A medida foi tomada pela Prefeitura e implementada nesta sexta-feira, primeiramente com a construção da lombofaixa sobre a pista que faz sentido bairro, nas imediações de um supermercado e logo depois do meio dia na pista de sentido único
A medida foi tomada pela Prefeitura e implementada nesta sexta-feira, primeiramente com a construção da lombofaixa sobre a pista que faz sentido bairro, nas imediações de um supermercado e logo depois do meio dia na pista de sentido único
Os Centros Digitais fazem parte de um projeto da Prefeitura de Franca que oferece gratuitamente cursos de informática para iniciantes, cujo plano é levá-los para outros bairros
Com o slogan “Drogas: como agir para prevenir?” , estão abertas as inscrições para o “I Concurso Cultural de Prevenção às Drogas”, promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas de Franca. A iniciativa está sendo realizada e aberta para todas as escolas Particulares, Municipais e Estaduais do Município de Franca.
O período de produções está valendo, começou no 7 deste mês e segue até o dia 15 de junho próximo, consistindo ao final, na premiação de 3 (três) participantes que obtiverem as melhores produções, de acordo com o parecer da Comissão Julgadora. Os alunos participantes deverão considerar para todas as categorias o Tema proposto: “Drogas: Como agir para prevenir?”
Os organizadores enfatizam que é sabido que a cada dia o consumo de drogas cresce consideravelmente, tornando-se um dos principais problemas de saúde pública, bem como de ordem social, o que compromete o futuro de uma nação, entretanto, é um assunto delicado e que merece atenção. Assim, faz-se necessário trazer elementos que contribuam para a reflexão de toda a comunidade escolar e, consequentemente, auxiliar nossas crianças e adolescentes nesse aspecto. É importante considerar a prevenção como o caminho para evitar o uso e o consumo abusivo de drogas, trazendo à tona os problemas e as consequências quanto ao uso dessas substâncias.
O objetivo do concurso é estimular e subsidiar a implementação de ações de prevenção ao uso de drogas e promover a reflexão sobre esta temática nas escolas. Junto com a Prefeitura, participam Delegacia de Ensino, ACIF e secretaria da Educação e as inscrições devem ser feitas nas próprias escolas, onde será feita a primeira pre-seleção. Confira a seguir mais informações no regulamento e cronograma para o trabalho nas escolas públicas e particulares:
REGULAMENTO
O concurso terá 3 (três) categorias:
1ª. Tirinhas: escolher 01 (uma) Tirinha que poderá ser usada na campanha de Mobilização Social na prevenção e combate as drogas em 2019;
2ª. Redação – Texto Informativo: escolher 1 (um) Texto Informativo com o Tema: “Drogas: como agir para prevenir?”.
3ª. Redação: Texto dissertativo-argumentativo: escolher 1 (um) texto do gênero dissertativo-argumentativo com o tema: “Drogas: Como agir para prevenir? ”.
1. Critério de Participação
1ª Categoria “Tirinha”
Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município de Franca-SP.
2ª Categoria “Produção de Texto informativo”
Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município de Franca – SP.
3ª Categoria “Produção de Texto dissertativo-argumentativo”
Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados na 1ª série do Ensino Médio das redes pública e particular de ensino do município de Franca-SP.
1.1. Cada aluno poderá ter uma única participação e não serão aceitas participações com mais de um autor.
1.2. Cada unidade escolar realizará um concurso interno e selecionará 3 (Três) produções para cada categoria que deverão ser enviadas à Diretoria de Ensino de Franca até o dia 15 de junho de 2018.
2. Normas Gerais
2.1. Os trabalhos deverão ser inéditos e elaborados em sala de aula. Os trabalhos não poderão ter sido inscritos em outros concursos, retirados de internet, livros, revistas, catálogos, folhetos etc. Em caso de infração deste tópico, a responsabilidade será do autor e responsável legal.
2.2. Para a Categoria “Tirinha”: As tirinhas deverão conter de 03 (três) a 04 (quatro) quadrinhos, não ultrapassando os limites de uma folha A4. Para esta categoria as produções serão avaliadas seguindo os seguintes critérios: Humor; Originalidade; Clareza da tirinha; Adequação ao tema e Acabamento da arte.
Observação:
- Atentar para que o conteúdo da produção não seja agressivo;
-Tem que ser uma tirinha. Pode ou não ter diálogos;
- Adequar-se ao tema proposto;
- A participação tem de ser de produção (autoria) própria;
- Receberá nota zero (desclassificação) qualquer envio das situações expressas a seguir:
- Não for tirinha;
- Fugir ao tema ou não atender ao tipo humorístico;
- Possuir humor negro;
- For plagiada (seja ela cópia total ou parcial);
- Possuir conteúdos impróprios.
2.3. Para a Categoria “ Texto informativo”: Os textos informativos tem o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos. Isto é o que acontecem em reportagens de revistas e jornais, verbetes de dicionários e enciclopédias, artigos de divulgação científica e livros didáticos.
A maioria dos leitores quando tem em mãos um texto informativo tem a expectativa de aprender alguma coisa com a leitura. Incluímos neste tipo de textos todos os compreendidos no jornalismo: jornais, revistas, folhetos, com suas diferentes variedades (notícias, reportagens, artigos diversos, anúncios etc.). Incluímos também a correspondência, embora possa haver cartas que se encaixariam melhor num modelo literário. No entanto, a maior parte de correspondência que recebemos e enviamos tem como finalidade informar algo concreto.
Características de um texto informativo:
Função: Conhecer ou transmitir explicações e informações de caráter geral.
Seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema, sem maior aprofundamento.
Conteúdo: Muito diverso, em função do tema (notícias, anúncios, cartas etc.).
Formato: Texto em prosa, com características específicas de cada modelo.
2.4. Para a Categoria “Texto dissertativo-argumentativo”: Este tipo de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, à medida que é dissertativo; bem como seu objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo.
As etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:
Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).
Opinião: A opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação, por isso é importante buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado.
Enquanto sede dos 35º Jogos Abertos da Juventude, que estarão sendo realizados entre os dias 26 deste mês a 2 de junho, com organização conjunta da Prefeitura com a secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, é aguardado para este final de semana a confirmação das modalidades classificadas. Em diversas delegacias regionais de esportes, inclusive de Franca, estão previstos jogos no sábado e a partir desses resultados será possível quantificar as modalidades e o número de atletas presentes na competição.
Com abertura solene programada para o ginásio "Demétrio Soares", no Champagnat, na noite do dia 26, a Prefeitura e o Estado estão empenhados nos preparativos internos, com reparos e ajustes nas instalações, visitas nos estabelecimentos que servirão de alojamento e praças esportivas. São necessárias adequações nos sistemas hidráulicos (especialmente a instalação de chuveiros) e elétrico para que todos tenham as condições adequadas de acomodação.
Sérgio Baia, da Divisão de Cultura e presidente do Comitê Dirigente, observa que na Prefeitura diversas frentes estão empenhadas, com a participação efetiva também da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), para que Franca realize uma festa completa. O Congresso Técnico, em que os participantes conhecerão a tabela e os primeiros jogos está previsto para o dia 25 deste mês, no auditório da secretaria municipal da Educação, no Parque Francal.
Na oportunidade a secretaria de Desenvolvimento apresentou o projeto “Sabores da Colheita”, para comemorar a colheita de café em Franca, com oportunidade para que as pessoas conheçam todo o processo, do plantio ao cultivo, colheita e processamento da bebida
Trata-se de uma competição entre cidades na qual vence aquela que colocar o maior número de pessoas para se mexer, seja para melhorar a saúde física como também a mental
O apelo que aproveitam para fazer, é que os moradores dessa região colaborem, separando desde já roupas, cobertores, sapatos e outros produtos próprios do inverno e façam a doação