Email  

Notícias

Saúde da Mulher terá UBS com horário especial

     A Prefeitura inicia na próxima segunda-feira, 19, o atendimento em horário ampliado voltado a Saúde da Mulher, mantendo as portas abertas das 17 h às 19 h. A medida faz parte de uma programação articulada em conjunto pelo prefeito Gílson de Souza com o secretário Rodolfo Moraes Silva e as equipes de enfermagem que estarão oferecendo esse acolhimento nas 14 Unidades espalhadas pela cidade. Prossegue até o dia 23.

     A iniciativa denominada de Semana da Saúde da Mulher, tem o caráter preventivo, ou seja, avaliar e antecipar eventuais diagnósticos para que as pessoas possam se tratar com melhores chances de êxito. As pessoas devem a partir de segunda-feira procurar a Unidade Básica mais próxima de casa e havendo demanda acima do normal, as equipes estão orientadas a distribuir senhas para que ninguém fique esperando em filas.

     Com o slogan ‘Prevenir é um Ato de Amor com Você, com seu corpo e com todos que te amam’, as equipes de enfermagem e grupos educadores na prevenção ao câncer de colo de útero, de mama e solicitação de mamografia, estarão à disposição para atender todas aquelas mulheres que desejarem fazer a prevenção. Gratuitamente durante os 5 dias da semana e os casos em que houver necessidade as pacientes terão o encaminhamento necessário para o tratamento complementar.

    Mais informações, tel. 3711-9403.

 

Centros Sociais preparam campanha contra violência

     Dois Centros de Referência em Assistência Social, unidades vinculadas à secretaria de Ação Social, o CRAS Norte e o CREAS-Moema, preparam a realização de uma Campanha pela Não Violência. O assunto vem sendo tratado em reuniões intersetoriais, formada por diferentes atores e políticas que atuam na região Norte de Franca. Eles idealizaram a Campanha pela Não Violência “A paz começa em mim”.

     O grupo é formado por representantes de escolas municipais e estaduais, Programas de Saúde da Família, CAPS A.D., Núcleos de Serviços de Convivência para crianças, adolescentes, adultos e idosos (Lions Clube, Pastoral do Menor, CEPROL, Obras Assistenciais Ismael Alonso & Alonso, Bém a Casa do Pão), Núcleo de Serviço em domicílio (ADEFI), Abrigo Provisório, APAE, ESAC, Fundação Casa e IJEPAM, os quais se uniram na proposta de construção de estratégias de enfrentamento às situações de violência.

     No segundo semestre do ano passado foram realizados 4 encontros mensais para estudo e formação sobre aspectos relacionados as diferentes formas de violência, como violência física, violência psicológica, violência contra mulher, violência institucional, violência sexual e outras. O grupo que compõe a Campanha considera que é preciso somar forças e atuar em sinergia pelo enfrentamento das violações, uma vez que a responsabilidade e possibilidade de intervenção é de todos nós.

Nova reunião

     Para a próxima semana, dia 23, será realizada no CRAS Norte, nova reunião dos participantes, ocasião em que será escolhido o logotipo da Campanha e as melhores estratégias para sua abertura oficial que está prevista para o dia 17 de abril. Esta campanha representa a união de todos que buscam fazer a diferença e unir forças para colaborar com a Paz que começa em nós mesmos.

     Nosso objetivo é ampliar a abrangência da Campanha para além da região Norte, de forma que todo o município de Franca propague a Cultura da Paz e combata as violências silenciosas que permeiam nosso cotidiano, diz uma das profissionais responsáveis pelo CREAS-Moema. Os Secretários Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação já foram informados sobre a Campanha e apoiaram a iniciativa para que alcance os seus objetivos.

Reunião de trabalho sobre Município Verde Azul

      Está marcado para a próxima segunda-feira, às 9 h, na secretaria municipal da Educação (Avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550 Parque Francal), uma reunião de trabalho convocada pelo Centro de Referência de Educação Ambiental. Deverão participar todos os membros das respectivas secretarias municipais indicados como representantes no programa Município Verde Azul.

     Considerando que o Programa Município Verde Azul (PMVA) na busca dos seus eixo tem a necessidade da integração e cooperação entre as Secretarias Municipais, bem como outros órgãos afins, nesse encontro um dos objetivos é alinhar compromissos e datas. Deve ser montado uma agenda com as informações prestadas, validade e legalidade dos documentos.

     Também serão recebidas sugestões e avaliados entraves vivenciados no trabalho com as ações/ soluções; com apresentação dos membros que não compareceram à reunião do dia 12 último, bem como toda a dinâmica de trabalho e respectivamente o de cada Secretaria.

     A coordenadora do Centro de Referência reforça que as faltas as reuniões devem ser justificadas por e-mail com a coordenação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O esforço será feito com a participação de todos no sentido de conjuntamente, organizarem atividades pontuais que serão desenvolvidas, sempre em sintonia com as condições pré-estabelecidas pela secretaria Estadual do Meio Ambiente, a quem o programa é vinculado.

     Mais informações com Mônica Haddad, no tel. 9 99691474

 

Conselho recebe o Plano Diretor de Turismo

      Está finalizado o Plano Diretor de Desenvolvimento do Turístico – (PDDT), de Franca, entregue na manhã dessa sexta-feira durante audiência pública conduzida pelo Conselho Municipal de Turismo, no Parque Fernando Costa. Momento inédito na história da cidade, já que é a primeira vez que é feito um mapeamento de todo potencial, atrativos do município e rede de serviços do município. 

      O Plano Diretor de Turismo é um dos pré-requisitos exigidos pelo Governo do Estado para que a cidade se torne município de interesse turístico, reconhecimento que vai garantir investimentos em torno de R$ 600 mil reais por ano aos cofres públicos. O documento vai nortear as políticas públicas para o turismo pelos próximos anos, sendo de extrema importância para a cidade. Sem o Plano Diretor concluído não será possível pleitear o reconhecimento do Estado, de que nosso município tem potencial turístico.

      Agora o próximo passo é fazer o encaminhamento oficial ao prefeito municipal Gílson de Souza, que deverá enviar para aprovação da Câmara Municipal, projeto de lei que institui o Plano Diretor de Turismo. O material é constituído por Inventário da Oferta Turística, Estudo da Demanda Turística, Diagnóstico, Prognóstico e Diretrizes para o Desenvolvimento Turístico.

      O Plano Diretor de Turismo de Franca, foi elaborado pela equipe da Divisão de Turismo, e contou com o apoio técnico da MKTuris Consultoria, empresa sediada em Campinas cuja responsável é a Turismóloga Jéssica de Moraes Pereira.


Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais