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Diretor do Procon Franca dá orientações sobre gorjeta

 

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     A prática em oferecer gorjeta está inserida na cultura brasileira. O Procon, órgão de defesa do consumidor, tem se deparado com muitas reclamações sobre o tema, principalmente depois da nova redação da Lei 13.419, de 13 de março último. Dessa forma, o diretor do Procon/Franca Joao Vicente Miguel, empenhado em esclarecer as dúvidas e orientar bem os consumidores, debruçou sobre a legislação e esclarece algumas dessas dúvidas.

 

     Inicialmente, observa ele, é necessário entender o que é a “gorjeta” (normalmente cobrada sobre despesas em bares, restaurantes, pousadas, hotéis e estabelecimentos similares) sob a perspectiva da nova redação. Conforme o parágrafo 3º, do artigo 457, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), dentro do que diz a nova legislação, que entrou em vigência no dia 13 de maio, gorjeta é toda e qualquer importância espontaneamente dada pelo cliente/consumidor ao empregado do estabelecimento e a nova redação tem por finalidade disciplinar a relação empregado/empregador, inclusive o rateio entre os trabalhadores da taxa adicional cobrada, normalmente de 10% sobre o valor da conta, a qual será distribuída segundo critérios de custeio e de rateio tratados em convenção, acordo coletivo de trabalho, ou assembleia geral de trabalhadores da categoria em questão.

 

     No que se refere ao Direito do Consumidor, a nova lei da gorjeta não obriga o consumidor/cliente a pagá-la, permanecendo como exercício de espontaneidade.

 

     No entanto, segundo o diretor do Procon/Franca, é que esse tipo de cobrança se tornou imposição ao consumidor. “Temos ouvido reclamações de consumidores que ao se negarem a pagar a gorjeta, sentem-se, muitas vezes, obrigados ou constrangidos pelos estabelecimentos sob o argumento de que mencionada cobrança ‘encontra-se respaldada por lei’, o que não é verdade, uma vez que tal cobrança não tem amparo legal, porém, é permitida, desde que se respeite a vontade, o direito do consumidor em pagá-la ou não.” O dirigente alerta também que o estabelecimento deve inserir de forma destacada na respectiva nota de consumo o valor cobrado a titulo de gorjeta.  

 

Vicente Miguel destaca o que diz a lei:

      “O art. 5º, inciso II, da Constituição Federal, estabelece que ‘ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei’, ou seja, respeitando o princípio da legalidade. Desta feita, valendo-se da ignorância do consumidor em relação a detalhes de ordem jurídica, os quais não são de conhecimento amplo por parte da população, o fornecedor acaba por ludibriar o consumidor/cliente no momento da apresentação da conta com o suposto pagamento da ‘gorjeta obrigatória’”. Acrescentando que “o pagamento de acréscimo pecuniário (gorjeta), em virtude da prestação de serviço, mesmo com o advento da nova Lei, possui natureza facultativa, e caracterizar sua imposição é manifesta violação ao princípio da legalidade (CF, art. 5º, II) e ao Código de Defesa do Consumidor, Lei nº. 8.078/90, artigos 6º, inc. IV; 37”

 

     O Procon/Franca mantém duas unidades na cidade, sendo a sede no Parque dos Pinhais e um escritório no centro, próximo ao restaurante Bom Prato.

     Informações e reclamações também podem ser feitas também pelo telefone (16) 3721-4757.

Prefeitura Municipal confirma leilão de veículos

 

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     A Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania confirmou para o próximo dia 23, a realização de um novo leilão de veículos, que ocorrerá no pátio Modelo no Distrito Industrial, com início às 10h. O trabalho será feito em consonância com a Superintendência Regional do DETRAN de Franca, destacando que o pregão programado será de automóveis e motocicletas que se encontram apreendidos administrativamente.

     O leilão será somente online, com realização da Sumaré Leilões, pelo site www.sumareleiloes.com.br.   Serão leiloados 13 motocicletas e 24 automóveis com direito a documentação, 121 motocicletas e 336 automóveis sem condições de uso, destinados para sucata.

     O Detran-Franca e a Secretaria de Segurança e Cidadania informam que para participar do leilão de veículos com direito a documentação, os interessados devem se cadastrar antecipadamente no site da Sumaré, enviando toda documentação requerida para validação efetiva do cadastro. Do leilão de veículos para sucata somente podem participar as firmas já credenciadas no Detran.

 

Visitação

    Os veículos que irão a leilão estarão disponíveis para averiguação no dia 22 de maio das 8h30 às 11h e das 13h às 16h e também no dia do leilão, 23 de maio, das 8h às 10h, horário de início do pregão, no Pátio Modelo, situado na Avenida Wilson Bego, 411 – Distrito Industrial – Franca/SP. Porém, só podem fazer visitas as empresas e pessoas previamente cadastradas.

    Mais informações no telefone (16) 3711-9501. 

Projeto do Governo busca garantir crédito para o combate ao Aedes aegytpi

 

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     O prefeito Gilson de Souza encaminhou essa semana, para apreciação da Câmara de Vereadores, projeto de lei em que solicita autorização para ajustes no Orçamento Fiscal deste ano, mediante crédito suplementar para continuidade do programa estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. Os recursos previstos são de até R$ 380,6 mil anuais (previsão 2017), que serão destinados a repor a verba que a prefeitura antecipa para pagamentos dos agentes de saúde que fazem parte do programa.

    Na mensagem endereçada ao presidente do Legislativo Marco Antônio Garcia, o Chefe do Executivo ressalta que o Termo de Adesão do Município ao programa estadual foi celebrado junto com a Secretaria de Estado de Saúde, conforme Lei nº 8.392, de 20 de abril de 2016, consistindo em vistorias domiciliares realizadas por 61 agentes da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município, dentre eles 5 supervisores. O intuito do programa “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti” é prevenir e orientar a população quanto aos riscos dos criadouros do mosquito, suas consequências e como combatê-los.

    Os recursos são de origem do Estado, previstos no Termo de Adesão do Município citado, sendo do conhecimento dos vereadores a importância da matéria para a saúde da população que acabam por refletir de forma positiva na Atenção Básica de Saúde, aliviando a procura das pessoas por atendimento nas UBSs e UPAs, gerando economia ao município e bem-estar aos cidadãos.

    A proposta deve ser incluída na ordem do dia 23, terça-feira, e votada na sessão ordinária da Casa Legislativa na mesma data.

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Secretaria de Serviços e Meio Ambiente alerta para prejuízo causado por descaso da população

 

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     O descaso de muitas pessoas ao destinarem lixo e objetos de toda espécie nas redes de galerias de águas fluviais continua gerando transtornos, estragos nas vias públicas e enorme prejuízo ao caixa do município. As intervenções da Prefeitura, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, no sentido de garantir vias bem conservadas e seguras é permanente, porém, diariamente, equipes são destinadas para operações de desentupimento e troca de tubulações, reconstrução de ramais, calçadas e ruas danificadas.

     Na quarta-feira 17, na Rua Alberto de Azevedo, Vila Santos Dumont (Estação), no setor Oeste da cidade, houve a necessidade de pronta mobilização em virtude de mais um rompimento de galeria, causando, em consequência, sérios estragos no asfalto na altura do cruzamento com a rua Manoel Messias. O trânsito precisou ser desviado e o local isolado, para que máquinas e trabalhadores pudessem realizar a desobstrução da galeria.

     Mais uma vez, de acordo com responsáveis pela manutenção, a causa do entupimento foi lixo jogado pela população, como pneus, peças domésticas, garrafas pet e diversos outros objetos, provocando necessidade de retirada e substituição de parte da tubulação, serviço que tem previsão de ser concluído até a sexta-feira, 19.

Secretaria de Serviços e Meio Ambiente alerta para prejuízo causado por descaso da população

 

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     O descaso de muitas pessoas ao destinarem lixo e objetos de toda espécie nas redes de galerias de águas fluviais continua gerando transtornos, estragos nas vias públicas e enorme prejuízo ao caixa do município. As intervenções da Prefeitura, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, no sentido de garantir vias bem conservadas e seguras é permanente, porém, diariamente, equipes são destinadas para operações de desentupimento e troca de tubulações, reconstrução de ramais, calçadas e ruas danificadas.

     Na quarta-feira 17, na Rua Alberto de Azevedo, Vila Santos Dumont (Estação), no setor Oeste da cidade, houve a necessidade de pronta mobilização em virtude de mais um rompimento de galeria, causando, em consequência, sérios estragos no asfalto na altura do cruzamento com a rua Manoel Messias. O trânsito precisou ser desviado e o local isolado, para que máquinas e trabalhadores pudessem realizar a desobstrução da galeria.

     Mais uma vez, de acordo com responsáveis pela manutenção, a causa do entupimento foi lixo jogado pela população, como pneus, peças domésticas, garrafas pet e diversos outros objetos, provocando necessidade de retirada e substituição de parte da tubulação, serviço que tem previsão de ser concluído até a sexta-feira, 19.

Ministério da Saúde repassa 560 mil para Prefeitura

 

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     O Ministério da Saúde destinou, no dia 15 de maio, o valor de R$ 565.730,00 para o Fundo Municipal de Saúde de Franca, verba que será destinada à Atenção Básica de Saúde. Serão atendidas 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 1 núcleo ESF (Estratégia Saúde da Família).

     Conforme discriminado no documento do Ministério da Saúde, trata-se de Recurso de Emenda Parlamentar do deputado federal Rodrigo Garcia para “AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL PERMANENTE.”

     De acordo com informações do Gabinete da Prefeitura de Franca, trata-se de repasse Fundo a Fundo – não é convênio – e a partir de agora, com o dinheiro já na conta da prefeitura, serão tomadas as providências para compra, através do processo licitatório, dos equipamentos previstos e aprovados na proposta, entre eles, computadores, impressoras, ar condicionado, cadeiras de roda, suporte para soro, detector fetal, oxímetro de pulso, ultrassom odontológico, fotopolimerizador de resinas, bebedouro, geladeira, carro de curativos, prateleiras, cadeiras, macas, entre outros materiais de suporte totalizando 660 itens, incluindo 2 veículos de passeio, de 5 lugares, no valor de R$ 40.000,00 cada um que, segundo o Secretário de Saúde Rodolfo Moraes Silva, devem ser direcionados para a Vigilância Sanitária.

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