Email  

Notícias

Regiões Leste e Sudeste recebem Arrastão da Limpeza neste sábado

DSC 5847 
 
 
No Arrastão da Limpeza, reitera a Secretaria de Meio Ambiente, não são recolhidos entulhos de construção, materiais que devem ser destinados para o local adequado, por meio das caçambas. Ao realizar essa operação, uma vez por mês, a Prefeitura objetiva facilitar o descarte de móveis e outros objetos que, muitas vezes, acabam destinados indevidamente em áreas públicas. 
 
A prática do descarte irregular é nociva a saúde pública e ao bem-estar comum das pessoas, pois além de comprometer o padrão urbanístico da cidade, atrai insetos e outros animais, facilitando também o surgimento de focos do mosquito da dengue, em razão de água armazenada nos locais. 
 
A Secretaria de Meio Ambiente lembra também, que fora os dias dos Arrastões, recolhe materiais sem utilização, gratuitamente, bastando que as pessoas liguem e agendem a recolha pelo telefone (16) 3711-9440.
 
Confira a relação dos bairros que serão atendidos: 
 
01) Vilage do Sol
02) Residencial Ana Helena
03) Residencial Chico Neca
04) Santa Giana
05) Jardim Paraty
06) Prédios do CDHU “Otávio Cilurzo”
07) Residencial São Jerônimo
08) Chácara Residencial Ana Dorothéia
09) Residencial Ana Dorothéia e Prolongamento
10) Residencial Porto dos Sonhos
11) Jardim Elisa
12) Esplanada Primo Meneguetti
13) Residencial Villagio da Colina
14) Parque Franville
15) Jardim Centenário
16) Jardim São Luiz I
17) Jardim São Luiz II
18) Residencial Freitas Diniz
19) Jardim Palestina
20) Jardim Flamboyant
21) Jardim Brasilândia
22) Jardim Paulistano I
23) Jardim Paulistano II
24) Residencial Jardim Canadá
25) Jardim Brasil
26) Jardim do Líbano
27) Jardim São Francisco
28) Jardim Panorama
29) Jardim Riviera
30) Prolongamento da Vila Aparecida
31) Jardim Palma
32) Jardim do Éden e Prolongamento
33) Residencial Rodrigo Salloun
34) Santa Mônica (Samello V)
35) Belvedere Bandeirante
36) Jardim Monte Carlo
37) Recanto Fortuna
38) Vale Belo
39) Vila Monte Verde
40) Parque dos Ypês

Prefeitura abre chamamento para a oferta de cursos da construção civil

 chamamento desenvol
     A Secretaria de Desenvolvimento abriu nesta quarta-feira, 21, o chamamento público para a seleção de empresas, visando à realização de parcerias para a execução de projetos de qualificação profissional para homens e mulheres, através do “Programa Empresa Amiga da Economia Solidária". Através dessa parceria, serão ministradas aulas práticas na área da construção civil, pelo “Projeto Mãos que Constroem”, oferecido pela Prefeitura. O edital foi publicado na edição desta quarta-feira, do Diário Oficial do Município e poderá ser conferido pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2127-21092022.pdf .
     As empresas interessadas deverão estar no segmento da construção civil, há mais de cinco anos e para participar, deverão apresentar um plano de trabalho, constando os referidos cursos, a partir desta quarta-feira, 21 até 30 de dezembro, no horário das 8 às 16h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento (Av. Flávio Rocha, 500 - Vila Exposição), em cumprimento a Lei nº 8.993/2021, que instituiu o programa, além de comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); prova de regularidade com a Fazenda Municipal da sede da Proponente, através de Certidão Negativa de Débitos de Mobiliários, carta de intenção de firmar parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Anexo I), comprovação de que os instrutores cedidos pela empresa credenciada, para ministração dos cursos operacionais, detenham expertise e formação em nível profissionalizante e/ou experiência profissional compatível com as disciplinas a serem ministradas. 
     As propostas serão julgadas pelo Comitê Avaliador, composto por membros das Secretarias de Desenvolvimento e Finanças, que emitirá parecer, analisando as perrogativas e oportunidade de cada proposta. Todos os Planos de Trabalho apresentados, que cumprirem as exigências do chamamento serão aceitos. O ajuste será celebrado, após a assinatura do Termo de Adesão.
     Caberá as empresas parceiras oferecerem cursos gratuitos de qualificação profissional nos horários e períodos pactuados, disponibilizar professores, educadores e equipe pedagógica e todos os insumos necessários para a realização do curso. Em contrapartida, poderão divulgar o curso ministrado, apresentar durante as aulas e/ou eventos, os produtos e serviços pela empresa produzidos ou comercializados. O edital prevê ainda que a pessoa interessada em empreender não está, em hipótese alguma, obrigada a adquirir produtos ou serviços, ou ainda celebrar contratos ou parcerias com a empresa ou empresário oferecedor do curso. Em razão dos objetivos do programa, fomento do ambiente de negócios fundado nos princípios da economia solidária, fica vedada a criação de cursos que tenham por objetivo único a venda dos produtos e serviços produzidos pela empresa ou empresário.
     A Secretaria de Desenvolvimento, gestora do programa, será responsável por fazer a prospecção de munícipes para o curso, além de acompanhar, fiscalizar, conferir e avaliar o trabalho. Os cursos serão ministrados em locais definidos pela Secretaria de Desenvolvimento, através do Programa "Caminho para Emprego".
     O período de vigência será de 12 meses, podendo ser prorrogável, na forma da Lei, até o limite de 60 meses. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros, nem contempla a celebração de comodato, doação de bens ou outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial.
     Os interessados poderão obter informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3711-9482.

Saúde destaca a importância do diagnóstico precoce da Sífilis

 pexels los muertos crew 8460340
      A Secretaria de Saúde, a partir de análises do crescente número de casos positivos de Sífilis e Sífilis Congênita no pós-pandemia, está promovendo uma série de ações para a prevenção e diagnóstico precoce dessa doença, por meio de suas unidades. Para este sábado, 24, com as participações da equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e Serviço de Atenção Especializada (CTA/SAE), na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 9h às 12h, os profissionais de saúde e voluntários estarão com tendas, realizando atividades relacionadas ao assunto.
     Haverá a distribuição de material educativo “Sífilis, HIV entre outas DST”; de preservativos; realização de teste rápido para Sífilis e HIV no ambulatório C.T.A (localizado na rua General Osório, 1417,  próximo ao local da concentração) e aferição de Pressão Arterial de todas as pessoas que tiverem interesse. 
 
Importância do diagnóstico precoce da Sífilis
     A Sífilis é uma doença altamente transmissível e ainda sem vacina, mas segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, com opções de  tratamento e cura. Mas alerta que para isso, no entanto, é necessário o diagnóstico precoce. É uma doença sexualmente transmissível causada pelo Treponema pallidum, capaz de infectar praticamente todos os órgãos e tecidos, provocando as mais variadas manifestações clínicas. O diagnóstico é sempre clínico-laboratorial. 
     A Sífilis e outras DSTs também têm acometido cada vez mais pessoas na terceira idade. Os números dos últimos anos atestam para essa realidade, como pode ser observado ao final. “Com a melhoria da qualidade de vida e sexual na velhice, este grupo torna-se vulnerável a estas doenças. Infelizmente essas pessoas, muitas vezes, não procuram orientação por receio do julgamento devido à idade”, alerta a secretaria de Saúde.
 
Formas de transmissão
     A transmissão da Sífilis acontece durante todas as formas de contato sexual, por meio de pequenas lesões da pele e mucosas, genitais ou extragenitais. Raramente é transmitida por transfusão sanguínea ou pela placenta. O diagnóstico é sempre clínico-laboratorial.
     Em Franca, por meio da Secretaria de Saúde, os usuários podem encontrar esse exame disponível no CTA (Centros de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atenção Especializada) - CTA/SAE. A orientação para as pessoas que tiveram contato sexual sem proteção, caso haja a manifestação de algum sintoma característico da doença, é para que procurem uma unidade para diagnóstico e tratamento adequados. 
     Os números epidemiológicos mais recentes na cidade, apontam uma evolução de pessoas contaminadas com a Sífilis, especialmente, em gestantes. Em 2020, houve o registro de 20 casos confirmados, no ano seguinte, 43 e este ano, até setembro, 45 diagnósticos positivos da doença.
     Com relação a Sífilis Congênita, a situação não é diferente, com 13 casos confirmados em 2.020, 21, no ano seguinte e 27 até este mês. Da Sífilis não especificada, os números são maiores, daí a importância dessa campanha de esclarecimento e conscientização sobre o diagnóstico prévio. Em 2020, houve o registro na cidade de 74 casos, 161 no ano seguinte e mais que o dobro até este mês em 2022, ou seja, 323 casos.

Fundo Social abre inscrições para cursos da Escola da Moda na segunda-feira

 DSC 8222
     O Fundo Social de Solidariedade anunciou nesta quarta-feira, que o período de inscrições para os cursos da Escola da Moda, foi transferido para a próxima segunda-feira, 26.
     Serão disponibilizadas 100 vagas para os cursos de 'Iniciante de Modelagem, Corte e Costura', com duas turmas, 'Modelagem, Corte e Costura Infantil', 'Iniciação e Manuseio de Máquina Industrial', além de 'Moulage e Modelagem', cujas aulas serão iniciadas em outubro, na sede do Fundo Social, com duração até janeiro do próximo ano. 
     As inscrições poderão ser feitas pelo site da Prefeitura, no link 'Caminho para o Emprego', https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml, onde o interessado deverá ter mais de 18 anos, o Ensino Médio e saber trabalhar com cálculos matemáticos. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9311.

Prefeitura recupera asfalto em trecho da Av. Dom Pedro I

 WhatsApp Image 2022 09 21 at 15.04.48 1
     A Prefeitura está recuperando um dos trechos do asfalto na Avenida Dom Pedro I, no Recanto Itambé, entre as Avenidas Dr. Hélio Palermo e Presidente Vargas, junto com a construção das guias e sarjetas em uma quadra, onde as águas das chuvas danificaram esses dispositivos. O trabalho está sendo executado, por meio da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), inclusive em sua programação de remendo asfáltico, que esteve presente nesta quarta-feira, em quatro outras regiões da cidade. 
     Para a execução dos serviços na Av. Dom Pedro I, o trânsito precisou ser desviado em uma das pistas (sentido Hélio Palermo – Cemitério Santo Agostinho), onde inicialmente foram removidos todos os ‘borrachudos’. Houve a necessidade de uma nova compactação, para que o serviço a ser executado, tenha maior durabilidade.
 
Outras regiões
     Além do Itambé, foram programados e realizados serviços no Parque dos Lima, na Av. José Marcelo Leite e na Cidade Nova, na rua José Chediak; na Santa Cruz, na rua Joaquim Pousa Araújo; na rua Amapá, na Vila Santa Rita e no Jardim Primavera, na rua Dr. Waldemar César Caleiro; na rodovia João Traficante, trecho compreendido entre a rotatória e proximidades do Jardim Palestina; na rua Ida Zero Zaninelo, no Jardim Luiza e rua Durvalino Rezende, no Jardim Alvorada.
 
Recapeamento 
     A programação de recapeamento também está sendo retomada essa semana, pela empresa responsável, a partir do Parque Progresso. Nessa região, foram recuperadas diversas ruas a partir da parte alta do bairro, entre as Avenidas Reinaldo Chioca e Paulo VI. Os serviços continuarão neste setor.
    Nas últimas semanas, pelo menos, 8 vias foram contempladas com asfalto novo. A Prefeitura está investindo recursos na ordem de R$ 12,3 milhões nessas benfeitorias, de um dos contratos mais recentes. Outros investimentos, oriundos de emendas parlamentares, foram feitos e permitiram recapear trechos das Avenidas São Vicente, Antônio Barbosa Filho, Paulino Pucci e ruas dos bairros Jardim Petráglia, do Éden, Horto, entre outros. 

Semana do Idoso homenageia personagens com Prêmio Valores da Maturidade

 idoso
     O Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUPI), com o apoio da Secretaria de Ação Social, inicia na próxima segunda-feira, 26, a Semana da Valorização da Pessoa Idosa, com o tema ‘É Preciso Saber Viver...’  Nesse período, até o dia 1º de outubro, serão debatidas e discutidas as questões que dizem respeito a pessoa idosa, seus direitos, serviços que necessita e orientações gerais para um vida saudável.
    Estão previstos encontros e atividades, que valorizem a pessoa idosa, preservando sua autonomia e garantindo oportunidades de acesso à convivência familiar, comunitária e social. É um evento aberto a todas as pessoas da comunidade e seus familiares, profissionais das mais diversas áreas, conselheiros e autoridades. A abertura está confirmada para às 14h, do dia 26, com apresentação Cultural do Coral do CCI e, logo depois, o Coral do CCI Alegria de Viver, seguido de homenagens a personalidades dedicadas a causa, com o Prêmio Valores da Maturidade de 2022. 
 
Os homenageados
     O Conselho Municipal, em sessão pública no plenário do legislativo, estará homenageando três pessoas da terceira idade com o Prêmio Valores da Maturidade. Na categoria 1, a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, beneficiada pelos programas e serviços sociais, a escolhida foi Dinar Fernandes Pereira, de 77 anos, usuária do Centro de Convivência da Fundação Judas Iscariotes, na região Leste e  José Maria de Oliveira, de  82 anos,  usuário do CCI da Saúde - Ambulatório de Geriatria da Secretaria de Saúde. Na categoria 2, pessoa idosa que atua na defesa/atendimento desse público no município, o escolhido foi Paulo Miguel Alexandre, de 83 anos, atuante na defesa da causa, fazendo parte do CCI da Saúde, Ambulatório de Geriatria do Município. 
     Conjuntamente, estão mobilizados na organização da semana, os Centros de Convivência de Idosos (CCIs), Centros Dia de Idosos (CDIs), Instituições de Acolhimento de Pessoas Idosas (ILPIs), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVs), Centro Jurídico Social da Unesp Franca, Ambulatório de Geriatria da Secretaria de Saúde, E.E. Dr. João Marciano de Almeida, Teatro Municipal José Cyrino Goulart, Teatro da Fundação Espírita Judas Iscariotes (FEJI). 
      O encerramento será dia 30, às 8h30, com o Baile da Amizade, no Salão Green Hall, na rodovia Rio Negro Solimões, próximo a Morada do Verde.

Prefeitura reúne atletas campeões dos Jogos Regionais

 WhatsApp Image 2022 09 22 at 08.59.08
     A Prefeitura de Franca irá realizar nesta quinta-feira, um encontro com atletas, técnicos e dirigentes das equipes de representação que conquistaram o título de campeões dos recentes Jogos Regionais, disputados em Franca e mais 3 Delegacias de Esportes, Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos. O encontro preparado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, ocorrerá a partir das 18h, no auditório na Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal).
     O prefeito ressaltou que o evento é um momento de um reconhecimento ao esforço de cada um ao longo das disputas e também, um incentivo para que mantenham a disciplina e dedicação aos treinamentos pois, em outubro, centenas de jovens estarão numa competição mais qualificada, que são os Jogos Abertos do Interior. Esse evento ocorrerá na cidade litorânea de São Sebastião e 280 atletas conseguiram vagas para estarem representando a cidade nessa disputa, que reunirá os melhores esportistas do Estado.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais