Notícias

Secretaria de Desenvolvimento realiza curso de Apicultura

 

apicultura Medium

     A Divisão de Agronegócios da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Franca irá realizar, entre os dias 14 a 18 de agosto, a segunda edição do curso de Apicultura – a primeira aconteceu no mês de Março.  Parceria entre a Prefeitura, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sindicato Rural de Franca, o curso de Apicultura foi ampliado neste governo para duas edições, atendendo assim o dobro de interessados em adquirir conhecimentos sobre importante área de geração de renda.

    As responsabilidades entre as instituições parceiras são assim distribuídas: a Prefeitura fornece o local e infraestrutura (mesas, cadeiras, internet etc) e as 15 colônias de abelhas que são mantidas especialmente para o curso. O Senar fornece o instrutor (Leandro Faleiros de Ribeirão Preto) e as apostilas com o conteúdo teórico, e o Sindicato fornece a logística e compra de materiais necessários para a realização do treinamento, cujas aulas teóricas são ministradas no Parque Fernando Costa.

    As inscrições já estão abertas, são gratuitas, e podem ser feitas pelos fones 3724 7080 – 3711 9483, ou diretamente na Divisão de Agronegócios da Secretaria de Desenvolvimento, localizada no Parque Fernando Costa. O prazo se encerra no dia 3 de agosto, mesmo dia em que acontece a Aula Inaugural de Sensibilização, às 15h, também no Parque Fernando Costa – nesta aula se explica como se dará e o que será abordado no curso, oportunidade para que os inscritos confirmem o interesse na capacitação.  

    De acordo com Célio Augusto Pereira Rodrigues, biólogo concursado da prefeitura de Franca, em virtude das aulas práticas, durante as quais os alunos mantem contato com as abelhas, as vagas foram limitadas a 16 pessoas por módulo, o que soma 32 alunos atendidos no ano.  

    Ainda segundo informações de Célio Augusto, as abelhas da prefeitura utilizadas no curso são as africanizadas, espécie oriunda do cruzamento das abelhas africanas - que chegaram ao Brasil no final da década de 1950 e são mais agressivas - com as abelhas europeias, que são mais amistosas e foram introduzidas no Brasil através dos jesuítas portugueses no período da colonização. Segundo o biólogo, a vantagem das abelhas africanas é que elas são mais produtivas e resistentes a doenças do que as europeias e o cruzamento entre elas resultou num meio termo vantajoso, envolvendo boas produção e resistência com menor agressividade. Embora menos agressivas, as abelhas africanizadas possuem ferrão e podem sim atacar, principalmente se provocadas. Dessa forma, vários cuidados e protocolos de segurança devem ser seguidos no manuseio das colônias, incluindo a instalação das colmeias em distância segura de casas, animais domésticos e áreas urbanas.

    Apaixonado pelo que faz e pela vida social destas incríveis produtoras de mel, Célio lembra da importância das abelhas na polinização de pomares e melhoria na qualidade das frutas, destacando que culturas como maçã, pera, melão e abóbora não vingam se não houver a polinização realizada por elas.

    Mais informações podem ser obtidas pelos fones 3724 7080 ou 3711 9483.

Secretaria de Serviços e Meio Ambiente faz manutenção no Centro

 

poda Medium

     Terá início na manhã da quinta-feira 22, os trabalhos de manutenção na praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade, mais especificamente no piso do local, que apresenta algumas depressões.

     Essa ação faz parte de vários serviços diários realizados pela secretaria, envolvendo limpeza de áreas públicas, programa Mutirão da Limpeza, que recolhe inservíveis, reforma e manutenção dos canais dos córregos, manutenção em praças, podas de árvores e corte de grama, entre tantas outras ações de grande alcance e significado para uma vida digna da população.

     Outra frente de trabalho será enviada para a Praça dos Anjicos nos próximos dias, atendendo pedido de moradores do entorno. O local teve limpeza realizada no dia 12 de junho mas já apresenta muita sujeira e lixo esparramado, por isso, a Secretária de Serviços e Meio Ambiente solicita para a população que contribua com a cidade e evite jogar lixo em áreas públicas.

     O Jardim Zoobotânico também está sendo atendido pela secretaria que faz a manutenção do local, deixando-o em condições de receber o grande número de pessoas que visitam o lugar.

     Rosaura reconhece que muito tem ainda por fazer, pois a cidade não para e a manutenção e cuidados também não podem parar, porém, não à toa, Franca foi considerada recentemente a 5ª melhor cidade para se viver no Brasil. 

Estratégia Saúde da Família do Jardim Palma realiza Bingo Junino da Saúde

 

BingodaSaúde04 Medium

     O núcleo ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jardim Palma realizou no quarta-feira 21, o Bingo Junino da Saúde, com objetivo de estimular a capacidade e convívio social; a concentração, desinibição e tomada de decisão, proporcionando assim fatores que melhoram a qualidade de vida sobre todos os aspectos: físico, social, psíquico e espiritual.

