Notícias

Cursos de Cafeicultura começam segunda-feira (inscrições seguem abertas)

      Em razão da recente medida de dobrar a oferta de vagas, os dois cursos voltados a cafeicultura (classificação e certificação de café), oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Franca, em conjunto com o Sebrae, Senar e Sindicato Rural, ainda recebem inscrições e começam na próxima semana. O de classificação vai ser iniciado na segunda-feira, dia 29 e oferece 17 vagas. Até esta sexta-feira estava com 17 inscritos.

      As aulas ocorrerão no Parque Fernando Costa, durante dois dias, segunda e terça-feira. Iniciativa da secretaria de Desenvolvimento e sua Divisão de Agropecuária, esse primeiro curso tem como objetivo geral levar o aluno a conhecer o sistema de classificação do café conforme a instrução normativa 08/03 do Mapa. Tem carga horária de 16 h e um dos pré-requisitos é que o candidato tenha boas condições para o exercício da ocupação, tenha 18 anos e seja alfabetizado.

      O estudante receberá noções gerais desde a introdução, aos objetivos do Senar e Sebrae com a iniciativa, prevenção de acidentes no trabalho, cuidados ambientais e especificamente a classificação do café em todas as suas particularidades e categorias até o preenchimento final da ficha modelo de laudo de classificação, com avaliação de aproveitamento marcando a conclusão.

Certificação

      Também com os mesmos agentes parceiros, nos dias 31 deste mês e 1 de fevereiro no mesmo local ocorrerá o curso de Certificação e Competitividade. Até esta sexta-feira também com 17 inscritos. Se o número superar o limite máximo de vagas para cada turma, de 20, os pretendentes ficarão numa lista de espera.

      O objetivo básico e levar o participante a conhecer sobre os tipos de certificação e procedimentos necessários para obter o certificado. Também terá 16 h de carga horária e as mesmas condições para que o candidato de habilite, a partir de 18 anos.

      Maiores informações podem ser obtidas no tel. 3724-7080, no Parque Fernando Costa.

Vandalismo dificulta manutenção de espaços públicos

      A Prefeitura de Franca vem se deparando com uma situação cada vez mais difícil, no que diz respeito aos serviços de conservação e manutenção dos espaços públicos, por conta da contínua prática de furtos de equipamentos, fiação elétrica e práticas de vandalismo. Através da secretaria de Serviços e Meio Ambiente, o Departamento de Manutenção Elétrica contabiliza cerca de 24 mil metros de cabos de energias arrancados e levados de praças e jardins. Em dois locais isso aconteceu nas últimas semanas, em uma praça no Jardim Paulistano, região Leste, na rua Arnould Faria Junqueira, onde os responsáveis pela troca de luminárias atendendo reclamações de moradores, compareceram e depararam com luminárias arrancadas dos postes, cabos removido e furtados, entre outros estragos nos alambrados. Na área verde nos arredores da Cachoeira do Córrego Cubatão, no Jardim Consolação, situação idêntica foi diagnosticada: com o local às escuras e comparecendo ao local para substituir algumas luminárias, os técnicos depararam com as caixas de energias rompidas, a partir de buracos aberto nas laterais. Os casos tem sido levados ao conhecimento da Guarda Civil Municipal e elaborados boletins de ocorrência, porém sem eficácia prática, pois os infratores quando são identificados logo acabam em liberdade e continuam sua conduta delituosa.

     Um outro espaço público bastante utilizado, mas alvo permanente de depredações e vandalismo é o Parque ‘Zumbi dos Palmares’, na Vila Formosa, além de diversos outros equipamentos de convivência das comunidades. Uma das providências adotadas a partir desses registros, está sendo reforçar as caixas de energia com estruturas de concreto para evitar que sejam estouradas e a partir delas a fiação seja subtraída. A população dos locais alvos de furtos e danos devem acionar a Guarda Municipal, no tel. 3724-1033 ou Polícia Militar, 190, 24 h.

 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais