Email  

Notícias

Servidores da Educação se reúnem após premiação a nível estadual

 Educacao servidores original

       O prefeito Alexandre Ferreira participou de um encontro com servidores de carreiras da Educação Municipal para ouví-los e compartilhar o prêmio recebido pela Rede Municipal de Ensino, devido aos resultados obtidos na alfabetização de crianças na idade certa.
      A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Educação. Participaram do encontro diretores, professores, merendeiras, coordenadores pedagógicos, pedagogos, inspetores, supervisores, orientadores educacionais, professores de salas de leitura, assistentes sociais, psicólogos, monitores e professores da educação especial.
      O prefeito falou sobre como foi a premiação PAR (Programa Alfabetização Responsável) e agradeceu a quem se empenha todos os dias para oferecer alfabetização e qualidade de ensino a todos. Ele fez alusão aos times de basquete e a importância de cada um fazer sua parte. “Nosso trabalho é uma resposta. Nosso time dá liga, tem muito a oferecer a nossas crianças, e o prêmio é prova disso. Somos um time”, destacou Alexandre.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, ressaltou a importância do trabalho de todos os servidores da pasta. “O processo ensino-aprendizagem é feito a muitas mãos e culmina nas boas intervenções, situações didáticas e boa relação entre professor/aluno”, disse. A secretária também agradeceu a todos que fazem a diferença na vida das crianças e suas famílias.
O prêmio
      Franca foi uma das oito cidades de todo o estado de São Paulo a conquistar o Prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável), que considera o desempenho no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o nível socioeconômico do município.
      A cidade ganhou um espaço maker completo, em regime de comodato, e suporte de um instrutor do Sesi-SP. Trata-se de um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas, equipado com máquinas e recursos do mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetos, ampliando as experiências de aprendizagem multidisciplinares e interdisciplinares. O laboratório garantirá que os estudantes materializem suas ideias, desenvolvam a criatividade e o espírito colaborativo.

Prefeitura homologa licitação para revitalização das praças do Centro

 Pracas no centro original

          Foi publicado nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial, o edital de homologação da licitação para a execução das obras de revitalização geral nas praças Nossa Senhora da Conceição e Barão, envolvendo recursos conveniados com o Governo do Estado de São Paulo.
      As duas praças estão localizadas entre as ruas Monsenhor Rosa, Major Claudiano, Do Comércio, Marechal Deodoro, General Teles, Voluntários da Franca e Saldanha Marinho.  Pela publicação fica homologada e adjudicada a proposta da empresa, que se apresentou no certame, pelo valor de R$ 2.423.118,56.
      O projeto de revitalização contempla o alargamento de corredores, remanejamento de canteiros e jardins, objetivando ampliar os espaços de circulação, tornando o ambiente mais acolhedor. Mais de 360 bancos serão instalados, com a substituição de alguns nas duas praças, bem como 47 lixeiras em concreto e madeira vazados, bebedouros de água e um bicicletário, projetado para a Praça Barão, fazendo frente para o calçadão da rua Marechal Deodoro, além dos serviços de acessibilidade, com piso tátil e rampas.
      A Secretaria de Infraestrutura será a responsável pelo acompanhamento, com previsão de início dos serviços, em breve, que será feito por etapas.

Circuito Sesc neste domingo traz várias atrações na praça central

 Sesc original

        As pessoas que gostam de apreciar uma música, ouvir histórias, assistir teatro, circo e dança, têm uma boa opção neste domingo, a partir das 15h, na praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, com o Circuito Sesc de Artes. Contando com o apoio da Prefeitura e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), estão confirmadas diversas apresentações. Esse projeto está percorrendo 123 municípios do Estado de São Paulo, levando arte em suas múltiplas formas, gratuitamente, à população. O evento deverá se estender até às 19h.
      Dentre os atrativos previstos, está a presença do DJ Shareid, do Coletivo Tutu (SP), que apresenta o resultado de mais de 20 anos de pesquisas musicais em uma seleção combinando sons brasileiros, soul e funk, em meio a muita influência de ritmos latinos.
      'Semeando Histórias Indígenas – Povo Guarani’ é outro quadro, com as presenças de Anélita Núñez, Jeff Nefferkturu e Gabriela Núñez, com mediação de leitura, incluindo narrativas do povo guarani, aliado a histórias sobre o surgimento de brincadeiras e jogos populares. Buscam a interação com o público, fazendo desenho e, com isso, expandindo as referências sobre os povos originários e conscientização contra o racismo.
      A Festa das Flores, com Cosmic Dance Brasil (SP), é uma encenação  retratando a história do povo das flores, interpretada por atores que rumam em direção ao ‘centro da terra’ para fortificar as raízes e revitalizar sua seiva com descontração, movimentos e música ao vivo. Na mesma programação, a arte circense também poderá ser contemplada com ‘Circo Secreto', da Cia. Mevitevendo, um quadro com música, máscara e bonecos, onde os atores Cleber Laguna e Márcia Fernandes prestam homenagem ao universo do circo. Apresentam também, uma intervenção ambulante sem palavras, inspirada na atmosfera dos sonhos.
      O avanço da tecnologia estará no Circuito, com Dá Jogo! Jogos Digitais e Analógicos, Game Arte e Máquina Tudo. Trata-se de um diálogo entre jogos físicos e digitais, onde a atividade combina desafios criados por dois coletivos, apresentando narrativas afrofuturistas que percorrem memórias negras ancestrais. Uma das vivências do Máquina Tudo propõe disputas que requerem velocidade, estratégia e precisão.
      Fechando o roteiro do Circuito das Artes de domingo, o público terá música com ‘Maiador’, da Cia Delá Praká (RJ), com baião e samba de roda embalando as acrobacias, números de equilíbrio e movimentos de capoeira, entre outros atrativos inspirados na cultura regional brasileiras. Em duplas, as sequências exibem sincronia e evocam a atmosfera de acolhimento, típica do ‘Maiador’, um lugar de amparo e descanso para o gado na zona rural do Nordeste, especialmente, na Bahia.

Audiência Pública de Assistência Social acontece na quarta

 CAMARA original

          A Secretaria de Ação Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social, programou para a próxima quarta-feira, 22, uma Audiência Pública, a partir das 8h, no plenário da Câmara Municipal, no bairro São José. Este encontro, que é aberto à comunidade e segmentos envolvidos, reunirá entidades ou organizações de Assistência Social inscritas, bem como as que oferecem serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, com o objetivo de efetivar a apresentação dessas ações à comunidade, possibilitando a troca de experiências e realçando a atuação da rede socioassistencial e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
      A programação será aberta com apresentação cultural e, posteriormente, ocorrerá a primeira exposição pelo conselho. Os trabalhos prosseguirão a partir das 9h, com a demonstração da Rede de Serviços  de Proteção Social Básica e da rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Depois, as equipes farão a apresentação das ações de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos, além da apresentação dos serviços de Apoio à Gestão do SUAS (Vigilância Socioassistencial e CadÚnico).
      Entre 11 e 11h30,  o espaço será reservado para debate com os presentes e esclarecimentos de dúvidas.

FEAC reabre inscrições para Corrida ‘Rumo aos 200 Anos’

 200 anos original

          O Circuito Corrida 'Rumo aos 200 anos', idealizada pela Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), reabriu as inscrições para a primeira etapa, com mais 200 vagas. Agora, serão 600 participantes da fase inicial de comemorações, prevista para o próximo dia 26. A inscrição é gratuita e dará a cada corredor, um chip de participação e medalhas. Para se inscrever, basta acessar o link: https://duoticket.com.br/evento/2442/Circuito-200-anos e preencher o formulário.  
      Este Circuito de Corrida 'Rumo aos 200 anos’ marca o início das comemorações de dois séculos de emancipação política de Franca, em 2024. Serão realizadas outras duas etapas, sendo a segunda etapa no dia 3 de março e a terceira, em 30 de junho de 2024, tendo como locais os Parques Fernando Costa e dos Trabalhadores, localizados na Vila Exposição e no Parque dos Pinhais.

Meio Ambiente intensifica serviços de limpeza no Centro

 Limpeza centro not original

          Nesta semana, a Secretaria do Meio Ambiente intensificou a limpeza, com a higienização dos calçadões das praças centrais e bancos. As ações foram realizadas no período noturno, com caminhões e aspersores de alta pressão. Após a limpeza geral e revitalização, a Fonte Luminosa foi acionada na tarde desta sexta-feira, 17.
      Hoje, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) inicia a partir das 17h30, a programação de Natal, na Concha Acústica da Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Estão previstas apresentações da dupla Vitor & Eduardo e a Orquestra Sinfônica, sob a regência do maestro Nazir Bittar.

Ecoponto do Jardim Portinari é inaugurado

 Ecoponto portinari inauguracao original

         A Prefeitura de Franca inaugurou nesta quinta-feira, 16, mais um ponto de descarte gratuito de materiais, contribuindo para a qualidade ambiental e bem-estar da população. Trata-se do Ecoponto do Jardim Portinari, na Região Norte da cidade.
      O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Éverton de Paula, vice-prefeito, do secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia e de vereadores. O Ecoponto permite o recebimento de resíduos de construção civil (até 1 m³ por pessoa), recicláveis e inservíveis. Por outro lado, não recebe resíduos orgânicos; serviços de saúde; industriais; resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.
      O local será administrado pela Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Franca e Região (Cooperfran), que tem o papel de recepcionar os munícipes no momento do descarte, de forma a orientá-los sobre qual material pode ser recebido e em qual recipiente o resíduo deverá ser descartado.
      Além do Ecoponto do Portinari, a Prefeitura de Franca já inaugurou, em abril deste ano, o do City Petrópolis, e tem outros dois ecopontos em construção, localizados no Jardim Luíza e Parque das Esmeraldas. O último será inaugurado nos próximos dias.
      Há, ainda, previsão de implantação de outros quatro ecopontos pela cidade. Eles serão construídos para evitar descartes irregulares de resíduos em locais inadequados, como terrenos baldios, áreas de preservação permanente e canteiros de ruas dessas regiões.
      O Ecoponto do Portinari funcionará de segunda a sábado das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 8 às 14 horas, na avenida Hotto Paiva, quadra 34.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais