Notícias
Campanha do Agasalho segue até o final de julho
Saúde inicia aplicação da 3ª dose para adolescentes a partir de 12 anos
Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)
Prefeito anuncia investimentos e obras para Saúde
O prefeito Alexandre Ferreira anunciou na manhã desta sexta-feira, 27, em cerimônia realizada no Gabinete, ações, obras e investimentos na área da saúde, com o objetivo de atender a demanda crescente de pacientes e a oferta de serviços públicos.
Durante seu pronunciamento, transmitido pela página oficial da Prefeitura, no Facebook, o prefeito enfatizou que a quantidade de pessoas atendidas nas unidades de urgência e emergência cresceu consideravelmente, se comparado ao ano anterior. Só para se ter uma ideia, no Pronto-Socorro Infantil foi registrada uma alta de 128% nos atendimentos, passando de 14 mil, no ano passado para 32 mil, neste ano. Entre janeiro e abril deste ano, 197 mil passaram pelas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e Prontos-Socorros, o que representa um aumento de 41%, a mais que o mesmo período de 2.021.
Dentre as medidas anunciadas, está a contratação de novos servidores, sendo 75 técnicos de enfermagem e enfermeiros, cujo projeto foi aprovado, em segunda votação pela Câmara Municipal nesta semana e o edital de convocação foi publicado no Diário Oficial. Os novos servidores terão prazo até a próxima segunda-feira, 30, para se apresentarem a Divisão de Pessoal e Recursos Humanos, visando assumir as vagas. Desde o início desta administração, já foram contratados 275 novos servidores efetivos concursados para a saúde pública.
As melhorias realizadas nas estruturas físicas dos Prontos-Socorros também são ações importantes para garantir melhor acolhimento e humanização no atendimento à população. Recentemente foi ampliada a recepção do Pronto-Socorro Infantil e está em andamento, a reestruturação da ala de enfermaria, que terá a capacidade de leitos duplicada, passando de 7 para 14 leitos de observação de pacientes. Na unidade também foi instalada uma farmácia para a distribuição de medicamentos, semelhante a existente no Pronto-Socorrro "Dr. Álvaro Azzuz", possibilitando que os pacientes saíam com os remédios prescritos pelos médicos.
Novas Unidades e Hospital Regional
Sobre a construção de novas unidades, Alexandre Ferreira destacou a aplicação de investimentos superiores a R$ 10 milhões para a execução de três UBS (Unidades Básicas de Saúde), que vão beneficiar os bairros City Petrópolis, cuja empresa vencedora poderá ser conhecida no próximo dia 8, além dos Jardins Parati e São Domingos, com projetos concluído e em fase de conclusão, respectivamente.
Ferreira anunciou também que estão previstas as construções de outras duas novas UBS’s, um novo NGA que, após ser inaugurado, vai possibilitar que o prédio seja transformado em hospital infantil, além de uma nova UPA, para atender a região Leste-Centro. O projeto arquitetônico para o novo prédio do NGA, que será construído próximo à Secretaria de Meio Ambiente já está em elaboração.
Segundo o prefeito, são medidas importantes que precisam ser feitas e com urgência, tendo em vista que, nos últimos anos, a cidade não recebeu investimentos na saúde. "Estamos resolvendo problemas que ficaram sem respostas nos últimos anos, quando nenhuma nova unidade de saúde foi construída, além dos contratempos causados pela pandemia da Covid-19", explicou.
O chefe do Executivo também falou sobre a construção do Hospital Regional, recentemente aprovado pelo Governo do Estado, cuja área já está definida na Avenida São Vicente. Segundo ele, já foi feita a sondagem do terreno e está em andamento, o laudo técnico de avaliação pela Vigilância Sanitária. O próximo passo será a abertura da licitação pelo Governo do Estado.
Cirurgias Eletivas e Consultas
Alexandre Ferreira também falou sobre as cirurgias eletivas e informou que já foram realizadas neste ano, aproximadamente, 2.500 cirurgias de catarata, com verba de emendas impositivas dos vereadores. Para este mês, estão previstos mais 250 procedimentos e confirmou que Franca será contemplada com o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, anunciado pelo Governo do Estado nesta semana. "Estamos aguardando a definição do cronograma pela Secretaria Estadual de Saúde, para que a nossa secretaria possa iniciar os procedimentos, que são de nossa responsabilidade e atendermos o mais breve possível, os francanos que necessitam de cirurgias eletivas", comemorou.
Sobre as consultas de ginecologia, Ferreira destacou que a partir deste sábado e nos próximos, servidores da secretaria irão entrar em contato com as pacientes para agendar as consultas, que serão feitas em até 15 dias. O motivo para realizar este contato aos sábados é para que as pacientes possam ter mais tranquilidade para atender ao chamado da Prefeitura e ter o agendamento de suas consultas. Por isso, é fundamental manter o cadastro atualizado nas UBS.
