Email  

Notícias

Microchipagem identifica animais de grande porte recolhidos ao Canil

WhatsApp Image 2021 06 23 at 09.13.32 
     Os animais, de grande porte, que são recolhidos em vias e áreas públicas da cidade, encaminhados ao Canil Municipal, passam por uma inspeção para a verificação se possuem microchip e, caso não possuam é feita a aplicação do dispositivo.  
     A microchipagem de bovinos, equinos e muares possibilita a identificação e informações sobre os animais, bem como dos proprietários e responsáveis. Este serviço objetiva identificar os animais, que já passaram pela unidade e também para o controle de informações, tendo em vista que, em casos de acidentes, envolvendo esses animais, os proprietários sejam responsabilizados pelos danos registrados. Atualmente, já foram chipados 219 animais, que passaram pelo Canil Municipal. 
     Os animais recolhidos pela Prefeitura, em vias e áreas públicas, podem ser retirados pelos proprietários, no prazo de cinco dias, após a publicação do edital no Diário Oficial do Município, mediante o pagamento das taxas de estadia, cuja diária é de R$ 29,09 (uma UFESP). Os animais reincidentes pela terceira vez ou recolhidos por maus tratos permanecem no canil e são direcionados para leilão. 
 
Novo leilão
     Dois leilões foram realizados neste ano, nos meses de março e maio, com o total de 26 animais leiloados. Atualmente, estão no canil 16 animais de grande porte e destes, nove serão leiloados. 
     A Secretaria de Meio Ambiente informa que o leilão acontecerá em 7 de julho às 9h30, no Canil Municipal, localizado na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis. 
     Os interessados poderão comparecer ao local, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização das mãos. 
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3703-9389

UPA do Aeroporto retorna com o atendimento da Ala Pediátrica

DIP 3992 copiar 
     Com a redução da quantidade de pacientes atendidos pelo Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz", polo de tratamento da Covid-19, em Franca, nos últimos dias, a Ala de Pediatria da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Aeroporto, que durante 34 dias, foi utilizada como unidade de apoio e suporte para o atendimento a pacientes suspeitos da doença, retornou nesta terça-feira, 22, com as consultas e atendimentos regulares às crianças.
     No período de 14 de maio ao dia 16 de junho, a unidade teve papel fundamental para o acolhimento de 60 pacientes, que foram assistidos pelas equipes de enfermagem e médica da UPA, encaminhados pelo Pronto-Socorro "Dr. Àlvaro Azzuz", tendo em vista que a capacidade máxima da estrutura física tinha sido atingida. 
     Segundo a Secretaria de Saúde, o Pronto-Socorro chegou a contar com 60 pacientes, em observação, regulados pelo Sistema CROSS, aguardando autorização para a transferência em ambiente hospitalar.
     Durante este período de mais de um mês, na UPA do Jardim Aeroporto, 6 pacientes tiveram alta médica, possibilitando que a recuperação e o tratamento fossem concluídos em casa, junto à família.
     Lucas Souza, secretário de Saúde, destacou que a UPA foi fundamental para o fortalecimento e a ampliação do atendimento aos pacientes da doença, tendo em vista, que o pronto-socorro não tinha condições físicas para suportar a alta demanda, neste período e esse apoio foi primordial. "Só temos a agradecer as equipes de enfermagem, médica e servidores da UPA do Aeroporto, que não mediram esforços para receber os pacientes que estavam aguardando por atendimento. Os profissionais se organizaram e se superaram para o acolhimento às vítimas da Covid-19, bem como os profissionais do Pronto-Socorro 'Dr. Álvaro Azzuz' ", ressaltou o secretário.
     De acordo com a secretaria, no período de sexta-feira até esta segunda-feira, a unidade passou pelo serviço de higienização terminal dos leitos, toda a estrutura e equipamentos, com a substituição dos materiais e produtos necessários para o atendimento à população.
     A partir desta terça-feira, 22, a Ala Pediátrica da UPA do Jardim Aeroporto retomou os atendimentos de urgência e emergência de demanda espontânea para as crianças, com 2 pediatras, atendendo de segunda a sexta-feira, 24 horas por dia. Aos finais de semana, os atendimentos são prestados no Pronto-Socorro Infantil. 

