Tradicionais e já incorporadas ao folclore regional, as 'Cavalhadas de Franca' serão realizadas nos dias 5 e 6 de agosto, tendo como local o Parque de Exposições 'Fernando Costa'. Contando com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), a organização está a cargo do Clube das Cavalhadas da cidade, que trabalha nos preparativos, com ensaios realizados no parque, às terças, quintas e aos domingos, com entrada livre ao público que deseja acompanhar.
O evento é realizado desde 1831 e promete proporcionar uma experiência incrível para o público de todas as idades, que poderá apreciar a destreza dos cavaleiros, a beleza dos trajes e coreografias encantadoras.
O espetáculo com cavalos é uma recriação teatral das batalhas entre mouros e cristãos, ocorridas na Europa, no Sul da França e Norte da Espanha, entre os séculos VIII e IX, pela disputa de territórios. O teatro narra a história do exército do rei cristão Carlos Magno e a conversão da princesa Floripes, filha do Sultão de Constantinopla, rei mouro, ao Cristianismo. No final do enredo, Floripes convence o pai a se converter também e dá fim à guerra.
De acordo com Gabriel Anawate, diretor de Patrimônio do Clube das Cavalhadas, a expectativa para o evento deste ano é grande, depois do espetáculo da edição anterior, quando o público pôde acompanhar um vídeo documentário com todo o histórico das Cavalhadas, rumo ao segundo centenário.
Segundo Mateus Caetano, presidente da FEAC, este ano, as Cavalhadas da Franca foram contempladas com o projeto 'Bolsa Cultura', através de chamamento público. "O poder público apoia este evento, fortalecendo a cultura e a história. É uma tradição, que leva famílias, jovens e crianças, com belas apresentações. A gente está muito feliz com o acontecimento e convida toda a população para que possa usufruir desse grande evento na cidade", destacou ele.
Para a edição deste ano, estarão diretamente envolvidos nas apresentações, 26 participantes e outros cerca de 50 pessoas com participações indiretas.
O roteiro das apresentações será marcado com a Cerimônia dos Encamisados no sábado, 5, a partir das 20h e a continuidade no domingo, 6, a partir das 14h, com entrada gratuita, com a batalha travada entre Mouros e Cristãos. A princesa, pelo segundo ano consecutivo será Maria Vitória Pugliesi.
Histórico
Com a participação de famílias tradicionais da cidade, que foram se renovando, jovens e adultos, as Cavalhadas da Franca existem há quase 200 anos e consistem num espetáculo com cavalos, realizado no início de agosto, gratuito ao público. O evento realizado em Franca é o terceiro antigo do país, as primeiras apresentações ocorreram em Poconé e Pirenópolis, municípios estes localizados respectivamente nos Estados de Mato Grosso e Goiás.
As apresentações retratam as batalhas entre mouros e cristãos protagonizadas na Europa durante os séculos VIII e IX. De um lado, os cristãos, vestidos de azul, e do outro, os mouros, de vermelho. Em campo, os dois grupos rivais encenam, sobre cavalos, as lutas travadas entre o Império de Carlos Magno (cristãos) e do Sultão de Constantinopla (mouros, defensores de Maomé).