Segundo ele, serão oferecidas 3 mil consultas a partir deste mês de junho até agosto, pelo Programa 'Mais Consultas', que desde que foi implantado, em dezembro do ano passado, contabilizou 5.896 consultas agendadas, porém 2.318 mulheres deixaram de comparecer, o que representa uma abstenção de 41%.
Aparelhos Auditivos e Qualificação
Durante seu pronunciamento, o prefeito também falou sobre o Programa 'Alegria em Ouvir', que com o auxílio dos vereadores, por meio da destinação de emendas impositivas, já entregou 2.037 aparelhos auditivos. Para o próximo mês, a previsão é distribuir mais 421 próteses, onde o objetivo é zerar a demanda reprimida.
Alexandre Ferreira também anunciou que Franca será contemplada pelo Programa PET Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde, que objetiva a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área. De acordo com ele, este projeto será desenvolvido em parceria com as Faculdades de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).
Prefeitura remove mais uma barraca e ampara família no Programa Dignidade
Equipes da abordagem social da Prefeitura de Franca, com a apoio da Secretaria de Meio Ambiente, removeram na sexta-feira, 27, uma enorme barraca instalada em uma Área de Preservação Permanente no Jardim Santa Lúcia. A família que estava no espaço foi acolhida pelo Programa Dignidade nesta semana, recebendo, inclusive, suporte necessário para uma moradia mais digna. No local, viviam mãe, filho e padrasto, que tiravam o sustento da coleta de reciclados. Essa foi a terceira ação do tipo desenvolvida pelo programa, que ampara a população em situação de rua e revitaliza os espaços públicos, devolvendo-os para o uso de toda a comunidade.
Em janeiro, o prefeito Alexandre Ferreira inaugurou a primeira área recuperada pelo Programa Dignidade. Um enorme espaço, antes ocupado por diversas barracas na Vila Gosuen, deu lugar a uma unidade do CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer), com quadra 3x3 de basquete, duas quadras de areia, uma pista de skate, além de toda a infraestrutura com a instalação de iluminação, alambrados, calçamento nos arredores e bancos.
No último dia 4, foram retiradas as barracas que estavam instaladas embaixo do viaduto 'Dona Quita'. Os moradores que viviam no local também foram amparados pelo Programa Dignidade e o espaço transformado em um ponto de apoio de mototáxi e motofrete.
Em todas as ações, a abordagem social realiza um trabalho de convencimento das pessoas em situação de rua a aceitarem a ajuda oferecida pela Prefeitura pelo Programa Dignidade. E, cumprindo um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) anterior com o Ministério Público, os pertences das pessoas em situação de rua, quando necessário, são separados e guardados.
Próxima etapa
O projeto de Revitalização do prédio da Antiga Mogiana, localizado entre a avenida Integração e a rua Frei Germano, no Bairro Estação, também vai receber ações do Programa Dignidade. No próximo dia 8, as empresas interessadas nas obras de recuperação do prédio, devem apresentar suas propostas à Prefeitura. Antes do início dos serviços, as equipes de abordagem social irão fazer o trabalho de convencimento das pessoas em situação de rua que estão na região, para que aceitem o auxílio oferecido pelo município.
Prefeitura oferece área para construção de moradias populares
Dois técnicos da Secretaria Estadual de Habitação, estiveram nesta quinta-feira, em Franca, para visitar e conhecer uma área oferecida pela Prefeitura para a construção de um conjunto de apartamentos voltados a famílias de baixa renda. Ela está localizada entre os bairros Santa Cruz e Vila Industrial, margeando com a rua Ângelo Pedro e tem pouco mais de 4,7 mil metros quadrados.
Essa visita é resultado de entendimentos iniciais mantidos pelo prefeito Alexandre Ferreira e o secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa, em São Paulo, junto à Secretaria de Habitação, em que pleitearam investimentos do Estado para a construção de moradias à população.
A proposta é construir um núcleo habitacional, através do Programa ‘Nossa Casa a Preço Social’, uma das 3 modalidades previstas, em que é possibilitada a participação tripartite, do Estado, do Município e da iniciativa privada. "Nesse formato, uma parte das construções será destinada ao público considerado de Interesse Social", informou o secretário de Infraestrutura.
Estiveram em Franca, os arquitetos Flávio dos Santos de Abreu e Flávia Kremer Abreu Rosa, que acompanhados pelo secretário Nicola Rossano Costa, documentaram os vários ângulos do espaço e saíram satisfeitos com as condições do imóvel, rodeado de toda a infraestrutura. De parte da Prefeitura, já foram providenciados e enviados a Certidão de Uso do Solo, levantamento planoaltimétrico, matrícula para que o processo tenha seu trâmite e seja avaliado pela Secretaria de Habitação.
Nesse período também seguem sendo feitos levantamentos, no sentido de definir o padrão e o número de edificações possíveis a serem construídas no local e como as pessoas interessadas nesses imóveis poderão ter acesso ao Programa ‘Nossa Casa’.