Saúde prossegue vacinando pessoas com 48 anos ou mais

arte vacina 230621 
     A Secretaria de Saúde prossegue nesta quarta-feira, 23, com o atendimento para as pessoas com 48 anos ou mais, para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, em 7 postos de atendimento, sendo 5 UBS do Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1, São Sebastião e ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Luíza, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Av. Eliza Verzola Gosuen - portão 10) e o Internacional Clube (entrada pela Rua Cavalheiro Petráglia, 99), na Estação, das 07h30 às 16h. 
     A principal orientação é para que as pessoas que estejam aptas a receber a vacina, façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
 
 
1ª Dose - Profissionais de Saúde de 18 anos ou mais 
        Nesta quarta-feira, 23, continuarão sendo imunizados, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os profissionais de saúde, com 18 anos ou mais, na UBS Paulista, das 07h30 às 16h. 
 
1ª Dose- Pessoas com comorbidades, com idade de 18 ou mais
        As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, serão atendidas com a primeira dose da vacina, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h. 
        Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas); doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com IMC > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras.
            Para receber a vacina é necessária a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, laudos médicos que indiquem a deficiência ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, documento oficial com indicação da deficiência, cartão de gratuidade do transporte público ou autodeclaração na ausência de outro tipo de documento, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.
           
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas 
       Para as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto) sem comorbidades, com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta quarta-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 13h, exclusivo, para a primeira dose e das 13 às 16h, para a segunda aplicação do imunizante.  As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 2ª Dose - Para todos os públicos
       Para a aplicação exclusiva da segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Coronavac), os interessados deverão comparecer a UBS do Aeroporto 3, das 07h30 às 12h, observando a data agendada para o recebimento da segunda dose, que deve apresentar o intervalo de 28 dias entre as vacinas. Deverão apresentar o cartão comprovando a primeira dose, documento de identidade com foto e o CPF. 

Vacina Contra Influenza e Vacinas de rotina

Vacina Influenza2306 
            A vacinação contra a Gripe Influenza continua atendendo as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e professores das escolas pública e privada, incluindo também pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
            O atendimento será prestado das 7h30 às 12h, nas seguintes UBS  Santa Clara, Horto e Santa Terezinha. A orientação é para que as pessoas que receberam o imunizante contra a Covid, que levem o cartão da vacina para avaliação da data.
 
Vacinas de Rotina
 

Vacina de Rotina

 

Prefeitura assina convênio com entidade para o atendimento a crianças e adolescentes

DIP 3908 copiar 
     O Prefeito Alexandre Ferreira assinou nesta segunda-feira, 21, o Termo de Colaboração com a ADEFI  (Associação dos Deficientes Físicos de Franca), na sede da entidade, para a execução de dois serviços de proteção social especial voltados para o atendimento de crianças e adolescentes, que vivenciam situação de risco, em Franca. Participaram do ato, o presidente da entidade, José Carlos Gomes e Márcia Tomie Nakao, coordenadora, acompanhados pela secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni. 
     A ADEFI teve o plano de trabalho aprovado, durante o Chamamento Público realizado pela Secretaria de Ação Social e será responsável pela administração do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para  crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 18 anos e a implantação do Acolhimento em República para jovens, entre 18 a 21 anos.
     Para a execução dos atendimentos até o final deste ano, a entidade receberá um investimento da Prefeitura, na ordem de R$ 358,5 mil.
     O Serviço de Família Acolhedora terá uma ampliação de vagas, passando de 15 para 23 crianças e adolescentes, que são encaminhadas para o acolhimento mediante determinação judicial. Já o Acolhimento em       República para Jovens está sendo instituído e possibilitará o atendimento de 12 pessoas, em duas residências, sendo seis pessoas em cada uma, divididas entre feminino e masculino, encaminhados por meio dos CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Para a gestão dos dois serviços, a ADEFI contará com uma equipe multiprofissional, composta por coordenadora, assistentes sociais, psicológa, advogado, auxiliar administrativo e serviços gerais.

Alunos da Sala de Leitura entrevistam o prefeito Alexandre Ferreira

DIP 3922 copiar 
     Um grupo de alunos do Ensino Fundamental da EMEB Olívia Correa Costa, do Jardim Paineiras, teve uma tarde diferente nesta segunda-feira, 21.
     Por meio do Projeto Salas de Leitura, desenvolvido pelo Setor de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, alguns alunos das salas de 3º ao 5º ano, acompanhados pelos pais, avós, as professoras coordenadoras do projeto e a secretária Márcia Gatti, tiveram a oportunidade de entrevistar o prefeito Alexandre Ferreira, através de uma transmissão ao vivo, por meio do canal do Centro Municipal de Formação Continuada da Secretaria de Educação, pelo Youtube.
     Durante o bate papo de cerca de uma hora, com os estudantes, o prefeito Alexandre Ferreira falou sobre as suas formações escolar e profissional, o trabalho diário à frente da Prefeitura, o hábito da leitura e respondeu a um 'ping-pong', com perguntas sobre as suas preferências musicais, filme, time preferido, cores, comida, lugares, hobby, dentre outros.
     Alexandre Ferreira destacou a importância das Salas de Leitura nas escolas municipais, onde os alunos recebem o acompanhamento de professores capacitados, tendo a oportunidade de participarem de contação de histórias, trabalhando melhor a interpretação de textos, pontuação, a leitura correta e a produção de textos. "Ás vezes, a leitura pode não parecer interessante, mas com ela, você vai ganhando mais conhecimentos, vocabulários e ensinamentos. A leitura te leva a viajar e a conhecer vários lugares, sem sair do lugar. É uma grande experiência", declarou ele.
     Ferreira também destacou a importância das crianças se dedicarem aos estudos e a concretização dos seus sonhos, sempre com planejamento e o esforço de cada um. "Eu acredito muito no potencial dessa geração e que vocês vão capitanear a nossa sociedade, com muito conhecimento e disposição para melhorar a vida das pessoas", disse o prefeito.
     Atualmente, 37 escolas municipais contam com Salas de Leitura, com a atuação de 53 professores.
     A entrevista com o prefeito Alexandre Ferreira fará parte da segunda edição do Jornal Literário, que será apresentado no segundo semestre deste ano. O jornal produzido pelos alunos das Salas de Leitura é composto por matérias, reportagens, entrevista com uma personalidade, indicações literarárias dos alunos, passatempos, carta ao leitor, dentre outros. O primeiro exemplar, totalmente, digital, com previsão de também ser impresso, conta com uma entrevista com Márcia Gatti, secretária de Educação, produzida pelos alunos da EMEB Rubens Zumstein, do Jardim Piratininga.
     Rita Mozzeti, responsável pelo Centro Municipal de Formação Continuada, explicou que as Salas de Leitura têm feito a diferença no dia-a-dia das crianças, durante a pandemia. Mesmo com aulas remotas, os alunos têm contato direto com as professoras, por meio de contações de histórias, vídeos, poemas e produção de textos, podendo interagir com a educadora. Ela também ressaltou a importância da parceria com a família,  acompanhando de perto toda a evolução dos estudantes. 
 

Pessoas com 48 anos ou mais começam a ser imunizadas contra a Covid

arte vacina 220621  
     As pessoas com 48 anos ou mais recebem nesta terça-feira, 22, a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em 9 postos de atendimento, sendo 7 UBS, do Planalto e Progresso, com funcionamento das 07h30 às 12h e nas unidades do Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1, São Sebastião, ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Luíza, na Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Av. Eliza Verzola Gosuen - portão 10) e no Internacional Clube (entrada pela Rua Cavalheiro Petráglia, 99), na Estação, das 07h30 às 16h. 
     A principal orientação é para que as pessoas que estejam aptas a receber a vacina, façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
 
 
1ª Dose - Profissionais de Saúde de 18 anos ou mais 
  Nesta terça-feira, 22, continuarão sendo imunizados, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os profissionais de saúde, com 18 anos ou mais, na UBS Paulista, das 07h30 às 16h. 
 

 

 
1ª Dose- Pessoas com comorbidades, com idade de 18 ou mais
        As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, serão atendidas com a primeira dose da vacina, na UBS Guanabara, das 07h30 às 16h. 
        Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas); doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com IMC > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras.
            Para receber a vacina é necessária a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, laudos médicos que indiquem a deficiência ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, documento oficial com indicação da deficiência, cartão de gratuidade do transporte público ou autodeclaração na ausência de outro tipo de documento, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.
           

 

1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas 
        Para as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto) sem comorbidades, com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta terça-feira, 22, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 13h, exclusivo, para a primeira dose e das 13 às 16h, para a segunda aplicação do imunizante.  As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 

 

 2ª Dose - Para todos os públicos
        Para a aplicação exclusiva da segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Astrazeneca), os interessados deverão comparecer a UBS do Aeroporto 3, das 07h30 às 12h, observando a data agendada para o recebimento da segunda dose, que deve apresentar o intervalo de 12 semanas entre as vacinas. Deverão apresentar o cartão comprovando a primeira dose, documento de identidade com foto e o CPF. 
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais