Notícias

Guarda Municipal flagra descarte irregular

GCM descarte irregular original
 
      O descarte inadequado de lixo é um problema ambiental e social grave que pode causar uma série de impactos negativos, como poluição do solo, da água e do ar, proliferação de vetores de doenças, e danos à saúde humana e ao meio ambiente.
      Para coibir essa prática, a Guarda Civil Municipal tem intensificado as fiscalizações naquelas locais conhecidos como “pontos viciados”, ou seja, terrenos ou áreas públicas ou particulares onde são descartados, de forma indevida, materiais e lixos.
      Nesta semana, uma pessoa foi flagrada descartando uma grande quantidade de resíduos de madeira no Jardim Paulistano. O homem foi identificado e autuado conforme o Código Municipal de Meio Ambiente e o Código de Posturas.
      De acordo com o inspetor da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando Fernandes, no mês de janeiro, a corporação atendeu 23 denúncias de descarte de lixo. “Destas, 7 pessoas foram atuadas. A orientação para quem tem pequenas empresas como têxtil, calçado, marcenaria, é contratar pessoas especializadas que possam fazer o descarte correto em locais apropriados. O que normalmente ocorre é que essas empresas contratam carroceiros, pessoas que não têm cadastro nenhum para recolher e nem descartar esse lixo, e é onde acontece o descarte irregular por toda a cidade”, disse.
      Para ajudar no combate a esse tipo de situação, a Guarda Civil tem utilizado drones para auxílio na identificação desses locais, em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente, que identificou 109 pontos viciados de descarte. As multas para quem for pego realizando esse tipo de prática pode chegar a R$ 598 cada uma.
      Em 2024, foram realizadas cerca de 280 autuações.
 
Denúncias
      A Secretaria de Meio Ambiente orienta a população a contribuir com denúncias para a Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033.
 
Descarte Correto
      As pessoas que precisarem realizar descartes de recicláveis e pequenas quantidades de restos de construção podem utilizar os Ecopontos, localizados no:
 
City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1231.
Jardins Luíza: Avenida Ida Zero Zaninelo, s/n
Portinari: Avenida Hotto Paiva, quadra 34
Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado e Avenida Higino Furini
 
      O atendimento é gratuito, de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e aos domingos, das 8 às 14 horas. Ainda há o Aterro de Galho, localizado na avenida Sidney Romeu de Andrade que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas.

Prefeitura terá novo programa habitacional em parceria com o Governo do Estado

area cedida para habitacao original
 
      Através do Programa ‘Casa Paulista’, a Prefeitura de Franca firmou parceria com o Governo do Estado de São Paulo para a construção de unidades habitacionais às famílias que mais precisam. Nesta terça-feira, 4, o prefeito Alexandre Ferreira cumpriu nova etapa do processo e assinou a autorização para abertura do leilão para a obra, que será em área institucional no bairro São José, no cruzamento da avenida Santa Cruz com a rua Ângelo Pedro.
      Neste modelo de contrato, a empresa que oferecer o maior número de unidades de interesse social é quem vence para fazer as obras. Serão apartamentos com dois dormitórios, cozinha, sala, banheiro, área de serviço e uma vaga para veículo, distribuídos em, no mínimo, 40 metros quadrados.
      A parceria entre município e o estado, viabilizada pelo governador Tarcísio de Freitas, traz empreendimentos que terão parte das suas unidades disponibilizadas a preço social, ou seja, em um valor reduzido em relação ao do mercado.
      Poderão ser contemplados munícipes atendidos por programas sociais, idosos, pessoas com deficiência, policiais civis e militares e agentes de segurança/escolta penitenciária e da demanda cadastrada no site do Programa ‘Nossa Casa’ (www.nossacasa.sp.gov.br). É necessário que tenham renda familiar bruta de até três salários mínimos, não serem proprietários de financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do país e não terem sido contemplados anteriormente por quaisquer programas habitacionais promovidos pelos poderes públicos municipal, estadual ou federal.
      Ainda segundo o contrato, toda a tramitação correrá através do Governo do Estado de São Paulo. “O secretário estadual de Habitação, Marcelo Branco, acabou de nos enviar os documentos necessários e, imediatamente, estou determinando a máxima agilidade à nossa equipe para a publicação do edital”, explicou o prefeito Alexandre Ferreira.

Meio Ambiente amplia coleta gratuita de inservíveis

Ecoponto original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente informa que ampliou o Serviço de Agendamento de Coleta de Materiais Inservíveis. Agora, as solicitações serão atendidas mediante acionamento pelo telefone 0800-591-6842. Basta que o interessado entre em contato e forneça o endereço completo e o tipo de material que precisa que seja recolhido.
      Com a implantação do 0800 está sendo possível atender um número maior de solicitações, de acordo com o recente contrato firmado pelo município com a empresa responsável pelo serviço de limpeza pública. Em média, tem sido registradas de 20 a 25 solicitações.
      Com este serviço, a Secretaria de Meio Ambiente espera reduzir a incidência de descarte irregular de lixo e materiais em terrenos, os chamados ‘pontos viciados’. Neste sentido, pede aos moradores que ajudem denunciando esta prática, que é crime ambiental, à Guarda Civil Municipal pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153.
 
Quatro Ecopontos
      A Secretaria de Meio Ambiente reforça que estão em funcionamento quatro Ecopontos, onde poderão ser descartados, gratuitamente,  restos de materiais de construção, limitado a um metro cúbico, além de recicláveis em geral como papel, papelão, vidro, metais, plásticos e outros.
      Confira a seguir os endereços:
 
1 - CITY PETRÓPOLIS - Avenida São Pedro, 1200, City Petrópolis - Telefone: (16) 3030-2985
 
2 - JARDIM PORTINARI - Avenida Hotto Paiva, 1341, Jardim Portinari - Telefone: (16) 3030-7557
3 - PARQUE DAS ESMERALDAS - Rua Geraldino Augusto Machado, 411 - Parque das Esmeraldas - Telefone: (16) 3030-7020
 
4. JARDIM LUÍZA - Avenida Ida Zero Zaninelo, 2501, Jardim Luíza - Telefone: (16) 3030-7492.
 
      Todos os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas. A Secretaria de Meio Ambiente esclarece que o serviço de recolha é exclusivo para pessoas físicas ou jurídicas sem relação direta com atividade comercial. Empresas que geram inservíveis como parte de suas atividades devem contratar serviços particulares para a coleta e a destinação final adequada, sob pena de infringir a legislação ambiental.

Saúde divulga gabarito do Programa ‘Residência Médica’

Secretaria de Saude original
 
      Foi publicado no Diário Oficial do Município do último sábado o gabarito da prova objetiva do Programa ‘Residência Médica’, da Prefeitura de Franca, que tem duração de dois anos. O documento poderá ser conferido através do link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2701-01022025.pdf.
      A prova objetiva tem 90% de peso e a análise curricular 10%. Em caso de empate, os critérios de desempate são as maiores nota na prova, análise curricular e a idade do candidato.
      A próxima etapa é divulgação da relação dos dois aprovados. O documento estará disponível no site da Prefeitura no dia 5 de fevereiro, a partir das 10 horas. Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula entre os dias 7 e 14 de fevereiro, na Secretaria de Saúde (avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador), das 9 às 13 horas. O início do programa, que contempla o trabalho em medicina de família e comunidade nas unidades de saúde, será em 1º de março.

'Arrastão da Dengue' recolhe mais de 5,1 toneladas no Leporace

Arrastao da Dengue 1 original
 
      O 'Arrastão da Dengue', realizado no último sábado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, recolheu mais de 5,1 toneladas de inservíveis, no Parque Vicente Leporace.
      Os agentes da Vigilância visitaram as casas e orientaram as pessoas sobre os cuidados que devem observar, eliminando todo tipo de água parada.
      A recolha dos inservíveis (sofás, mesas, cadeiras, armários e utensílios domésticos) foi feita por outra equipe em um caminhão que percorreu as ruas até por volta das 14 horas.
      O Arrastão da Dengue no Leporace foi o terceiro deste ano. As duas primeiras edições ocorreram na Vila São Sebastião e Jardim Aeroporto 3, totalizando 32,8 toneladas nas três realizadas.
      Até o final de semana, a Vigilância contabilizou 325 casos positivos de dengue, sem registro de óbitos.
 

Semana começa com 102 vagas de emprego

Emprega Franca original
 
      A semana teve início com 102 vagas de trabalho através do Programa ‘Emprega Franca’, da Secretaria de Desenvolvimento.
      Dentre as oportunidades disponíveis estão: analista de prospecção de clientes, ajudante de eletricista, auxiliar de cozinha, chapeiro, auxiliar de saúde bucal, designer gráfico, engenheiro civil e estagiário de obras. Para acessar e se candidatar às vagas, os interessados deverão entrar no site da Prefeitura, no link do 'Emprega Franca', https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/.
      Também há 14 vagas para pedreiro, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedores e 25 oportunidades para balconista de lanchonete.
     O 'Emprega Franca’ fica em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
      Informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.
 

Praça Dom Pedro recebe serviços de higienização

limpeza Praca Dom Pedro original
 
      A Secretaria de Meio Ambiente segue com as ações de lavagem e higienização das praças públicas. Na manhã desta segunda-feira, 3, a limpeza ocorreu na Praça Dom Pedro, que abriga um centro popular de compras. Um mutirão foi realizado no local, com aproximadamente 10 funcionários para deixar tudo limpo e organizado para os trabalhadores que têm comércio na praça. Um caminhão pipa foi utilizado, além de dois caminhões basculantes para recolher o lixo.
      Ébio Vieira Sobrinho trabalha na praça e disse que ficou sabendo da limpeza na semana passada. “É importante este trabalho, né? Principalmente, no final de semana junta muito lixo e sujeira. É bom começar a semana com tudo limpinho, melhora até o ambiente de trabalho. Está aprovadíssimo”, comentou o comerciante.
      Segundo o secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, este trabalho deve continuar e seguir uma programação para os locais de maior circulação de pessoas. “Na próxima segunda-feira, a limpeza será na praça Sabino Loureiro, na Estação. Nosso objetivo é dar continuidade e levar esse trabalho para mais praças, onde a circulação de pessoas é grande. Mas lembramos que a população precisa colaborar para a manutenção da limpeza, descartando lixo em locais e horários adequados. A manutenção dos espaços públicos é uma responsabilidade de todos”, disse.
      Já receberam os serviços as praças das Bandeiras, Barão e a Nove de Julho.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais