a perfeita interação e o máximo de aproveitamento.
Atribuições
O processo de atribuições das aulas nestes dias 9 e 10, será destinado os educadores físicos, seguindo o mesmo sistema adotado na primeira fase, na semana passada. Nos dias 11 e 12, a atribuição ocorrerá com os educadores musicais, seguindo o mesmo formato on-line, onde o professor, organizado em grupos, acessa a rede em horários pré-estabelecidos e receberá as orientações sobre como proceder.
Plantio comunitário no Jardim Piratininga
As equipe de Meio Ambiente da Prefeitura estarão presentes na manhã deste sábado, 6, no Jardim Piratininga, participando de uma ação comunitária e de cidadania, envolvendo o plantio de dezenas de árvores em uma área verde. O local foi preparado pelas equipes municipais e as mudas foram fornecidas pelo Jardim Zoobotânico.
A partir das 8h, com a participação dos moradores e frequentadores da pista de caminhada daquele bairro, está previsto o plantio de 50 mudas de médio e grande portes de árvores nativas produzidas no Zoobotânico. Essa ação é um exemplo de plantio com gestão participativa, cujo intuito é envolver os moradores da região, onde além de contribuírem com a melhor arborização urbana, buscam obter maior comprometimento das pessoas, especialmente, aquelas empenhadas em auxiliar para a manutenção desses locais limpos e bem cuidados
O local onde ocorrerá o plantio faz frente com a avenida Vereador José Granzotti, margeando também com uma área de nascentes e preservação ambiental.
Meio Ambiente adquire equipamentos para manutenção
A Prefeitura acaba de adquirir um conjunto de máquinas e acessórios, que serão incorporados ao patrimônio e vão permitir maior celeridade nos serviços de manutenção e jardinagem feitos, rotineiramente, pela Secretaria de Meio Ambiente. Um levantamento feito pelas equipes da secretaria, indicou que os equipamentos existentes não apresentavam condições de uso, o que resultou nesta medida emergencial para a compra de roçadeiras, moto-podas e uma motoserra.
"Esse trabalho de manutenção e jardinagem vem sendo intensificado nas últimas semanas e a chegada dessas novas ferramentas, permitirá impulsionar mais os serviços", revelou o secretário Éder Brazão.
Destacou que cumpre as orientações do prefeito Alexandre Ferreira, que quer melhorar a zeladoria e garantir condições seguras de uso pela população dos espaços públicos. Portanto, esses equipamentos serão de fundamental importância para manter os locais bem cuidados.