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Educação publica nova listagem e convoca crianças para matrículas em creches

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     A Secretaria de Educação publicou na edição desta terça-feira, 15, do Diário Oficial do Município, a listagem da segunda chamada da Central de Vagas em Creches. O edital poderá ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1977-15022022.pdf .
     A publicação apresenta a convocação de 289 crianças, contendo o nome completo, a faixa etária, a creche em que serão atendidas, bem como o telefone de contato. 
     Os pais ou responsáveis que tiveram os nomes dos filhos publicados nesta convocação, deverão efetuar as matrículas nas creches a partir desta quarta-feira, 16 até o dia 22, deste mês, excluindo o final de semana, mediante agendamento. O documento destaca que não haverá efetivação da matrícula, sem o devido agendamento, visando evitar aglomerações. Diante disso, os pais deverão entrar em contato com a unidade indicada para agendar o horário de atendimento. Os interessados deverão cumprir os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, como uso de máscara de proteção e distanciamento social. 
     No ato da confirmação da vaga, deverão ser apresentados originais e cópias da Certidão de Nascimento e CPF da criança, RG e CPF dos pais, comprovante de endereço (talão de água ou luz), cópia do cartão Bolsa Família e comprovante de recebimento do mesmo (quando possuir), Carteira de Vacinação e uma foto 3x4 da criança. 
     A Secretaria de Educação alerta que o não comparecimento no período estabelecido para matrícula, implicará automaticamente na desistência da vaga e informa que a Central de Vagas disponibilizou o telefone (16) 3711- 9596, para mais informações e esclarecimentos de dúvidas.
     Na primeira chamada publicada no dia 20 de janeiro, no Diário Oficial, foram convocadas 1.880 crianças. 
     A secretaria informou que até o momento estão matriculadas 10.564 crianças na rede municipal, que já estão sendo atendidas nas creches e creches-escolas conveniadas com a Prefeitura. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para quarta-feira

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     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta quarta-feira, 16, contempla 9 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
 
1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS - PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para quarta-feira, 16, a aplicação da primeira dose para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com Deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Progresso, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD - CORONAVAC
     A imunização de crianças de 6 a 11 anos será realizada nas UBS's Horto, Aeroporto 1, Paulistano e Guanabara, das 7h30 às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
PFIZER - 1ª, 2ª e 3ª DOSES (GESTANTES) /  2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS)
     A primeira dose para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, segunda aplicação para pessoas de 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, além da aplicação da quarta dose para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta quarta-feira, na UBS Estação, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     O intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para pessoas  com 12 anos ou mais e a segunda dose para pessoas acima dos 18 anos, serão aplicadas nesta quarta-feira, 16, nas UBS's Horto, Aeroporto 1, Paulistano e Guanabara, das 7h30 às 16h. Para a segunda aplicação, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
 
 
2ª DOSE / 3ª DOSE - ASTRAZENECA 
      Para esta quarta-feira, 16, será aplicada nas UBS Leporace, Ângela Rosa e Planalto, das 7h30 às 16h, a segunda dose da vacina Astrazeneca e a terceira dose para pessoas com 18 anos ou mais, mediante apresentação do comprovante de vacinação e um documento de identidade com foto.

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta quarta-feira, 16, estarão disponíveis as UBS's São Sebastião, Santa Terezinha, Paulista e Aeroporto 3, funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Outorga Onerosa facilita regularização de imóveis na cidade

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     A Secretaria de Infraestrutura informa que desde o dia 16 de dezembro do ano passado, está recebendo solicitações de munícipes para a regularização de construções fora dos padrões estabelecidos pela legislação municipal, tendo como base a Lei Complementar 272/21, da Outorga Onerosa. Os levantamentos iniciais apontam que milhares de contribuintes podem se beneficiar, pois embora sejam proprietários de seus imóveis, precisam regularizar pendências, utilizando a Outorga Onerosa. 
     Um detalhe importante ressaltado pelo secretário da pasta, Nicola Rossano Costa, é que para as construções acima de 140 metros quadrados, o prazo estabelecido para a regularização será encerrado no dia 16 de dezembro deste ano. 
     A estimativa é que mais de 20 mil pessoas poderão ser abrangidas pelos benefícios da Outorga Onerosa, donos de imóveis construídos na área urbana de forma irregular, já que antes da Lei não havia esse instrumento legal.
 
 
Facilidades para regularização
     A Lei Complementar, dentre as oportunidades que oferece aos cidadãos, isenta o pagamento para a regularização de imóveis com até 140 m². Para o prefeito Alexandre Ferreira, que muito se empenhou para criar essa alternativa, a Lei da Outorga chegou para destravar diversos processos que ficavam impedidos de tramitar, conforme o desejo das pessoas interessadas por falta de respaldo legal. 
     Podem ser regularizadas, exclusivamente, as construções irregulares ou clandestinas concluídas ou iniciadas até 31 de dezembro de 2.020. Como zona de incidência para fins de regularização, é estabelecido todo o perímetro urbano do município, sendo que nos casos em que existir risco para a segurança das pessoas, a Prefeitura poderá exigir obras de adequação para garantir maior estabilidade, segurança, higiene, salubridade, permeabilidade e acessibilidade. A regularização  somente será concedida se a construção apresentar condições de habitabilidade e que não tenha infringido parâmetros urbanísticos, como recuos, afastamentos, taxa de ocupação, número de pavimentos e áreas de claridade.
 
 
 Isenção e prazos
     A Lei Complementar de Outorga fixa também, que para efeito de regularização das edificações, será calculada em conformidade com a seguinte tabela, constando a metragem da construção, em que ocorrerá a outorga, o valor do adicional construtivo sobre a restrição administrativa por metro quadrado:
 
Até 140 m² - Isento
Acima de 140m² a 200 m²  - 1 UFMF por m²,
Acima de 200 m² a 300 m²  - 2 UFMF por m²,
Acima de 300 m² a 400 m²  - 3 UFMF por m²,
Acima de 400 m² a 500 m²    5 UFMF por m²  e
Acima de 500 m²  - 10 UFMF por m²
 
     Os pedidos devem ser protocolados no prazo de até 360 dias após a publicação da Lei, ocorrida em 16 de dezembro último, exceto para as construções de até 140 m², que poderão protocolizar pedido a qualquer tempo, desde que preenchidos os requisitos estabelecidos. O conteúdo completo da Lei de Outorga Onerosa’ pode ser acessado em: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1932-16122021.pdf
 

Prefeitura realiza manutenção em estradas para atender estudantes

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     Equipes da Prefeitura trabalham em duas estradas rurais, em áreas de chácaras, nas margens da rodovia Franca a Ibiraci (João Traficante), fazendo a recuperação dos estragos causados pelas chuvas, para garantir o transporte e deslocamento com segurança dos estudantes residentes nesses locais. A medida foi tomada pelo prefeito Alexandre Ferreira, depois dos levantamentos técnicos realizados pelas Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente, apurando que realmente o estado das vias dificultava a circulação dos veículos, que diariamente realizam o transporte dos estudantes até a cidade.
     Levando em consideração estes aspectos, duas equipes com máquinas e caminhões foram deslocadas na manhã de segunda-feira para o loteamento de chácaras situado na altura do Km 2 (Paraíso dos Sonhos), da citada rodovia e mais adiante, no Recanto Vilaggio do Sol. A constatação em ambos os locais era de que as valetas abertas pelas chuvas, impediam os veículos de chegar aos pontos habituais para atender aos estudantes. As máquinas continuaram trabalhando nessas duas regiões nesta terça-feira, inclusive aplicando cascalho naqueles pontos mais críticos. 
     Além desses locais, a Secretaria de Infraestrutura segue atuando em toda a malha regional de estradas vicinais, sem pavimento, realizando a manutenção permanente para que as pessoas tenham condições de transitar com segurança. Na última semana, foram feitos serviços em uma ponte na estrada da Alegria, na região Oeste, inclusive com a limpeza dos resíduos das chuvas e o reforço com pedras, da estrutura de uma ponte que chegou a ser comprometida.
 
 

Administração define regras para agilizar os serviços da Central On-line

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     Uma resolução da Secretaria de Administração e Recursos Humanos publicada na edição da última sexta-feira, no Diário Oficial, dispõe sobre requisitos necessários para viabilizar o prosseguimento e efetivo protocolo de requisições formuladas junto à Central On-line. O intuito é dar maior rapidez no trâmite dos pedidos, que são protocolados de forma incompleta, devido a falta da documentação necessária. 
     Marina Mattos, secretária de Administração e Recursos Humanos,  orienta aos contribuintes para que utilizem a Central On-line, através do site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br) e façam as suas solicitações, observando a documentação  indicada para a efetivação do processo. A ausência de documentos exigidos irá inviabilizar o prosseguimento do pedido.
     Havendo a detecção de pendências, conforme já mencionado, os ajustes necessários deverão ser providenciados pelos munícipes, no prazo máximo de 15 dias, contados da comunicação expedida pela Prefeitura. As pessoas deverão acompanhar o andamento das suas solicitações, bem como eventuais comunicações emitidas pela Prefeitura, através de usuário e senha, no link Central On-line e/ou, pelo e-mail informado. 

Canil Municipal realiza Feira de Doação de animais neste sábado

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     Acontecerá neste sábado, 19, a Feira de Doação de Animais promovida pelo Canil Municipal, na praça central “Nossa Senhora da Conceição”, das 9h às 13h. Estarão disponíveis 10 cães, entre machos e fêmeas de pequeno e médio portes. 
     Os animais destinados para o evento foram resgatados e acolhidos no Canil Municipal, após o recebimento de denúncias de maus tratos dos proprietários. Os interessados poderão comparecer ao local, munidos da documentação pessoal, como RG, CPF e comprovante de endereço, xerox e original para preenchimento da ficha de adoção. Todos os animais disponibilizados para doação foram castrados e vacinados contra a raiva.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3703-9389.

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