A partir de uma reunião emergencial convocada pelo governador Geraldo Alckmin, com todo o seu secretário, Arbex comunicou ao prefeito de Franca na manhã dessa sexta-feira, a impossibilidade de estar na cidade no dia 19
A partir de uma reunião emergencial convocada pelo governador Geraldo Alckmin, com todo o seu secretário, Arbex comunicou ao prefeito de Franca na manhã dessa sexta-feira, a impossibilidade de estar na cidade no dia 19
Atendendo as diretrizes fixadas pelo prefeito Gílson de Souza, a secretaria municipal da Educação está trabalhando, por meio de sua recém criada Coordenadoria de Educação Ambiental, uma série de ações com o intuito de envolver a sociedade em torno de medidas contempladas no programa estadual Município Verde Azul. Através da secretaria Estadual do Meio Ambiente, anualmente são premiados aqueles municípios que melhor pontuam suas boas práticas ambientais e de sustentabilidade.
A coordenadora desse trabalho na pasta da Educação, professora Mônica Aparecida Haddad, primeiro vem se reunindo internamente com os diversos segmentos internos da própria Prefeitura. O intuito é compor um grupo forte de trabalho para a partir daí, com uma logística bem definida avançar para os ambientes externos, como escolas, os educadores, estudantes, associações e centros comunitários, difundindo e colocando em prática as medidas inseridas no que preconiza o programa Verde Azul.
O programa Município Verde Azul (PMVA), do Governo Estadual, confere um selo à cidade participante que comprova suas boas práticas. O intuito da Prefeitura é fazer o resgate do espaço perdido e não só atrair a comunidade, como ampliar e acompanhar os trabalhos voltados ao reflorestamento de espaços degradados, recuperação de áreas de preservação, tratamento de água e esgoto, cuidados com as nascentes e mananciais, coleta e disposição do lixo, atuação no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e outras medidas.
Para os próximos dias Mônica Haddad, em conjunto com o secretário Edgar Ajax, vão pontuar algumas ações específicas que serão colocadas em prática, inicialmente envolvendo palestras de orientação nas salas de aulas, visitas monitoradas a locais como Aterro Sanitário e Zoobotânico, Usina de Reciclagem de Lixo, Estações de Tratamento de Água e de Esgotos, entre outras atividades. Está nos planos também, a recuperação paisagística de espaços de convivência, com o replantio de árvores em praças e canteiros das principais avenidas.
Contatos e outras informações no tel. 3711-922
O projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantido pela Prefeitura de Franca, através de sua secretaria municipal da Educação está atendendo neste começo de ano mais de 3,3 mil estudantes, num formato diferenciado e voltado ao aprendizado abreviado. Somam-se os sistemas presencial e semi-presencial e cursinho.
Do EJA as aulas são oferecidas em 4 unidades de ensino mantidas em regiões diferentes, uma no Jardim Integração (Oeste), outra no Jardim Integração (Norte), Jardim América (próximo ao Terminal Rodoviário) e a quarta no Jardim Aeroporto 3 (Sul). Ao todo são 46 classes, o equivalente ao mesmo número do ano passado, com a oferta média por semana de 1.502 aulas.
As informações constam de relatório encaminhado ao secretário de Administração e Recursos Humanos, Alberto Cordero Donha. No ensino fundamental estão matriculados 558 estudantes e no médio 1.038. Somando-se a estes números tem o Ensino Semi Presencial, com 408 estudantes atendidos e outros 120 cadastrados no sistema SED, sistema escolar digital.
No ensino médio são 944 estudantes, dos quais 180 fazendo seus estudos pelo sistema digital., perfazendo assim, 1.652 alunos atendidos. Para essa modalidade de ensino, oferecida via Centro de Supletivo a Distância, sediado na Av. Champagnat, 1808, as matriculas são recebidas o ano inteiro (intermitentes) e gratuitas. Basta o aluno com interesse, optar pela disciplina desejada e se matricular.
Cursinho Popular
No projeto Cursinho Popular, cujas aulas começaram essa semana, duas salas são mantidas no Champagnat, atendendo 103 estudantes. Assim, contabilizando o ensino de jovens e adultos presenciais, semi-presenciais e Cursinho, relata o diretor José Aurélio da Silva, a Prefeitura está atendendo este ano 3.351 estudantes. Uma oportunidade que não é comum nas redes públicas e que deve ser aproveitada ao máximo por quem não teve a oportunidade de fazer seus estudos no tempo certo.
Maiores informações no tel. 3711-9226.
O encontro está sendo organizado via Comam (Consórcio Municipal da Alta Mogiana), do qual o prefeito é o presidente e tem o respaldo da equipe que integra a Câmara Técnica
A secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Franca, responsável pela Divisão de Turismo, concluí nesta sexta-feira mais uma importante etapa na elaboração do Plano Diretor de Turismo da cidade. E que a partir das 9 h, no auditório do Parque Fernando Costa está marcada uma audiência pública organizada pelo Conselho Municipal de Turismo, ocasião em que a empresa vencedora do Chamamento Público deverá apresentar o trabalho elaborado.
O material envolve a compilação de um conjunto de informações, a partir de visitas em propriedades, hotéis, agências de viagens, repartições e depoimentos de profissionais que atuam no ramo do turismo. A Audiência Pública de apresentação do Plano Diretor Municipal de Turismo é aberta a todas pessoas com interesse no tema. Será um documento que norteará as ações do poder público nos próximos anos e que será a base do projeto turístico para a classificação de Franca como Município de Interesse Turístico – MIT.
O Parque de Exposições Fernando Costa, localizado na Avenida Dr. Flávio Rocha, 500 – Vila Exposição. De acordo com a diretora de Turismo, Rosana Branquinho, o Plano Diretor de Turismo será a bússola para a administração atual e futuras nortearem as ações e o que poderá ou não ser incrementado em termos do negócio chamado turismo. Na próxima segunda-feira, por ocasião de reunião no gabinete com a presença do secretário Estadual de Turismo o assunto também deverá voltar a tona.
Para marcar essa comemoração especial, de reconhecimento e valorização do artesão, no rol das atrações constam música sertaneja, atividades para grupos da terceira idade, cama elástica, tobogã inflável e pipoqueiro para atender as crianças, além de oficina de balões, caricaturas e pintura fácil
É o primeiro compromisso da equipe da cidade, que estará enfrentando São José da Bela Vista e precisa da vitória para manter-se no certame