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Prefeitura recebe doação e distribui álcool gel

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     A Secretaria de Administração e Recursos Humanos recebeu uma doação de cerca de 160 mil frascos de 40 ml de álcool gel, de uma empresa francana de cosméticos.
     O produto já está sendo distribuído, gratuitamente, em vários setores e unidades de atendimento da Prefeitura, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Procon, Setor de Transporte Alternativo na Secretaria de Segurança, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Central de Atendimento,  dentre outros, a qualquer cidadão que busca por atendimento nesses departamentos. Outro ponto de distribuição é o Terminal Central de Ônibus, que recebe, diariamente, milhares de usuários do transporte coletivo. Nesta sexta-feira, 11, cerca de 1.500 unidades tinham sido entregues até por volta de 12h.
     Marina Mattos, secretária de Administração e Recursos Humanos, informou que os frascos de álcool gel serão distribuídos até a finalização do estoque recebido e agradeceu a empresa pela doação do produto, numa ação de grande alcance social para a prevenção da Covid-19. 
     O álcool gel é eficaz como forma de prevenção do novo coronavírus. A higienização das mãos, com água e sabão é essencial, mas quando não for possível, o álcool gel é um substituto para essa higienização. O produto também deve ser utilizado para desinfetar celulares, teclados, cadeiras, maçanetas e outros objetos que sejam de uso coletivo e tocados por várias pessoas com frequência. 

Vigilância Sanitária apreende mais de 1 tonelada de alimentos em estabelecimentos

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     Uma ação das equipes de fiscais da Vigilância Sanitária na manhã desta sexta-feira, 11, resultou na apreensão de 1.020 tonelada de alimentos em dois supermercados da cidade, nos setores de açougue e padaria.
     Após o recebimento de denúncias, os fiscais visitaram os estabelecimentos comerciais localizados nos Jardins Vera Cruz e City Petrópolis/ Ipanema, onde constataram diversas irregularidades, como as condições higienicossanitárias dos locais, manipulação de alimentos de origem animal, riscos para a saúde do trabalhador, produtos embalados e armazenados sem os padrões de qualidade e segurança, manipulação e procedimento de produtos de origem animal sem a licença do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), prazo de validade vencido ou o rótulo que não identificava prazo de validade, sem contar que os responsáveis não apresentaram a documentação solicitada, como comprovante de limpeza de caixa d' água, apresentação de programa de boa prática de manipulação de alimentos, laudo ou atestado médico de saúde dos manipuladores, procedimentos operacionais padrões (POP), além de irregularidades em vestiários, sanitários, na área de produção de padaria, ausência de diversas condições estruturais, que impedem a entrada de vetores e pragas nos locais. 
     As equipes também identificaram que os supermercados não contavam com área adequada para receber os produtos, apresentando riscos de contaminação cruzada entre os alimentos, por não terem fluxo de entrada de mercadorias, além de divisões entre as áreas limpas, sujas e diferenciação de origens de produtos.  
     Mariela Toscano, chefe do Setor de Vigilâncias Ambiental e Sanitária, informou que, no primeiro supermercado foram apreendidos 220 quilos de produtos e no outro estabelecimento, 800 quilos, entre carnes bovina, suína, frango, peixe, iogurte, manteiga, requeijão, chantilly, gelatina, pão sovado, panetone e no supermercado com maior quantidade recolhida, também foram retirados refrigerantes, cerveja e cachaça, com validade expirada ou sem o registro de fabricação e autorização para produção.
     Segundo ela, foram aplicados autos de infração, apreensão e inutilização dos produtos, além da interdição parcial dos setores de manipulação de alimentos, açougue e padaria, sendo permitido apenas o funcionamento da área comercial dos supermercados. 
     Mariela destacou ainda que foram abertos processos administrativos, onde os responsáveis terão prazo de 10 dias para apresentação de recursos, porém eles terão que cumprir prazo imediato para a regularização das condições higienicossanitárias. Já a execução das adequações solicitadas para as estruturas fisicas será acompanhada, semanalmente, pela Vigilância Sanitária. 
     As denúncias sobre irregularidades em estabelecimentos e manipulação de alimentos poderão ser feitas pelos telefones (16) 3711-9408, 3711-9415, além do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Guarda Civil e Canil orientam sobre captura de animais soltos

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     As equipes da Guarda Civil Municipal e do Canil de Franca, responsáveis pela identificação e captura de animais de grande porte soltos nas ruas e avenidas da cidade, orientam sobre os canais disponíveis para o acesso ao serviço. 
     Para a recolha de animais em áreas públicas da cidade, a população poderá acionar o Canil Municipal pelo telefone (16) 3703-9389, durante o expediente comercial, das 8h às 17h e a Guarda Civil, 24h, pelos telefones 153 ou (16) 3724-1033. Através desses canais, a empresa responsável pelo recolhimento é acionada para a captura dos animais de grande porte. 
     Nas rondas diárias por toda a cidade, os agentes da Guarda Civil quando deparam com animais soltos, de imediato, acionam os encarregados pelo serviço, muitas vezes, até permanecem nos locais no sentido de orientar o trânsito e evitar acidentes. A principal orientação às pessoas que identificarem animais transitando em vias públicas é para que acionem as equipes pelos telefones disponíveis.
     Todo animal apreendido é chipado, o proprietário tem 5 dias para retirá-lo após a publicação do edital, que é feita no Diário Oficial. Na edição da última quinta-feira, pelo menos, 13 animais, sendo 11 recolhidos em rodovias da região pela concessionária Via Paulista e outros 2 encontrados na área urbana, proximidades do Jardim Barão, foram recolhidos ao Canil Municipal.
     Segundo o Canil Municipal, cerca de 21 animais recolhidos estão aptos para serem levados a leilão nas próximas semanas.

IPTU com desconto pode ser pago até terça-feira

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     A Secretaria Municipal de Finanças comunica aos contribuintes, donos de imóveis na cidade, sobre o vencimento do IPTU 2022, que poderá ser pago à vista, com desconto de 5%, até a próxima terça-feira, dia 15. 
     Os francanos que fizerem a opção do pagamento em uma única vez, estarão concorrendo no final de março, ao prêmio do Projeto 'IPTU em Dia', cujos números constam em cada boleto e serão conhecidos através da extração da Loteria Federal.
     Os mais de 173,8 mil boletos já estão todos distribuídos pela Prefeitura, desde a quinzena do mês passado, mas por alguma razão se alguém não o recebeu, poderá acessar o site (www.franca.sp.gov.br), no ícone segunda via de IPTU para a emissão da guia ou presencialmente na Central de Atendimento. 
     Os pagamentos com desconto de 5%, em cota única, podem ser feitos na rede bancária ou lotéricas. Depois do dia 15, deste mês, o vencimento seguinte, sem o desconto, será no dia 15 de março, quando vence também a primeira parcela para quem fez essa opção de pagamento. 
     O valor bruto previsto para esse primeiro prêmio do IPTU em Dia, no final do próximo mês é de R$ 71.960,00, de um total de R$ 143,9 mil, correspondente a 2 mil Unidades Fiscais do Município.  Para o pagamento ou parcelamento de débitos vencidos, a pessoa pode emitir a guia, através do site já citado ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., fornecendo o endereço e os dados do imóvel. 

Educação amplia canal para matrículas do Programa 'Cursinhos Populares'

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     Com 70 vagas abertas desde o último dia 9, para quem deseja se preparar para os vestibulares, através do Programa 'Cursinhos Populares', a partir da última quinta-feira, a Secretaria de Educação disponibilizou o link: https://forms.gle/UducD2vpFhWATVCZ8, para que as pessoas façam a inscrição on-line. Além dessa opção, está disponível o atendimento presencial na Escola Nair Rocha (rua Padre Conrado, 1900, Jardim Integração), das 16h às 20h, onde o interessado deverá apresentar a documentação pessoal, como CPF, RG e comprovante de endereço.
     O Programa 'Cursinhos Populares', mantido pela Prefeitura, objetiva atender os estudantes oriundos de escolas públicas, de baixa renda, que comprovem residir na cidade e que tenham concluído o Ensino Médio.
     Depois de encerrada essa etapa das inscrições, se necessário, será realizada a prova do processo seletivo, definida para o dia 21, deste mês, em local a ser confirmado. 
     A divulgação dos classificados está prevista para o dia 24, no Diário Oficial, com o período de matrículas estabelecido entre os dias 3 e 4 de março. As aulas no período noturno, com os estudantes divididos em dois grupos, estão programadas para começar no dia 7 de março.     
 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para segunda-feira

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     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para segunda-feira, 14, contempla 9 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS - PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para segunda-feira, 14, a aplicação da primeira dose para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com Deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Guanabara, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD / CORONAVAC
     A imunização de crianças de 6 a 11 anos será realizada nas UBS's Aeroporto 1, Horto, Paulistano e Progresso, das 7h30 às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) / 4ª DOSE (IMUNOSSUPRIMIDOS) - PFIZER
     A primeira dose para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, segunda aplicação para pessoas de 12 anos ou mais, terceira dose para jovens acima de 18 anos, gestantes e puérperas, além da aplicação da quarta dose para imunossuprimidos da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na segunda-feira, nas UBS's Estação, Leporace, Ângela Rosa e Planalto, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     O intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose.      Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para pessoas  com 12 anos ou mais e a segunda dose para pessoas acima dos 18 anos, serão aplicadas na segunda-feira, 14, nas UBS's  Aeroporto 1, Horto, Paulistano e Progresso, das 7h30 às 16h. Para a segunda aplicação, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para segunda-feira, 14, estarão disponíveis as UBS's São Sebastião, Santa Terezinha, Paulista e Aeroporto 3, funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

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