Email  

Notícias

Meio Ambiente registra recolha de quase 200 toneladas de materiais nos Ecopontos

 Ecoponto original

      Os quatro Ecopontos da cidade, localizados no City Petrópolis, Portinari, Esmeralda e Jardim Luiza, têm registrado uma alta procura. A população tem levado restos de construções, materiais recicláveis e inservíveis até os locais e, desde a inauguração da primeira unidade em abril do ano passado, no City Petrópolis, já foram recolhidas quase 200 toneladas, sendo 146 de inservíveis e 40 de recicláveis, além de 1,2 mil metros cúbicos de resíduos de construção.
     Até este mês, a maior procura e volume de materiais deu-se nas unidades do Jardim Portinari e City Petrópolis. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o primeiro, inaugurado em novembro de 2023, contabilizou mais de 56,47 toneladas de inservíveis; o segundo 62,44. Já o Ecoponto do Esmeralda recolheu 27,37 e o do Jardim Luiza, o último a ser entregue, 18 toneladas.
     Segundo as normas vigentes, a população pode levar aos Ecopontos resíduos diversos, como restos de construção civil (até 1 m³), recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos, vidros e inservíveis (sofás, armários, colchão, cama, guarda-roupas). Não são recebidos resíduos orgânicos; itens de serviços de saúde; industriais; eletrônicos, resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.
     A gestão destes locais é feita pela Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Franca), mediante convênio. Os quatro Ecopontos, do City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200), Jardim Portinari (avenida Hotto Paiva, 1341), Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411) e Jardim Luiza (avenida Ida Zero Zaninelo x Nulo Coraucci, s/n), funcionam de segunda a sábado das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 8 às 14 horas.
 

Educação divulga resultado final do Programa 'Bolsa Universidade'

 Secretaria de Educacao original

    A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 14, no Diário Oficial, o resultado final do processo de seleção do Programa 'Bolsa Universidade'. O edital poderá ser conferido pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2544-14062024.pdf .
     A convocação dos 87 estudantes que foram classificados por atenderem a legislação do programa, em ordem alfabética, prevê que eles deverão comparecer na próxima quarta-feira, 19, às 7h30, no auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), munidos do documento de identidade (RG), número da conta corrente ou poupança em nome do estudante caso tenham, além de papel e caneta para anotações. O não comparecimento dos convocados poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável conforme estabelecido pela Lei Complementar nº 379, de 20 de abril de 2022.
     O valor do benefício concedido pelo programa é dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMF (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78.
     O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos na legislação.
     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Seletiva de futebol feminino acontece neste sábado

 85627aab 16fe 4c13 826a e49b8f9a3805 original

        Buscando reforçar o seu elenco de atletas para o Campeonato Paulista deste ano, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) realiza neste sábado, 15, uma seletiva destinada para as adolescentes na faixa de 14 e 17 anos, a partir das 8h30, no campo do Champagnat (rua Capitão Zeca de Paula, 2000, Jardim Consolação).
     A seletiva é uma oportunidade para que as meninas que jogam futebol nas equipes de bairros se apresentem e conheçam a estrutura de preparação oferecida pela FEAC e demonstrem suas habilidades. O treinamento foi dividido em suas etapas: a primeira para jovens com 14 anos, nascidas entre os anos de 2009 e 2012, começando às 8h30, e de 17 anos, nascidas entre 2007 e 2009, com início às 9h30.
     Para participar, as jovens interessadas devem se apresentar no local, levando atestado médico de que estejam aptas a prática do esporte, short, meião preto e camiseta branca, além das chuteiras. Neste período de uma hora, além da avaliação prática e técnica feitas pelas professoras responsáveis, elas receberão informações sobre as rotinas de treinos, horários e locais, para que cada uma, sendo selecionada, possa se preparar.
     A estreia da equipe sub-17 no Campeonato Paulista acontecera no dia 30 de junho em Bebedouro, contra a Associação Bebedourense de Esportes. A Francana/FEAC integra o rupo 2, ao lado de Bebedouro, Itu, Embu das Artes, Araraquara e Americana. O certame será disputado em turno único, com previsão de término em setembro. Mais informações poderão ser obtidas com as técnicas Sílvia (99102-7578) ou Telma (99262-2258).
 
Carrascos em Assis
     A equipe de futebol americano do Carrascos/FEAC segue viagem na manhã deste sábado para Assis, onde jogará no domingo, às 10 horas, decidindo o direito de passar para a semifinal do Campeonato Paulista, da Segunda Divisão Estadual, série Ouro. A comitiva que viajará está com 46 pessoas, dos quais são dois técnicos e 43 atletas.
     O time francano já sabe que o adversário será o Santo André na final. Uma das partidas poderá ser em Franca, no estádio “José Lancha Filho”, o Lanchão, que será adaptado para sediar o confronto.

Educação divulga projetos e ações antirracistas na rede municipal

 IMG 9363 original

        A Secretaria de Educação implantou várias ações e projetos antirracistas que estão contemplando todas as escolas e creches parceiras da rede municipal de ensino.
     Em 2022, foi realizado o Curso 'História da África e Afro-Brasileira na Perspectiva da Lei 10.639/03, que atendeu 77 participantes, incluindo diretores de escola, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e gestores da secretaria. No ano passado, a quantidade de profissionais beneficiados quase dobrou, passando para 143 cursistas, entre professores de sala, pedagogos de creche, assistentes sociais, psicólogos, orientadores educacionais, professores de arte e gestores.
     Além da capacitação, foi instituída a Comissão de Acompanhamento da Implantação do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira Indígena (CABI), como forma de assegurar o cumprimento das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 para o acompanhamento das ações e apoio nas diversas frentes de gestão das equipes escolares da rede.
     Dentre os projetos, destaque para o 'Mala de Memórias', onde foram visibilizadas as ações antirracistas realizadas nas instituições de ensino ao proporcionar a circulação dos portfólios com os registros das atividades realizadas nas escolas e creches entre mais de 400 profissionais.
     Já o projeto 'Nacuã', desenvolvido no primeiro semestre, trouxe reflexões sobre as culturas indígenas tendo 'O Livro das Árvores', como elemento central da ação. O 'Guardiões de Memórias' propôs ações relacionadas à ancestralidade, identidade e comunidades africanas e afro-brasileiras, durante o segundo semestre de 2023, que culminou com uma mostra nas escolas e também ocupou o saguão da Secretaria de Educação.
     Segundo a Secretaria de Educação, além disso, nas habilidades de Ciências da Natureza, História e Geografia, foram incluídas questões de abordagens e avaliações pedagógicas que tratassem sobre temáticas africanas, afro-brasileiras e indígenas. Nos planejamentos de Arte, Educação Física, Musical e Inglês, foram inseridas ou reforçadas as temáticas étnico-raciais em uma perspectiva antirracista nos planejamentos de todos os especialistas da rede.
     Os acervos da Sala de Leitura e das escolas municipais foram ampliados, com a aquisição de obras que tratam de temáticas afro-brasileira ou indígena, sendo 2470 exemplares de Obax, de André Neves; 204 exemplares de Ei, Você! de Dapo Adeola; 116 exemplares de Jovens talentosos negros, de Jamila Wilson; 204 exemplares de Bucala: a princesa do quilombo do Cabul, de Davi Nunes; 204 exemplares de Betina, de Nilma Lino Gomes; 116 exemplares de Aqualtune e as histórias da África, de Ana Cristina Massa; 116 exemplares de Kiese, uma história de um africano no Brasil, de Ricardo Dreguer; 153 de “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado; 153 exemplares de “Contos indígenas brasileiros”, de Daniel Munduruku; 204 exemplares de “Kabá Darebu”, de Daniel Munduruku; e 204 exemplares de “Memória das palavras indígenas”, de Luís Donisete.
     Neste ano, através da trilha formativa “Reflexões e Práticas para uma Educação Antirracista' foram oferecidas 13 sessões de formação realizadas pela CABI, junto a todos os grupos de profissionais da rede municipal e creches conveniadas. Ao todo, 417 profissionais foram capacitados.
     Outra ação importante foi a criação do 'Fluxo de Encaminhamentos de Denúncias de Racismo', com objetivo de alinhar os encaminhamentos relacionados às denúncias recebidas, exercendo um acolhimento humanizado às vítimas e a garantia de direitos no âmbito das escolas municipais.
     Para o próximo dia 19, está prevista a Oficina Literária 'O Tom do Tambor', que atenderá os professores da sala de leitura, a partir do livro de mesmo nome, de Karina Gera, que conta a história do poeta Carlos de Assumpção.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que todas estas ações visam construir de forma didática, possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural como uma forma de ver, viver e conviver com a arte no espaço acadêmico.
 
Encontro Regional Antirracista
     Acontece neste sábado, 15, o Encontro Regional de Cidades Antirracistas, a partir da 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação. O evento será promovido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (COMDECON), em conjunto com o Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Coordenação de Políticas para a População Negra (CPPN), órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o Ministério Público de São Paulo, COMAM (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana), OAB - Subseção de Franca e conta com o apoio da Secretaria de Ação Social e FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade).
     A programação do evento terá início às 8 horas com o credenciamento, seguido da apresentação do vídeo Passeio Literário Afro Franca, a composição da mesa e saudação do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Gil Marcos Clarindo dos Santos, Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o coordenador estadual de Políticas para População Negra, Robson Ferreira, representante da Comissão da Igualdade da OAB de Franca, Antônio Carlos da Silva Barros, consultor especialista em Relações Étnico-raciais do Instituto Piraporiando de Educação Antirracista e ex-coordenador de Políticas da População Negra e Indígena da SJC - período 2021/2022, além da representante do Grupo Mulheres do Brasil - Igualdade Racial, professora Marley.
     Também está prevista a assinatura da carta São Paulo do Pacto Coletivo Cidades Antirracistas pelos municípios presentes e a participação do procurador do Ministério Público da Comarca Peruíbe, Danilo Keiti Goto. O evento irá se estender até às 13 horas.

Equipes de limpeza urbana atuam em todas as regiões da cidade

 Limpeza Urbana original

       A Secretaria de Meio Ambiente segue com várias frentes de trabalho na limpeza urbana da cidade, mantendo praças, jardins e canteiros de avenidas com a vegetação aparada, recolhendo inservíveis e objetos despejados de maneira irregular.
    Nesta sexta-feira, 14, as equipes trabalharam na raspagem, pintura e recolhimentos de lixo no bairro Cidade Nova, avenida dos Sapateiros, Antônio Barbosa Filho, Santos Dumont, Integração e Orlando Dompieri. As praças Quest Jornada, próximo a Hélio Palermo, do Canhão, Três Colinas e Allan Kardec receberam o trabalho de roçada.
    Além das equipes que cumprem uma programação todos os dias, de segunda a sexta-feira, tratores são utilizados para fazer a roçada em áreas maiores. Um caminhão também é usado para recolher inservíveis que são despejados em canteiros de avenidas de maneira irregular.

LimpeZap
    A população pode solicitar gratuitamente a recolha de inservíveis, como sofás, cadeiras e utensílios domésticos pelo número (16) 3711-9440, que também é WhatsApp, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Leporace e Luíza terão mais de 1,6 quilômetros de ‘Calçada Segura’

 Calcada Segura original

          Os investimentos em mobilidade urbana continuam sendo feitos pela Prefeitura, através da ampliação dos espaços exclusivos para a circulação das pessoas, por meio do Projeto ‘Calçada Segura’.
Atualmente, os serviços estão sendo executados no prolongamento da avenida Abrahão Brickmann. Com mais de 1,6 mil metros de extensão nesta etapa, as obras começaram a partir do Parque Vicente Leporace atendendo até o Jardim Luíza, na Região Norte.
       Com o acompanhamento da Secretaria de Infraestrutura, os trabalhos estão sendo feitos pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), onde uma das quadras está com o piso concretado e outras já com alinhamento e compactação prontos para receber a nova massa. Com 1,50 metros de largura, a pista está sendo construída no canteiro central.
        O Projeto ‘Calçada Segura’ já contemplou o Parque das Esmeraldas, Residencial Paraíso e Vila Martha, Residencial Zanetti, City Petrópolis, Jardins Planalto, Ângela Rosa, Residencial Villagio Mundo Novo, Palermo City, Esplanada Primo Meneghetti, Santa Terezinha, São Domingos, Jardim Cambuí, entre outros.
         A construção das calçadas objetiva oferecer mais segurança as pessoas, em espaços exclusivos para circulação, especialmente, em vias de grande fluxo de veículos.
        O trecho inicial, que chega até próximo a ponte entre o Leporace e o Jardim Luíza, já conta com a benfeitoria.

Franca sedia Encontro Regional Cidades Antirracistas neste sábado

 Secretaria de Educacao original

           Será realizado neste sábado, 15, o Encontro Regional de Cidades Antirracistas, a partir da 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação. O evento será promovido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (COMDECON), em conjunto com o Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Coordenação de Políticas para a População Negra (CPPN), órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o Ministério Público de São Paulo, COMAM (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana), OAB - Subseção de Franca e conta com o apoio da Secretaria de Ação Social e FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade).
 As inscrições para o encontro, gratuito e aberto à população, podem ser feitas até esta sexta-feira, 14, pelo endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOrS7cNYl4LNMICHGWkwuLgjv6TFFgJKly8bMcPGPmpBOiQA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 .
          Esta ação integra a programação do Projeto Cidades Antirracistas, com direcionamento à afro cidadania, que é parte do reconhecimento positivo da identidade racial das pessoas negras e do seu protagonismo na construção de uma sociedade onde caibam todos e todas, especialmente, os negros.
         O Encontro Regional de Cidades Antirracistas terá início às 8 horas com o credenciamento, seguido da apresentação do vídeo Passeio Literário Afro Franca, a composição da mesa e saudação do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Gil Marcos Clarindo dos Santos, Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o coordenador estadual de Políticas para População Negra, Robson Ferreira, representante da Comissão da Igualdade da OAB de Franca, Antônio Carlos da Silva Barros, consultor especialista em Relações Étnico-raciais do Instituto Piraporiando de Educação Antirracista e ex-coordenador de Políticas da População Negra e Indígena da SJC - período 2021/2022, além da representante do Grupo Mulheres do Brasil - Igualdade Racial, professora Marley.
          Também está prevista a assinatura da carta São Paulo do Pacto Coletivo Cidades Antirracistas pelos municípios presentes e a participação do procurador do Ministério Público da Comarca Peruíbe, Danilo Keiti Goto. O evento irá se estender até às 13 horas.

Serviço:
Encontro Regional Cidades Antirracistas
Dia: 15 de junho, sábado
Horário: 8 às 13 horas
Auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco Paulo Quintanilha Ribeiro, 550 - Parque Francal)

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais