Notícias
Saúde segue com Campanha de Multivacinação em creches
Unesp recebe inscrições para curso de Gestão Pública para servidores na UAB
'Parque dos Trabalhadores' têm obras de drenagem concluídas
“Musica ao Alcance de Todos” encerra agenda de março neste fim de semana
Prefeitura segue com as obras do novo NGA
O novo prédio do NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), em construção no Jardim Botânico, já conta com as estruturas e primeiros blocos de alvenaria. O empreendimento, que ocupa uma área de construção com mais de 8 mil metros quadrados, fica no cruzamento da avenida Magnólia Pereira Alves com a rua Ginez Garcia Garcia.
A Secretaria de Infraestrutura, que faz o acompanhamento das obras, informou que as equipes estão trabalhando na estrutura de fundação e nos baldrames.
A nova unidade de especialidades contempla instalações modernas e funcionais, com espaços de circulação, ventilação e iluminação natural.
Os investimentos são de mais R$ 40 milhões, com parte dos recursos destinados através de emendas impositivas da Câmara Municipal, com previsão de conclusão para dois anos. Dos quatro blocos que constam no projeto, o que está com os serviços mais adiantados é o terceiro, o da Farmácia, que está com a fundação e estrutura concluídas, sendo que a parte de alvenaria está com mais de 80% dos serviços executados. A Farmácia contará com espaço e sala de espera para mais de 100 pacientes sentados.
Os demais blocos, cujo serviço de nivelamento e ajustes finais na compactação de solo, fundações e baldrames estão praticamente finalizados, serão destinados ao Ambulatório (que ficará no bloco 1), que compreende o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), Geriatria e Saúde Auditiva, com 48 salas de atendimento.
O bloco 2 será para o CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), AGAR (Ambulatório de Gestação de Alto Risco) e Ostomia/Oxigenoterapia e Saúde Mental. O quarto e último bloco contempla as áreas de especialidades médicas, com 35 consultórios para atendimento.
Outros investimentos
Somando-se ao novo NGA, a Prefeitura está investindo na construção de três novas Unidades Básicas de Saúde, todas elas em fase de conclusão, sendo no Jardim Paraty, São Domingos e City Petrópolis.
Nestas três construções, estão sendo investidos pela Prefeitura mais de R$ 7,1 milhões, de recursos próprios.
No Jardim Noêmia, em área destinada pela Prefeitura e recursos do Governo Estadual, está sendo construído o Hospital Estadual, já em fase adiantada.
Educação dobra atendimento de crianças nas aulas de Inglês
A Secretaria de Educação ampliou a grade curricular das escolas municipais com a inclusão de aulas de inglês. Este projeto, iniciado em 2023, atendia 3.750 estudantes da Educação Infantil das Fases 1 e 2, nos períodos parcial e integral. Agora, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental também estão sendo contemplados, o que significa que o atendimento quase dobrou.
De acordo com Rodrigo Souza, professor de inglês e responsável técnico pela formação de docentes da disciplina, as aulas têm despertado grande interesse nas crianças. “A intenção da Secretaria de Educação neste ano foi dar continuidade no aprendizado e passamos a atender alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Com isso, o número quase dobrou, passando para 7.100”, disse.
São 13 professores que ministram as aulas. Para alunos da Educação Infantil, de 4 e 5 anos, e do 1° ano do ensino parcial, elas acontecem uma vez por semana. Já no ensino integral são duas vezes por semana. Ao todo, as aulas de inglês são ministradas em 50 escolas.
“A ideia é dar continuidade a cada ano, de forma que os alunos que iniciaram a Fase I da Educação Infantil em 2023, tenham durante todo o ciclo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma aula de inglês por semana”, completou.
Segundo o professor, os alunos aprendem o idioma de forma lúdica, inserido em contextos que despertam a atenção e interesse da criança. “Aprender inglês na Educação Infantil faz com que os alunos percebam, desde cedo, que é possível compreender uma outra língua além do português, oferecendo base para se tornarem fluentes em outro idioma mais tarde.”