     Segundo a enfermeira do ESF Palma, Alessandra Aparecida Neto da Silva, mensalmente é realizada uma atividade com estes objetivos e, este mês, aproveitando as tradicionais festas juninas, a instituição optou por fomentar esta cultura popular. Aproveitou-se ainda a oportunidade para tratar de temas importantes de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como público-alvo idosos, crianças e usuários com transtornos emocionais.

     Além da realização do bingo, cujas pedras foram cantadas pelos próprios usuários, foram servidas comidas típicas e refrigerantes. A festa, que ocorreu num ambiente de alegria e descontração, contou com a participação ativa e colaboração dos moradores do bairro e usuários do núcleo e também com a pronta adesão e entusiasmo dos funcionários da ESF – Palma, que passaram importantes orientações sobre saúde preventiva aos presentes.

     De acordo com Alessandra, o evento foi um grande sucesso, atingindo de maneira concreta seus objetivos, concomitantemente aos objetivos da Atenção Básica de Saúde do município.

Vem aí a 1ª Corrida Kids da Prefeitura de Franca

 

FotoCorridaKids

     A FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Cultura de Franca), através da sua Divisão de Esportes, realiza no próximo dia 22 de junho, às 16h, a 1ª Corrida Kids da Prefeitura de Franca, dentro do Circuito Municipal de Corridas de Rua.

     A competição acontece na pista principal do Poliesportivo e as inscrições são gratuitas.

    Confira abaixo as distâncias de acordo com a faixa etária das crianças:

 

IDADE

DISTÂNCIA

5 e 6 anos

50 m

7 e 8 anos

100 m

9 e 10 anos

200 m

11 e 12 anos

300 m

 

Haverá entrega de medalhas e brindes. A Divisão de Esportes da FEAC informa que as inscrições são limitadas e estão quase no fim.

Mais informações no fone (16) 3723 9500  - Participe! 

Emdef em ação por toda a cidade

 

recapeamento01 Medium

     Após o feriado prolongado, a EMDEF (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca) continua a executar as atividades que beneficiam o cidadão francano, começando pelos remendos asfálticos que estão sendo executados em 8 bairros, entre eles, Jardim Califórnia, Jardim Seminário, Vila São Sebastião, Vila Santos Dumont, Jardim Samello Woods, Jardim Aeroporto I, Vila Chico Júlio e no Centro, com 5 equipes trabalhando simultaneamente.

     Com a realização de um trabalho permanente no Terminal Ayrton Senna, a empresa presta esclarecimentos ao público sobre os serviços de Vans Adaptadas e realiza a fiscalização dos trajetos e horários dos ônibus, visando melhorias na logística do transporte coletivo com benefícios diretos aos usuários.

     No Aterro Sanitário, os trabalhos de recebimento de resíduos domésticos e industriais, compactação e cobertura também estão em andamento.

     Durante essa semana, a EMDEF continua com o serviço de demarcação de redes do Conjunto Copacabana e as pinturas de sinalização de solo das ruas Carmem Irene Batista, Nicola Alliprandini, Monsenhor Rosa, Alaíde Rodrigues Chagas, Luiz Orione e nas avenidas Doutor Abrahão Brickman, São Vicente e Frei Germano.

     Para mais informações e serviços ligue: 3707 1300, ou envie seu e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Secretaria de Saúde e CVV lançam campanha pela vida

 

     A Secretaria de Saúde de Franca e o CVV (Centro de Valorização da Vida), lançam no dia 21, quarta-feira, importante campanha denominada “Franca, unida pela vida.”, que trata de conscientização sobre os riscos a que estão expostos muitos cidadãos ao impulso de se pôr fim à própria vida.

     Franca é reconhecida como uma das cidades que possuem melhor qualidade de vida, mas, infelizmente, também figura como uma cidade com alto índice de suicídios.

     No mundo, conforme alerta a campanha, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, e no ano de 2012 foram cometidos mais de 800 mil suicídios, um número alarmante de quase um milhão de pessoas. É muita gente!

     A pergunta que se faz, quase automática perante um suicídio é: porquê? Praticamente, as respostas, por mais que se tenha um diagnóstico médico de depressão, desequilíbrio, uso de drogas etc, não traduzem a frieza e desespero do ato, uma vez que, quem não convive com suicidas em potencial ou nunca pensou em tirar a própria vida, não consegue compreender a atitude extrema.

     Falta de Deus? Problemas conjugais e ou financeiros? Depressão? São várias as vertentes levantadas para tentar dar guarida a uma ação sem respostas simples. De qualquer modo, é necessário sim fazer algo para minimizar este grave problema.

     Em muitos casos de suicídio, o que se vê após o ato são familiares e amigos desolados se perguntando: “como eu não percebi?”, “porque eu não fiquei mais atento aos sinais?” E outras cobranças internas que corroem o coração e a alma.

     Portanto, é extremamente louvável a adesão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Franca a esta importante campanha. E será também extremamente importante que cada um assuma o protagonismo de apoiar esse esforço, contribuindo na divulgação e, sobretudo, na observância de si mesmo e de seus familiares e amigos próximos para que se possa dar e buscar ajuda em caso de necessidade, dando fim não à vida, que é o bem mais precioso que se tem, mas sim ao triste, lamentável e extremo impulso de se dar fim à própria vida. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais