Email  

Notícias

Meio Ambiente prepara cemitérios para visitação no Dia das Mães

 DSC 4996 1
     A Secretaria de Meio Ambiente promoveu nesta semana, uma manutenção geral nos Cemitérios Municipais da Saudade e Santo Agostinho, preparando os dois locais para a visitação na véspera e no Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo, 8. 
     Os cemitérios estarão funcionando nos dois dias, no horário das 7h às 17h, sem programação de celebração especial. A orientação é para que as pessoas evitem aglomerações e haverá equipes de apoio nos portões principais, oferecendo orientações para auxiliar as pessoas, na localização dos túmulos a serem visitados.
 
Comércio nas imediações 
     A Divisão de Vigilância em Saúde e Posturas Municipais, vinculada à Secretaria de Saúde, realizou no mês passado, o leilão para a destinação dos espaços disponíveis nas proximidades dos cemitérios municipais para a venda de flores, velas e artigos congêneres na véspera e no Dia das Mães. Não será permitida a comercialização de gêneros alimentícios e de outra natureza. Foram definidos os participantes que poderão trabalhar nos dois dias, sábado e domingo, em locais demarcados e cada profissional saiu com as orientações necessárias.
 
 

FEAC realiza Congresso Técnico sobre a Copa de Basquete

 WhatsApp Image 2022 05 05 at 09.52.24
     Está programado para a noite desta quinta-feira, 5, às 19h, o Congresso Técnico da Copa de Basquete de Franca, competição organizada pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). Esse é o segundo grande evento de esporte coletivo, que a fundação define as regras de realização. Na semana passada, foram acertados os detalhes para a organização dos Campeonatos de Futebol Varzeano e de Veteranos, com 13 agremiações inscritas em cada categoria e uma estimativa de participação direta de 650 atletas.
     A Copa de Basquete conta a presença confirmada de 20 agremiações, cujas inscrições foram recebidas até a última terça-feira. No Congresso Técnico, que acontece na sede da FEAC, na Avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal, os dirigentes das agremiações conhecerão as formas de disputa, com a tabela contendo os grupos, datas e horários para a realização dos jogos. 
     Para o presidente da FEAC, Mateus Caetano, o interesse demonstrado pelas equipes, confirmando a inscrição, já atesta que o certame será um sucesso, envolvendo uma modalidade das mais populares na cidade, com oportunidade para que dezenas de talentos mostrem suas habilidades. O público poderá acompanhar, gratuitamente, os jogos das equipes distribuídas a partir da primeira fase, em categorias nos grupos Ouro, Prata e Bronze.
 
Equipes participantes
Ribeirão Corrente
Young Promises
Rafa's
Ballers
Blue Bear
Manoel Adulto
O Esporte Amador
Guará Basquete
Brewers
Heineken
Poli
Tigers
Arena Brasilândia
Wolves
Athletics/Sun West
Jussara
Manoel Basketball
Ratata-ta
Sharks
Farmácia São Matheus
     De acordo com os organizadores, ao final do certame, que deve começar na segunda quinzena deste mês, serão premiados com troféus e medalhas, o campeão e vice-campeão das séries Ouro e Prata, assim como, o campeão da série Bronze. O maior pontuador e o melhor jogador do campeonato também serão reconhecidos com uma premiação compatível.
 

Prefeitura abre proposta para Ecoponto do City Petrópolis

 pexels artem podrez 6990568 1
     A Prefeitura abriu nesta terça-feira, a proposta do processo de Tomada de Preços para a construção do primeiro Ecoponto da cidade, projetado para o bairro City Petrópolis. Uma única empresa interessada se apresentou até o horário estabelecido e foi declarada habilitada a executar o empreendimento, com investimento de R$ 235,1 mil, onde a finalidade é receber pequenas quantidades de resíduos. O processo passará por uma análise técnica da Secretaria de Infraestrutura para posterior homologação, assinatura do contrato e expedição da ordem de serviços.
     Esse será o primeiro de um conjunto de Ecopontos, que a Prefeitura pretende instalar em regiões específicas da cidade, todo fechado com muro, controle de recebimento dos materiais e estrutura para as necessidades da equipe  administrativa. Os recursos investidos são originários do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Nesse local, poderão ser destinadas pequenas quantidades de resíduos de materiais recicláveis e também de construções, conforme as regras que serão oportunamente estabelecidas. A unidade do City Petrópolis ocupará uma área da Prefeitura, situada na Av. São Pedro, s/nº.
     As duas próximas construções, nos mesmos moldes, uma com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), aprovado pelo Comitê do Sapucaí Mirim-Franca, no Jardim Luíza e um terceiro, no Jardim Portinari, este com recursos próprios da Prefeitura. 
     Para Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, esses espaços terão uma estrutura básica de controle, vigilância diária e passarão a ser opções para o descarte regular de materiais que, hoje, muitas pessoas insistem em destinar em áreas públicas e particulares, causando transtornos e aborrecimentos.

Programação da vacina contra Covid-19 para quinta-feira

 Vacinacao
     A Secretaria Municipal de Saúde mantém para esta quinta-feira, 5 de maio, a programação da campanha de vacinação contra Covid-19, com os atendimentos distribuídos pelas Unidades Básicas, a partir das 8h, com 6 postos que estarão funcionando até às 16h.
 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para esta quinta-feira, 5, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Guanabara, das 8h às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
 1ª e 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas de 6 a 11 anos, da vacina Coronavac, estarão disponíveis na UBS Santa Terezinha, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) /  3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª e 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas também nesta quinta-feira, na UBS Ângela Rosa, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
   As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, seguem disponíveis na UBS Santa Terezinha, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis na UBS Paulistano, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
 
1ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 3ª e 4ª DOSES (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira dose para pessoas, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para idosos com 60 anos ou mais, da vacina Janssen, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis na UBS Santa Clara, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina , Influenza e Tríplice Viral)

WhatsApp Image 2022 05 04 at 16.25.11 1 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta quinta-feira, 5, estarão oferecendo atendimento a esse público as UBS's Paulista, Progresso, Planalto e Aeroporto 3, funcionando das 8h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza e Tríplice Viral
     A Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tríplice Viral continua nesta quinta-feira, nas UBS's Brasilândia, Aeroporto 1, Estação, Leporace, Horto e São Sebastião, das 8 às 16h, destinada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto e para trabalhadores de saúde, que deverão apresentar o cartão de vacinação. 
     Os trabalhadores de saúde que poderão receber as vacinas são os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clinicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende assim, tanto os profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outras, ou seja, àqueles que trabalham nos serviços de saúde. Incluem -se ainda, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será oferecida aos estudantes da área da saúde, que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Estes devem apresentar crachá ou carteira de trabalho, ou qualquer documento que comprove o vínculo de trabalho.
     Para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Ângela Rosa, Paulistano, Santa Clara e Santa Terezinha, no horário das 8 às 16h.
 

Ação retira e acolhe moradores de rua do Viaduto Dona Quita

 MVI 9611.MP4.00 00 10 14.Quadro001
     Uma operação realizada pelas Secretarias de Ação Social e Meio Ambiente, consistiu na retirada das barracas instaladas embaixo do viaduto 'Dona Quita' para a execução da limpeza do local, visando a revitalização da área. 
     Segundo a Secretaria de Ação Social, as pessoas em situação de rua que estavam vivendo no local, foram acolhidas pelo Programa Dignidade, onde deverão ser incluídas no Projeto “Moradia Primeiro’ .
     O prefeito Alexandre Ferreira, que acompanhou a ação, ao lado da secretária Gislaine Liporoni, informou que naquela área, nos dois lados do viaduto, será concretado um espaço, com a colocação de mesas e bancos de concreto para a instalação de pontos de apoio para motofretistas e mototaxistas, atendendo a um pedido dessa classe de trabalhadores, que cresceu muito nos últimos tempos.
     Segundo ele, com o Programa Dignidade, a Prefeitura tem oferecido assistência e o amparo necessário às pessoas em situação de rua, recuperando os espaços públicos, devolvendo essas áreas para o uso de toda a comunidade. Ferreira disse que, nos próximos dias, novas ações serão anunciadas. 
     Recentemente, o prefeito Alexandre Ferreira anunciou o projeto de Revitalização do prédio da Antiga Mogiana, localizado entre a avenida Integração e a rua Frei Germano, no Bairro Estação, cujo edital de licitação deverá ser publicado nos próximos dias, além da execução de adequações e acessibilidade das praças Sabino Loureiro, na Estação, Dom Pedro e Nove de Julho, na região central. O investimento total será de R$ 3.832.968,52, sendo que, a maior parte do montante será destinada para o prédio da Antiga Mogiana, no valor de R$ 3 milhões. Ainda, de acordo com ele, na Estação, será feito um trabalho semelhante ao realizado na Vila Gosuen para a construção do CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer), com a saída natural dos moradores de rua para a revitalização da área. 
     A Secretaria de Ação Social informou que, atualmente, estão cadastradas no município, 600 pessoas em situação de rua e a rede de serviços da cidade apresenta capacidade para atender 100% da demanda.
 

Educação anuncia abertura de novas inscrições para o 'Bolsa Medicina'

 Bolsa Medicina Icone
     A Secretaria de Educação publicou na edição de terça-feira, 3, do Diário Oficial do Município, o edital de abertura de inscrições do Processo de Seleção do Programa Bolsa Medicina Municipal. A publicação poderá ser conferida no site da Prefeitura, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2028-03052022.pdf .
     O programa ampliado, recentemente, por meio da aprovação pelo Legislativo e sanção da Lei Complementar nº 380, disponibilizará para esta etapa, 3 novas vagas, com a concessão de bolsas de estudos parciais de cursos presenciais superiores de graduação em Medicina, do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef). Atualmente, estão sendo beneficiados pelo programa, 5 universitários, passando com a alteração na legislação para o total de 8, neste ano.
     O Processo de Seleção será composto por duas etapas. O primeiro, com o recebimento de inscrições, será iniciado a partir das 14h, do dia 12 de maio e será encerrado às 23h59, do dia 17, deste mês, cujos cadastros deverão ser feitos pelo site da Prefeitura, acessando o link do Bolsa de Medicina Municipal - https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-de-medicina-municipal,  onde o candidato deverá acessar e baixar o arquivo do formulário de inscrição para preenchimento e impressão. As instruções estarão contidas no Tutorial de Inscrições, que estarão disponíveis no mesmo endereço.  
     A etapa seguinte será realizada nos dias 18 e 19 de maio, onde os inscritos deverão comparecer à sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), no horário das 7 às 16h, para o protocolo da inscrição e entrega do envelope com toda a documentação exigida no edital. A inscrição somente será validada, após o cumprimento das duas etapas. A entrega dos documentos exigidos para a inscrição deverá ser feita, preferencialmente, pelo próprio candidato que receberá um comprovante de inscrição.
     A Secretaria de Educação alerta que o formulário e a documentação devem retratar, fielmente, a situação de cada estudante e seu grupo familiar. Sem as informações ou documentos corretos e claros, a análise técnica ficará prejudicada, podendo impossibilitar que o candidato prossiga nas etapas de seleção.
     Poderá pleitear uma das vagas, o estudante brasileiro ou naturalizado, residente em Franca, há no mínimo 5 anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação, devidamente matriculado neste ano, no curso superior de Medicina, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que não possua mais de uma disciplina, em regime de dependência e não tenha formação universitária anterior (graduação e/ou licenciatura). O candidato deverá ter renda familiar mensal, per capita, de até 3 salários mínimos vigentes, sendo o grupo familiar formado por três pessoas ou mais. Caso a família seja composta por até duas pessoas, a renda familiar mensal, per capita, poderá ser de até 4 salários mínimos.
     Não poderá participar da seleção, o universitário excluído de qualquer programa governamental ou particular de incentivo ao Ensino Superior, a não ser por motivo devidamente justificado, que tenha sido reprovado na série objeto do benefício e que tenha outro membro do grupo familiar já inscrito no processo de seleção.
     Para esta nova etapa, serão concedidas 3 bolsas de estudo, sendo uma com percentual de 50% de desconto e duas, com 40% do valor da mensalidade, distribuídas conforme a classificação final de pontuação. Os custos para o pagamento das mensalidades são divididos entre a Prefeitura, a instituição de ensino e o aluno.
     A classificação final dos candidatos obedecerá os critérios estabelecidos no estudo social, considerando o número de bolsas disponíveis. A pessoa que omitir, prestar informações inverídicas ou não autênticas para classificação, terá sua inscrição no programa indeferida, sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis e estará impedido de participar de novo processo de seleção para obtenção da bolsa futuramente.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais