Além das imagens e símbolos, haverá também exposição dos livros que tratam do tema carnaval no Brasil e no mundo
Além das imagens e símbolos, haverá também exposição dos livros que tratam do tema carnaval no Brasil e no mundo
Artistas e instituições que trabalham com artes e tenham interesse em participar têm prazo até o dia 7 de março para se habilitar
Depois de iniciadas na última segunda-feira, as inscrições para a EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical), com mais de 100 candidatos até esta quinta-feira, termina neste dia 9. O atendimento está sendo prestado em sua própria sede, no edifício da antiga secretaria da Educação, Av. Champagnat, 1808, centro, segundo andar, sala 42, diariamente das 7h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas no tel. 3711-9250.
A busca por informações e mesmo inscrições nos dois últimos dias cresceu e 108 inscritos estavam confirmados até a manhã dessa quinta-feira. Serão compostas quatro turmas de 25 alunos cada uma, para iniciar o semestre já neste mês e outras quatro turmas para o segundo semestre. O público-alvo são crianças na faixa de 8 a 13 anos. Portanto serão 100 vagas para começo imediato e outras 100 para o segundo semestre.
Inscrição
São oferecidas aulas nos períodos da manhã e tarde, sempre procurando atender o estudante no contraturno das aulas do ensino regular. Para efeitos da inscrição, o pai ou responsável deve levar cópia da certidão de nascimento, RG e RA do aluno. O sorteio está previsto para logo depois do Carnaval, dia 14, às 14 h, na própria Escola de Música.
O curso é gratuito e tem duração de 3 anos e meio com aulas coletivas de educação musical, violão, teclado entre outros instrumentos como viola caipira, cavaquinho, guitarra, contrabaixo e bateria. Posteriormente os alunos poderão participar de grupos como coral, percussão, camerata de violões, grupo de viola caipira, orquestra experimental, banda e grupo de samba.
O incidente com a queda da árvore deu-se no dia 27 de dezembro. As peças foram recolhidas e estão sob a guarda da Divisão de Cultura
Dando continuidade a rotina de manutenção em vias e áreas públicas da cidade, a secretaria de Serviços e Meio Ambiente esteve nesta quarta-feira, atuando em uma área fronteiriça com a Avenida Rui Barbosa, na região Oeste, onde acontece aos domingos uma feira de ambulantes. A solicitação vinha sendo feita pelos próprios comerciantes que estavam enfrentando dificuldades de acesso ao espaço em razão das chuvas.
Inicialmente as equipes da secretaria fizeram uma avaliação das condições e na manhã dessa quarta-feira, uma máquina de nivelamento entrou em ação, primeiro removendo e amontoando num local apropriado o lixo ali atirado indevidamente. Esse material logo seria recolhido por caminhões, enquanto para deixar a área em condições de uso, foi transportada terra e espalhada na área.
Esse tipo de limpeza em áreas utilizadas como depósito de lixo é feito sistematicamente, todos os dias pela secretaria. Quando se trata apenas de resíduos sólidos, de construção civil, são destinados para os aterros licenciados para receber esses materiais. Em caso de móveis e inservíveis, a destinação é feita para o antigo aterro já desativo adiante do bairro City Petrópolis.
A partir dessa semana o Programa de Suporte Respiratório domiciliar é um serviço gratuito, disponibilizado pela secretaria de Saúde e que funciona desde 2004, atendendo em média mais de mil pacientes. É composto por uma equipe de pneumologista, fisioterapeuta e técnica de enfermagem, que até a semana passada estava com sua estrutura instalada num prédio na Vila Imperador, mas agora está em novo endereço, na sede do Cerest, na rua Marechal Deodoro, 2097, centro, próximo a Escola Homero Alves.
Ele consiste no fornecimento de três tipos de aparelhos respiratórios: o concentrador de oxigênio para os pacientes que apresentam hipoxemia; CPAP para os pacientes portadores de Apneia Obstrutiva do Sono e o Bipap, para as pessoas portadoras de disfunções musculares do sistema respiratório, assim como o acompanhamento técnico e troca dos consumíveis.
Há todo um cuidado especial no manuseio e cessão desses equipamentos aos usuários e seus familiares. Ao receberem os aparelhos o paciente e cuidadores recebem uma aula do técnico responsável pela entrega, assim como conta com uma central de atendimento que funciona 24 h para dar assistência. A secretaria de Saúde mantém uma equipe que realiza visitas domiciliares e oferece consultas de acompanhamento para melhor assistir aos usuários.
De acordo com os números mais recentes, o serviço de Suporte Respiratório Domiciliar conta com 525 pacientes assistidos pelo CPAP, 410 pacientes em uso do oxigênio domiciliar e 44 em uso de BIPAP.
O funcionamento está disponível diariamente, de segunda a sexta-feira das 7 h às 16 h, no endereço já mencionado. Outras informações nos tels: 3721-9648 ou 3727-5922.
Os atletas e suas famílias foram para a quadra, onde foi feita a distribuição de aproximadamente 80 uniformes para seus respectivos jogadores