Email  

Notícias

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 Vacinacao Rotina 3 Novembro
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para a próxima quinta-feira, 3, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulista, Santa Clara, Planalto, Aeroporto 1, Progresso, Santa Terezinha e Estação, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Meningocócica C
     A Secretaria de Saúde estará imunizando os profissionais e trabalhadores que atuam na área, com a vacina Meningocócica C, com o objetivo de aumentar a proteção contra a doença, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.
     Os profissionais que poderão receber a vacina são médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e estudantes da área da saúde, nas UBS Paulista, Planalto, Aeroporto 1, Progresso, Estação, Santa Clara, Santa Terezinha, Guanabara, Ângela Rosa, São Sebastião, Leporace, Brasilândia, Horto, Paulistano e Aeroporto 3, das 8 às 19h, mediante apresentação de comprovante de vínculo ou carteira do referido conselho e comprovante de matrícula para os estudantes. 
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Ângela Rosa, Leporace, Guanabara, São Sebastião, Brasilândia, Paulistano, Horto e Aeroporto 3, das 8 às 19h.
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulista, Santa Clara, Planalto, Aeroporto 1, Progresso, Santa Terezinha e Estação, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.

Educação abre Concurso 'Merenda Escolar - Sabor da Educação'

 IMG 6071
     A Secretaria de Educação já está recebendo inscrições das merendeiras da rede municipal de   ensino e universitários da área de alimentação para o 1º Concurso 'Merenda Escolar - Sabor da Educação'.
  O edital completo da competição foi publicado na edição da última sexta-feira, 28, do Diário Oficial do Município e poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2153-28102022.pdf .
     A ação tem o objetivo de valorizar o papel das merendeiras e estudantes dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca, parceiros para a promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, promovendo a mobilização da comunidade escolar para a temática da educação alimentar e nutricional. 
     Segundo o cronograma do concurso, o período de inscrições teve início no dia 29, deste mês e será encerrado no dia 14 de novembro
  Somente poderão efetuar inscrição, as merendeiras que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas da Rede Municipal e Estadual de Franca, sob pena de eliminação do Concurso, pelo link https://forms.gle/fXbWFTrde3t8RZU6A.
     Já para os estudantes, é condição prevista no edital, que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos do curso de Nutrição e alunos do 1° ano do curso de Gastronomia, da Universidade de Franca, que poderão efetuar seus cadastros no endereço https://forms.gle/NFzPhoXgctp5ohZF8. No formulário de inscrição, o participante deverá anexar o documento comprobatório de matrícula do curso de Nutrição ou Gastronomia.
     O concurso contará com 20 equipes, portanto, as inscrições são limitadas. Apenas os 20 primeiros estudantes de Nutrição e Gastronomia e as 40 primeiras merendeiras terão as inscrições aceitas. Cada equipe contará com duas merendeiras, um nutricionista e um gastrônomo, cujo sorteio será realizado na reunião inicial prevista para o dia 21 de novembro. Neste mesmo dia, os ingredientes e as equipes serão apresentados, para que os participantes se conheçam e elaborem suas receitas, a partir de ingredientes pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora. Os cardápios  deverão conter ingredientes, que compõem o cardápio da merenda escolar da rede, que são importantes para uma alimentação saudável, conforme os artigos 22 e 23 da Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE.
     Os participantes do concurso deverão ser autores das receitas  inscritas, sendo que estas não poderão ser cópias integrais de receitas encontradas em publicações de gastronomia e culinária, sites da Internet, cardápios de restaurantes e estabelecimentos gastronômicos e outros meios e ambientes públicos. O prato deverá ser composto por prato principal e acompanhamentos (conforme será servido aos alunos) e atender 20% das necessidades diárias, para faixa etária estabelecida pela equipe executora, conforme determinação do PNAE, baseado nas recomendações da RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE MAIO DE 2020 “Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”. 
     A fase eliminatória terá duração de dois dias, com o preparo e degustação dos pratos, a partir do dia 23 de novembro.  
     As nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar, em conjunto com as estagiárias do setor, farão a análise da ficha técnica entregue pelas equipes.
    Já a Comissão Julgadora será formada por um estudante da Rede Municipal de Ensino, escolhido entre as escolas municipais, que não tenham merendeiras participantes do concurso, um docente do Curso de Nutrição e um docente do Curso de Gastronomia da Unifran, um representante da Secretaria de Educação e uma nutricionista da Seção de Alimentação Escolar.
     A degustação das receitas será realizada às cegas, ou seja, sem que a comissão julgadora tenha conhecimento dos membros da equipe executora.  A escolha das receitas deverá considerar a pontuação de 1 a 5.
 
Premiação
 
     A etapa final e a cerimônia de premiação estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2.023.
     A premiação irá contemplar os participantes das equipes, que ficarem em 1º lugar, com uma Smart TV e os 2º lugares receberão um Smartphone e os pratos vencedores serão incoporados à merenda escolar.
    Todos estudantes de Nutrição e Gastronomia inscritos no concurso, receberão um certificado de participação, valendo horas de atividades complementares e todas as receitas irão compor o 1° Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.
     O edital prevê que os participantes serão responsáveis pela veracidade das informações prestadas à organização do Concurso, todo e qualquer material entregue pelos participantes deverá ser totalmente isento de qualquer restrição relativa aos direitos autorais, de imagem e conexos, tanto de terceiros quanto de profissionais eventualmente envolvidos em seu desenvolvimento. 
     O prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que o concurso visa a valorização das merendeiras e também a diversificação do cardápio da merenda escolar. "Temos feito investimentos constantes para garantir a quantidade da alimentação aos alunos.  Só esse ano, já colocamos quase R$ 11 milhões a mais para completar o valor, que recebemos do governo, por cada refeição servida nas escolas. Também equipamos as cozinhas escolares e contratamos mais merendeiras", explicou o prefeito.
      Segundo a Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.

Ação Social promove evento comunitário na Vila Chico Júlio

 team g38347eb77 1920
     A Prefeitura realiza neste sábado, 5, mais uma edição da Ação Comunitária, desta vez, na Região Centro, atendendo aos moradores dos bairros Vilas Chico Júlio e Formosa, além do Parque São Jorge.
    O evento, totalmente gratuito, será realizado na Escola Estadual Prof. Otávio Martins de Souza, no período das 9 às 15h e objetiva divulgar e orientar sobre os serviços públicos oferecidos pela rede (assistência social, educação e saúde), realizando a escuta da população e coletando dados para identificar demandas a serem trabalhadas.
     A programação, organizada pela Rede Intersetorial da Região Central, contempla atividades para toda família, envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, através de brincadeiras, danças, roda de conversa, jogos, música, orientação jurídica, além de pipoca, picolé e algodão doce, em parceria com a Unesp, LBV, Estrela de Davi, FEJI (Fundação Espírita Judas Iscariotes) e Adefi (Associação dos Deficientes  Físicos de Franca).
     A Ação Comunitária já foi realizada neste mês, nas Regiões Sul e Oeste. As próximas edições estão previstas para a Região Norte, no dia 19 de novembro e Região Leste, no dia 3 de dezembro
     A Escola Estadual Prof. Otávio Martins de Souza fica na Rua João Ferreira Fontelas, 225, na Vila Chico Júlio. 

Meio Ambiente instala iluminação de vielas no Jardim Martins

 iluminacao
     Pelo menos 12 postes e respectivas luminárias energizadas com o sistema fotovoltaico, começaram a ser instaladas pela Prefeitura, no Jardim Martins, na Região Oeste de Franca, nesta segunda-feira. A medida faz parte do Programa ‘Mais Luz’, que tem como objetivo melhorar as condições de iluminação e segurança nos bairros.
     As benfeitorias estão sendo realizadas nas vielas, que são ligações entre uma rua e outra, em que só é permitida a passagem de pedestres ou no máximo bicicletas, próximas à Escola Estadual ‘Prof. Luiz Páride Sinelli’, entre as ruas dos Guarani e dos Tabajaras. Os serviços deverão ser concluídos durante esta semana.
     A Prefeitura de Franca vem ampliando, gradativamente, a colocação de iluminação pública, com a adoção do sistema fotovoltaico, cuja energia é gerada e armazenada em placas fixadas na parte superior dos postes, com 7 metros de altura. O novo sistema conta com sensores, que são acionados automaticamente, no final do dia e ao amanhecer, representando economia, pois a energia gerada não tem medidor para cobrança.

Canil Municipal realiza leilão com 12 animais

 WhatsApp Image 2022 11 01 at 08.50.56
     O Canil Municipal de Franca, localizado no bairro City Petrópolis, confirmou para o próximo dia 8, um novo leilão de animais, que será realizado a partir das 9h30. As pessoas que desejarem conhecer os 10 equinos e 2 muares selecionados e aptos a participarem do certame, poderão visitar a unidade, que fica na rua José Gianesela, 415, diariamente das 8h30 às 16h.
     Esses animais foram apreendidos na área urbana pelas equipes contratadas pela Prefeitura, que têm mantido uma vigilância e atuação permanente neste sentido. Conforme estabelece a legislação, depois que são recolhidos e levados para o Canil, é feita uma publicação de notificação no Diário Oficial do Município, com as características do animal e local da ocorrência, de maneira que o eventual proprietário, dentro do prazo estabelecido, recolha a taxa de estadia e faça a retirada do mesmo.
     Quando o responsável não atende ao comunicado do Canil, o animal é disponibilizado para o leilão, realizado em área aberta, de forma pública, onde qualquer pessoa, estando com a documentação pessoal, pode se habilitar, vencendo a que oferecer a melhor oferta. Uma vez contemplada, a pessoa é convidada a assinar um termo de responsabilidade, em que se compromete a cuidar de maneira adequada do animal, realizando a Posse Responsável. 

Vigilância disciplina venda de flores nos Cemitérios de Franca

 DSC 9959
     Os comerciantes que trabalham com a venda de flores, velas e demais produtos similares, que participaram do recente leilão, realizado no último dia 14, terão dois dias para trabalharem nas proximidades dos dois cemitérios da cidade, o da Saudade e Santo Agostinho. Eles poderão ocupar os espaços, previamente, determinados a partir das primeiras horas desta terça-feira, 1º de novembro e na quarta-feira, 2, em que se comemora o Dia de Finados. 
     Todo o processo teve o seu trâmite pela Divisão de Vigilância em Saúde e Posturas Municipais da Secretaria de Saúde. Foram disponibilizados 66 espaços, sendo 34, no Cemitério da Saudade e 32, no Cemitério Santo Agostinho, com 6 metros quadrados cada, exclusivamente, para o período mencionado, sendo vedada a substituição do cessionário e transferência a qualquer título. Ao todo 32 espaços foram reservados, 16 nas imediações de cada cemitério. Não será permitida a comercialização de gêneros alimentícios. 
     Os dois cemitérios abrirão os portões às 7h e fecharão às 17h.
     No Santo Agostinho, está programada a celebração de uma missa, a partir das 8h. Visitantes que não saibam os locais, em que estão sepultados seus entes queridos, terão auxílio das equipes e poderão buscar informações no site da Prefeitura (https://www.franca.sp.gov.br/pmf-cemiterio/)

Saúde define data para premiação do Concurso Cultural da Dengue

 banner concurso cultural
     A Secretaria de Saúde confirmou nesta segunda-feira, através da Vigilância Ambiental, que a premiação do X Concurso Cultural 'Parceiros da Saúde', será realizada no dia 25 de novembro, no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’. Inicialmente, esse evento que reuniu um conjunto de trabalhos produzidos por estudantes da rede pública e particular de ensino, focando na conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, havia sido marcado para a próxima semana, 8, no auditório da Secretaria de Educação.
     De acordo com os organizadores, com a nova data, haverá um tempo maior para que todo o material de apoio, especialmente, os calendários ilustrados com os desenhos dos estudantes premiados possam ser concluídos e entregues. 
 
Participações 
     Com a participação de 8,8 mil estudantes e 355 inscrições de 65 escolas, o Concurso Cultural é realizado todos os anos, com as participações das Secretarias de Saúde, Educação e Diretoria Regional de Ensino do Estado, focado em manter o assunto em pauta, para que sejam de conhecimento geral, as formas de prevenção, tendo estudantes e educadores, como multiplicadores dessas práticas. 
     Ao todo, os trabalhos foram distribuídos em categorias, sendo Artes Gráfica e Visual, Produção Textual e Conteúdo Digital. Na categoria frase/slogan do concurso, o vencedor foi o aluno Miguel Alvarenga Pereira, do 4º Ano, da Escola Estadual ‘Adalgisa São José Gualtieri’, do Parque Progresso/Vila Martha ("Eleja uma Ideia Legal – Dengue Fora do Quintal").
     Na categoria Desenho, a autora premiada com a primeira colocação foi Sofia Maria Matos de Sales, do 3º ano, da EMEB ‘Olívia Correa Costa’, no Jardim Paineiras. Os dois textos escolhidos, abordando a questão da dengue e seus impactos na saúde pública, foram dos estudantes Dhanyelli Radi Fuga, do 5º ano, da EMEB Prof. Aldo Prata, no City Petrópolis e Isabela Fernanda Barati, do 6º ano, da Escola Estadual Hélio Palermo, no Jardim Dermínio.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais