Notícias

Prefeitura divulga lista de sorteados e inicia avaliações para aulas de natação

Lista sorteados natacao original
 
      O Centro Aquático Francano iniciou na tarde desta segunda-feira, 10, as avaliações dos candidatos que se inscreveram e foram sorteados para as aulas de natação, conforme as opções feitas no ato da inscrição. A Prefeitura divulgou no final de semana a lista dos sorteados, disponibilizando a relação dos nomes no próprio centro, onde as aulas serão ministradas após a conclusão desta etapa.
      Para algumas turmas há listas de espera, cujos interessados poderão ser convocados, dependendo do resultado das avaliações, em que os inscritos deverão demonstrar as noções básicas de natação, considerando que a piscina é de média e alta profundidade. Os organizadores reforçam que os sorteados deverão se atentar aos horários das avaliações e comparecer ao local minutos antes. Caso, se ausentem serão chamados os candidatos que estão na relação de espera.  
      As aulas serão ministradas pela manhã, tarde e noite, duas vezes por semana. Em média, serão atendidos até 26 alunos por grupo, distribuídos em 16 horários/turma, com cada aula tendo 45 minutos de duração.     
      A relação completa pode ser consultada no link: https://drive.google.com/file/d/1zLAHflSxssERiUA5WoGAYKuSOI79O14K/view?usp=sharing
 
Iniciantes
      Para as pessoas que desejam aprender a nadar, a Prefeitura oferece algumas opções gratuitas, mediante parcerias que mantém com clubes da cidade, cujas aulas ainda estão em processo de atribuição. Após finalizar este processo, serão confirmados os locais e horários, bem como os professores que serão os responsáveis por cada núcleo de iniciação e detalhes sobre as inscrições.
      Entre os clubes parceiros constam: o Clube do Sindicato dos Sapateiros (Jardim Anita), Região Oeste; Associação dos Servidores Municipais (avenida São Vicente), Região Sul;  Internacional (Vila Santos Dumont) na Região Oeste; CPP (Centro Professorado Paulista) na Vila Santa Rita e, em breve, também na Vila Santa Terezinha, Região Norte, cuja piscina está em fase de acabamento.
      Para mais detalhes, os interessados poderão entrar em contato pelo WhatsApp (16) 3711-9360.

‘Bolsa Universidade’ recebe inscrições até dia 14 de fevereiro

Bolsa Universidade original
 
      Os estudantes que pleiteiam bolsas de estudos parciais em universidades da cidade têm até às 23h59 do dia 14 de fevereiro para se inscrever no ‘Bolsa Universidade’, da Prefeitura. São 148 vagas no Programa, sendo: 53 vagas na FDF (Faculdade de Direito de Franca), 50 na Unifran (exceto para os cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia), e 45 para o  Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), sendo uma para Engenharia de Produção, três para Psicologia e três para Engenharia Civil, além de 40 para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Enfermagem, Engenharia de Software, Letras, Matemática e Sistemas de Informação.
      As adesões deverão ser feitas através do preenchimento do formulário de inscrição no site da Prefeitura de Franca, através do link do 'Bolsa Universidade' – https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracaodireta/educacao/bolsa-universidade, que deverá ser baixado, digitado e impresso para ser entregue junto com a documentação descrita no edital, entre 17 e 19 de fevereiro, na sede da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), às 7h30.
      A previsão de divulgação da data prevista para o resultado da primeira etapa de seleção, ou seja, os classificados para as entrevistas sociais, é no dia 22 de março.
      Até o dia de encerramento das inscrições, a Secretaria de Educação oferece o plantão de orientações e esclarecimento de dúvidas. Os estudantes poderão comparecer à sede da Secretaria de Educação ou ligar para os números (16) 3711-9267 e 3711-9220, das 7 às 12 horas. Há ainda a opção de solicitar ajuda através dos e-mails: ritaoliveira@franca.sp.gov.br e katiacomparini.sme@gmail.com.
      O edital do ‘Bolsa Universidade’ poderá ser conferido na íntegra através do link https://franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2691-18012025.pdf.
 
Requisitos
      Para participar do processo do ‘Bolsa Universidade’, o estudante deve estar devidamente matriculado no ano de 2025 em um curso superior, na modalidade presencial, em uma das instituições de ensino superior do município e que seja participante do programa; ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral da rede particular, com exceção das pessoas com deficiência, que tenham recebido bolsa parcial da rede particular; não ter formação universitária anterior; residir em Franca, no mínimo, cinco anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação; possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

Escola Móvel do Senai vai atender no Parque 'Fernando Costa'

Fernando costa original
 
      Uma parceria da Prefeitura com o SENAI SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) vai permitir atendimento gratuito à população nos próximos dias 10 e 11, sobre 'Economia Circular', conscientizando sobre como funciona e os impactos na vida das pessoas. Este é um projeto de âmbito estadual da entidade.
      A estrutura disposta em uma carreta móvel, de acordo com a secretária municipal de Inovação e Desenvolvimento, Lucimara Prado, estará montada em frente ao Parque 'Fernando Costa', na segunda e terça-feiras, das 8 às 17 horas, na avenida Flávio Rocha, 500, Vila Exposição.
      Durante o período, o SENAI levará conceitos de circularidade da economia para a sociedade paulista. Por meio do Road Show, a população receberá informações sobre a urgência de modificação nas formas de produção e consumo vigentes para um modelo circular e sustentável.  
      A visitação será gratuita e aberta, contemplando uma aula imersiva sobre os principais conceitos da Economia Circular, que propõe uma mudança de mentalidade ao repensar produtos e serviços, desde o projeto até a revisão de modelos de negócio.
      A Escola Móvel está percorrendo 31 regiões do estado paulista e concluirá o circuito na 9ª edição do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF), previsto para 13 a 16 de maio.  
      Lucimara Prado, secretária municipal de Inovação e Desenvolvimento, destacou e agradeceu a parceria do SENAI SP, pois o tema 'Economia Circular' é vital e vem de encontro a uma necessidade global, na qual Franca não poderia ficar fora. Aproveitou para  reforçar o convite para que Franca e região aproveitem esta oportunidade e estejam presentes nos dois dias que prometem ser de muito aprendizado e inspiração.
Serviço
Escola Móvel Economia Circular em Franca
Data: 10 e 11 de fevereiro - Horário: 8 às 17 horas  
Local: Parque de Exposições “Fernando Costa” (Av. Dr. Flávio Rocha, 500)

Prefeitura intensifica manutenção nas estradas rurais

recuperacao Recanto Fortuna original
 
      As estradas rurais do município, compreendendo todas as regiões, estão recebendo manutenção periódica, com serviços de terraplenagem, compreendendo o nivelamento das pistas e, muitas vezes, a aplicação de cascalhos. Nas estradas, são reforçados os dispositivos elevados que tem a função de direcionar a água para as represas secas. Isso permite melhorar a proteção do leito, maior durabilidade dos serviços executados e a segurança de quem circulam pelas estradas.
      Nesta semana, a Prefeitura fez reparos nas vias das chácaras Monte Carlo e Recanto Fortuna, ambos localizados às margens da rodovia Tancredo Neves, que liga Franca a Claraval.
      A manutenção das estradas visa garantir segurança nos deslocamentos de moradores e pequenos produtores, que comercializam suas produções, sendo também rotas de circulação de vans e ônibus transportando os estudantes da zona rural.
      No último mês, mais de 15 quilômetros de estradas receberam serviços de nivelamento, entre elas a Santo Antônio, Nego Elói, que tem ligação a partir da rodovia Franca e Ibiraci e no loteamento de chácaras Parque dos Ipês.

Prefeitura firma parceria com Governo do Estado para agilizar aprovação de loteamentos

reuniao Secretaria de Estado da Habitacao original
 
      A Prefeitura de Franca deu mais um passo para a agilidade na aprovação de novos loteamentos. O prefeito Alexandre Ferreira assinou nesta quinta-feira, 6, o termo de adesão ao Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais). A assinatura ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) em São Paulo.
      Trata-se de um colegiado composto pela secretaria, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Criado em 1991, o Graprohab centraliza e agiliza a análise de projetos habitacionais de parcelamento do solo e de condomínios localizados em áreas urbanas no Estado de São Paulo.
      O prefeito Alexandre Ferreira foi recebido pelo secretário de Estado, Marcelo Cardinale Branco e Lacir Ferreira Baldusco, presidente da Graprohab. “Antes, o loteamento de condomínio entrava em processo de aprovação aqui na Prefeitura, aprovava previamente, enviava para o Graprohab e depois de três, no máximo quatro meses, retornava para nós e a Prefeitura fazia a aprovação definitiva. Com o ajuste que nós fizemos com o secretário e com a documentação que assinamos, agora o processo passa a tramitar em paralelo aqui na Prefeitura e lá na Graprohab, ou seja, a gente reduziu tempo de aprovação dos loteamentos e condomínios”, disse Alexandre.
      A adesão ao Graphohab permitirá que empreendedores iniciem a análise de grandes loteamentos e projetos no estado antes de finalizarem a avaliação no município, possibilitando um ganho de 6 a 8 meses no tempo final de aprovação de um loteamento.
      Ainda segundo o prefeito, a redução de tempo na aprovação vai gerar mais loteamento, mais terrenos para vender para aqueles que querem construir loteamentos, consequentemente, reduzindo os valores dos lotes, dando assim agilidade para as empresas, gerando facilidade para quem tem terra e quer fazer virar um loteamento. “Enfim, ganha todo mundo, uma diminuição no tempo de resposta entre o início e o final da aprovação para as pessoas comercializarem. É isso que nós queremos: rapidez no processo”, ressaltou.

Saúde fará mutirão de vacinação no shopping

vacina original
 
      Como forma de incentivar a imunização, a Secretaria de Saúde realiza, na próxima semana, um mutirão de vacinação no Franca Shopping, que fica na avenida Rio Negro, 1.100, no Jardim Roselândia.
      A ação acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 11 às 17 horas. Quinze servidores estarão próximos ao espaço de brinquedos e recreação do shopping para aplicar as vacinas contra febre amarela, dTpa (difteria, tétano e coqueluque), HPV e Meningo ACWY.
      A dTpa é indicada em caráter excepcional para trabalhadores de saúde que atuam na área da ginecologia, parto e pós-parto imediato, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), UCIs (Unidades de Cuidados Intensivos), neonatal, berçários e creches (que atendem crianças até 4 anos) e doulas.
      Já a de febre amarela deve ser aplicada a partir de 9 meses, com reforço aos 4 anos. Caso a criança tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma adicional, independentemente da idade, respeitando o intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.
      Os adolescentes também poderão receber imunizantes, como o HPV (dos 9 aos 19 anos) e da Meningo ACWY, sendo dose única dos 11 aos 14 anos.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância da parceria com o Franca Shopping. “Por ser em um local com grande fluxo de pessoas, esta ação ajudará a imunizar nossa população, que também pode se vacinar nas nossas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas de segunda a sexta-feira, e nas Estratégias da Saúde da Família, das 8 às 16 horas.

Alunos do Ensino Fundamental e EJA voltam às aulas nesta segunda-feira

alunos na rede municipal original
 
      Mais de 18 mil estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) iniciarão o ano letivo de 2025 na próxima segunda-feira, 10.
      Destes 18.210 alunos, 16.700 são da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º a 5º Ano e 1.510 são da Educação de Jovens e Adultos.
      Os estudantes das Fases 1 e 2 retornaram no último dia 27. No dia 3 de fevereiro, foi a vez das 3.600 crianças das 85 creches parceiras da rede municipal.
      Segundo a Secretaria de Educação, estão matriculados neste ano, 29.114 mil alunos no total. Márcia Gatti, responsável pela pasta, comentou o retorno às atividades. “O clima de volta às aulas é sempre positivo. É momento de retorno e de organização também para o ano letivo, acolhimento das famílias e dos profissionais, momento de troca de conhecimento, diálogo, escuta, fortalecimento de vínculos e de pensar nos princípios curriculares e metodológicos da escola para o ano letivo”, ressaltou.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  ouvidoria@franca.sp.gov.br
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais