Email  

Notícias

Desenvolvimento disponibiliza mais de 100 vagas para cursos para Festa Junina

 Escola Caminho Emprego original

       O FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade) e o Programa ‘Caminho para o Emprego’, da Secretaria de Desenvolvimento, estão com 155 vagas abertas para cursos do “Faça e Venda – Festa Junina” em diversos pontos da cidade.
     Para se inscrever é necessário ter acima de 16 anos. O curso tem início previsto para o começo de julho e duração de 3 horas. As aulas são gratuitas e as inscrições já estão abertas, podendo ser feitas através do link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/seleciona_turma.xhtml .
     Confira os locais e horários:
 
1º de julho – Segunda-feira
14 às 17 horas
Capela Nossa Senhora Auxiliadora
Avenida Doutor Abraão Brickmann, 2675, Jardim Luiza
24 vagas
 
2 de julho – Terça-feira
19 às 22 horas
Centro Comunitário Parque do Horto
Rua Dr. Nelson Facioli, 231, Parque do Horto
23 vagas
 
11 de julho – Quinta-feira
19 às 22 horas
Igreja Assembleia de Deus Jardim Planalto
Rua José Pimenta, 1900, Jardim Planalto
24 vagas
15 de julho – Quarta-feira
14 às 17 horas
Casa Mateus
Rua Castro Alves, 606, Miramontes
22 vagas
 
16 de julho – Terça-feira
19 às 22 horas
Centro Comunitário City Petrópolis
Avenida Santa Terezinha, 830, City Petrópolis
24 vagas
 
18 de julho– Quinta-feira
9 às 12 horas
Escola Municipal Profissionalizante “Caminho para o Emprego”
Rua Dr. Júlio Cardoso, 1948, Centro
23 vagas
 
22 de julho – Segunda-feira
14 às 17 horas
Berçário Dona Nina
Rua Deoclides Barbosa Leme, 411, Vila Santa Helena
24 vagas
 

Guarda Civil fecha o cerco no combate ao descarte irregular de lixo

 DSC 5441 original

        Com o intuito de coibir o descarte irregular de lixo em pontos públicos, a Guarda Civil Municipal segue com as ações de patrulhamento e autuações. No último final de semana, três pessoas foram flagradas e autuadas.
     O caso mais recente foi nesta segunda-feira, 17, em um terreno na rua Luiz Gama, ao lado de uma escola próxima à avenida Hélio Palermo. Um casal estava descartando diversos materiais quando foi surpreendido pelos guardas.
     O outro flagrante foi na estrada de acesso ao Clube dos Bagres 3. O homem foi autuado por descartar várias sacolas com restos da indústria têxtil ao lado da via e deverá pagar uma multa no valor de R$ 598,50, segundo o estabelecido pela Lei Complementar Municipal nº 9 (Código do Meio Ambiente do Município de Franca).
     De janeiro até o final de semana, a Guarda Civil flagrou 88 pessoas fazendo o descarte irregular de lixo em locais chamados “pontos viciados”. “São áreas que as pessoas já se acostumaram a fazer o descarte, como beiras de rodovias e alguns terrenos dentro do perímetro urbano. É inadmissível isso porque a Prefeitura disponibiliza a coleta de lixo orgânico, coleta seletiva, Arrastão da Limpeza uma vez por mês, além dos Ecopontos, o Aterro e a recolha agendada de inservíveis. Não há porque a pessoa praticar um crime desse”, disse Fernandes.
     De acordo com o inspetor, a pessoa que for flagrada realizando descarte em áreas públicas e outras infrações, como queimadas em terrenos, bem como incinerando lixo ou detritos nos lotes urbanos, poderá receber uma multa no valor de R$ 11.967,00.

EcoFranca
    A Guarda Civil orienta a população a denunciar descartes irregulares pelo 153, telefone (16) 3724-1033 ou pelo EcoFranca, aplicativo da Prefeitura disponível para celulares com sistemas iOS e Android. Ele possibilita que o cidadão faça reclamações sobre descarte irregular de resíduos, desmatamento, loteamento irregular, uso indevido de área pública, maus-tratos e abandono de animais.
    Para isso, o cidadão deve acessar a loja de aplicativos do seu celular e pesquisar por “EcoFranca”. O download é gratuito.

Conferência da Cidade reúne 30 propostas para etapa estadual

 Conferencia Cidades original

     Mais de 60 pessoas, sendo autoridades, gestores públicos e sociedade civil, participaram da 6ª Conferência Municipal da Cidade na semana passada e apresentaram 30 propostas relacionadas a Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidade; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidades Inteligentes e Governança e Participação Social.
     O evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, teve como tema “Construir cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis” e o objetivo de reunir propostas que possam se tornar políticas públicas para aprimorar a qualidade de vida de quem vive em Franca.
     Dentre as propostas, estavam incentivar, ampliar e garantir que as políticas públicas voltadas a melhorar a acessibilidade de PCDs (pessoas com deficiência) nas vias do município, em pontos de ônibus, espaços públicos e privados; criação de uma “Moeda Ambiental” para ampliar e incentivar a reciclagem e manter a limpeza do meio ambiente; e implementação de política pública voltada para a utilização de materiais e/ou produtos oriundos da utilização dos Resíduos da Construção Civil (RCC) visando a redução do descarte irregular deste resíduo entre outras.
     De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Correia do Prado, foram eleitos 17 delegados de seis segmentos da sociedade civil e organizações. “Foi um evento que atendeu as nossas expectativas. Os debates foram de muito proveito. Esperamos avançar na etapa estadual de modo que as propostas se tornem políticas públicas a nível nacional”, disse.
     Todas as propostas serão levadas para a 7ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá em julho, como o objetivo geral de reconhecer as dinâmicas e necessidades dos municípios e regiões para orientar políticas e investimentos públicos. Caso alguma das propostas seja eleita, será levada para a Conferência Nacional, ainda sem data definida.

Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra Poliomielite

 Polio original

       A Secretaria de Saúde anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) até o final deste mês. A ação teve início no dia 27 de maio e é destinada a crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
    A vacina está disponível em toda a rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e núcleos das ESFs (Estratégias de Saúde da Família), sendo as UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza, Paraty e Paineiras, no horário das 8 às 19 horas e ESFs do Parque das Esmeraldas, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Os pais ou responsáveis deverão levar seus filhos para receber o imunizante, apresentando a carteira de vacinação.
    A Poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3 que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, eliminado no país desde 1994.
    De acordo com a Secretaria de Saúde, até a última sexta-feira, 14, foram imunizadas 3.218 crianças contra a Poliomielite.

Seletiva e competições movimentam equipes de base da FEAC

 Seletiva Futebol Feminino original

       A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) realizou, no último final de semana, a seletiva de futebol feminino para meninas entre 14 e 17 anos no Champagnat, e no Parque Caxambu, a última etapa do Campeonato Interescolar de Tênis de Mesa, além de outros confrontos de handebol, vôlei e basquete.
    No Centro de Treinamento do Parque Caxambu, localizado na Vila Santos Dumont, no Ranking B de tênis de mesa, a escola Ana Maria Junqueira sagrou-se campeã, enquanto o vice-campeonato ficou com a escola Pedro Nunes Rocha, da Vila Europa, e nos 3º e 4º lugares, escolas Ana Maria Junqueira e Carmen Munhoz Coelho, respectivamente.
    Nos jogos seguintes, do Ranking A, que envolveu os esportistas de nível mais elevado, a Escola Maria Cintra Nunes, do Jardim Cambuí, foi campeã e vice. Os 3º e 4º lugares ficaram com as escolas Vicente Minicucci e Ana Maria Junqueira. O campeonato, segundo avaliação dos organizadores, serviu para difundir a prática do tênis de mesa e também para a revelação de novos talentos que poderão compor as equipes de representação da cidade.

Outras disputas
    Também no sábado, 15, o ginásio “Pedrocão” ocorreram três jogos de basquete masculino e feminino. Pela Copa Revelar, Franca venceu Jaboticabal por 77 a 15, na categoria sub-17, no feminino. No ginásio Docão, em Sertãozinho, o basquete masculino francano sub-15 venceu por 93 a 45.
    No Champagnat, ocorreram três jogos do vôlei masculino, primeiro diante do Sertãozinho, com vitória de 3 sets a 2, no sub-19, depois no sub-16 vitórias sobre Monte Alto por 3 a 0 e 3 a 1 diante de Mirandópolis. O handebol masculino sub-16 foi até o litoral Sul, enfrentar o Praia Grande, com quem empatou em 32 x 32.

Seletiva no Champagnat

    No sábado de manhã, foi realizada no campo do Champagnat, a seletiva para meninas de 14 e 17 anos que poderão compor as equipes de representação da cidade. Um grande número de jovens atendeu ao chamamento e mostrou em dois períodos suas habilidades das quais 17 foram recrutadas de imediato para treinamento específico com a equipe integrada em diversas categorias.
    Mesmo as que não foram relacionadas poderão participar dos treinos realizados às segundas e quartas-feiras no Champagnat, a partir das 18 horas, no grupo de iniciantes. Os primeiros 60 minutos serão para este grupo e depois, até 20h30, para as equipes que estão competindo. Para uma das coordenadoras da seletiva, foram ótimos os resultados, pois pelo menos cinco atletas em posições estratégicas já foram somadas à equipe. Uma goleira do sub-14 já foi relacionada para os treinos e fará parte do time que irá a São José do Rio Preto, no próximo final de semana, participar do Torneio Regional.
    Ao final foram relacionadas aquelas que deverão participar da fase de treinamento e defender as cores da cidade nas competições oficiais, a começar pelos Jogos Regionais, em julho, em Sertãozinho e o Campeonato Paulista. A Francana/FEAC, integra o grupo 2, ao lado de Bebedouro, Itu, Embu das Artes, Araraquara e Americana. O certame será disputado em turno único, com previsão de término em setembro.

Vigilância notifica proprietários de terrenos em 18 bairros para a limpeza

 Terreno Sujo original

        A Vigilância Sanitária notificou donos de 45 terrenos em 18 bairros da cidade para que providenciem a limpeza dos lotes. A intimação foi publicada no último sábado, 15, no Diário Oficial e poderá ser conferida pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2545-15062024.pdf .
     Os terrenos estão localizados no bairro Santo Agostinho, Esplanada Primo Meneghetti, Jardins Adelinha, Aeroporto II e III, Botânico, Pulicano, Santa Lúcia, Santana, Parques das Esmeraldas, Dos Limas, Jardim Flórida, Moreira Júnior, Residenciais Quinta D' Oeste e São Jerônimo, Vilas Formosa, Santa Rita e Santos Dumont.
     O edital estabelece que proprietários dos lotes têm prazo de 15 dias, a partir da data da publicação, para efetuarem a manutenção dos terrenos. O não cumprimento acarretará na aplicação de multa no valor de R$ 558,46, sem contar que, caso a limpeza seja feita pela Secretaria de Meio Ambiente, será cobrado também o valor de R$ 0,064 da Unidade Fiscal do Município de Franca (UFMF), por metro quadrado do imóvel, conforme determina a legislação em vigência. Neste caso, o custo pode chegar a R$ 1 mil para um imóvel padrão, com área de 200 metros quadrados, além da multa.
     Segundo a Vigilância Sanitária, desde janeiro até o momento, foram notificados 3.359 proprietários para a limpeza.
     As reclamações de terrenos sujos devem ser feitas na Vigilância Sanitária pelos telefones (16) 3711-9408 ou 3711-9415, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pela Central On-line no link: https://www.franca.sp.gov.br/centralonline/login.

Meio Ambiente registra recolha de quase 200 toneladas de materiais nos Ecopontos

 Ecoponto original

      Os quatro Ecopontos da cidade, localizados no City Petrópolis, Portinari, Esmeralda e Jardim Luiza, têm registrado uma alta procura. A população tem levado restos de construções, materiais recicláveis e inservíveis até os locais e, desde a inauguração da primeira unidade em abril do ano passado, no City Petrópolis, já foram recolhidas quase 200 toneladas, sendo 146 de inservíveis e 40 de recicláveis, além de 1,2 mil metros cúbicos de resíduos de construção.
     Até este mês, a maior procura e volume de materiais deu-se nas unidades do Jardim Portinari e City Petrópolis. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o primeiro, inaugurado em novembro de 2023, contabilizou mais de 56,47 toneladas de inservíveis; o segundo 62,44. Já o Ecoponto do Esmeralda recolheu 27,37 e o do Jardim Luiza, o último a ser entregue, 18 toneladas.
     Segundo as normas vigentes, a população pode levar aos Ecopontos resíduos diversos, como restos de construção civil (até 1 m³), recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos, vidros e inservíveis (sofás, armários, colchão, cama, guarda-roupas). Não são recebidos resíduos orgânicos; itens de serviços de saúde; industriais; eletrônicos, resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.
     A gestão destes locais é feita pela Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Franca), mediante convênio. Os quatro Ecopontos, do City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200), Jardim Portinari (avenida Hotto Paiva, 1341), Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411) e Jardim Luiza (avenida Ida Zero Zaninelo x Nulo Coraucci, s/n), funcionam de segunda a sábado das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 8 às 14 horas.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais